Gostava de saber em que consiste a Employee Experience, qual a sua importância e por que razão a sua empresa deve investir neste conceito?

A Psicologia Organizacional diz-nos que os colaboradores que se sentem valorizados e reconhecidos são mais comprometidos com o seu trabalho. Tendem, também, a permanecer na empresa por mais tempo. Contudo, é preciso oferecer a estes colaboradores um ambiente de trabalho saudável, inclusivo, benefícios competitivos, oportunidades de formação e crescimento pessoal e profissional.

No fundo, o que queremos dizer é que empresas com uma cultura organizacional forte e que investem na Employee Experience conseguem reter os seus talentos por muito mais tempo. Quer saber como?

Preparamos um artigo onde abordamos:

  • O conceito de Employee Experience;
  • A sua importância para as empresas;
  • Boas práticas que podem ser implementadas para deixar os colaboradores mais felizes e comprometidos.

Afinal, o que é a Employee Experience?

A Employee Experience descreve a experiência de um colaborador na empresa, desde o processo de recrutamento até ao seu dia a dia no trabalho. Fazem parte desta experiência fatores como:

  • A formação e desenvolvimento pessoal e profissional do funcionário;
  • O seu bem-estar;
  • O ambiente de trabalho onde está inserido;
  • Os benefícios que lhe são oferecidos;
  • O tipo de relacionamento que mantém com os colegas e os seus superiores, entre outros.

Esta é uma abordagem que pretende criar um ambiente de trabalho positivo, onde os colaboradores se sintam envolvidos e comprometidos com o trabalho e com a empresa. Desta forma, vão sentir-se mais valorizados, motivados e inspirados para, a cada dia, darem o seu melhor.

 

O investimento em Employee Experience é um dos segredos para aumentar a retenção de talentos, bem como atrair novos, e para melhorar os níveis de produtividade e rentabilidade do negócio.

 

Mas, para que uma estratégia de Employee Experience funcione, é fundamental que as empresas compreendam as necessidades e expectativas dos seus funcionários. A partir daí, podem desenvolver políticas e práticas que potenciem o seu bem-estar e que lhes permita concretizar os seus objetivos pessoais e profissionais.

Qual é a diferença entre Employee Experience e Employee Engagement?

diferenca-entre-employee-experience-e-employee-engagement-o-que-e-employee-experience-e-qual-a-sua-importancia-nas-empresas-5-conselhos-para-colaboradores-mais-felizes-made2web

Employee Experience e Employee Engagement são duas áreas fundamentais na gestão de recursos humanos de uma empresa. Embora, à primeira vista, pareçam conceitos idênticos, existem algumas diferenças entre eles.

Enquanto a Employee Experience tem como foco o percurso do colaborador dentro da empresa, desde a sua contratação, até à sua saída, o Employee Engagement pretende manter os colaboradores alinhados com a missão da empresa, através da construção de uma cultura organizacional positiva, onde estes se sintam valorizados e motivados.

Embora relacionados, estes conceitos assumem papéis diferentes. Um funcionário pode ter uma experiência positiva na empresa, sem estar comprometido com o seu trabalho. E o contrário também pode acontecer, embora seja menos provável.

Ambos os conceitos são fundamentais para a gestão de recursos humanos e afetam, de forma direta, a produtividade e a satisfação dos funcionários.

Porque é que as empresas devem investir na Employee Experience?

A Employee Experience está relacionada, de forma direta, com o sucesso de um negócio. Funcionários felizes desempenham o seu trabalho de forma mais eficiente. O resultado? Uma empresa muito mais atrativa no mercado de trabalho.

Apresentamos 4 benefícios do investimento em Employee Experience:

o-que-e-employee-experience-e-qual-a-sua-importancia-nas-empresas-5-conselhos-para-colaboradores-mais-felizes-infografico-made2web

Maior satisfação e comprometimento dos funcionários

Quando os colaboradores têm uma experiência positiva no local de trabalho, sabem que são valorizados e reconhecidos. Isso torna-os mais produtivos e mantém uma atitude positiva em relação à empresa.

Este sentimento de valorização, além de ter impacto na produtividade, aumenta também o comprometimento com a empresa.

Melhoria da imagem da empresa

Uma empresa que trabalha a Employee Experience consegue uma imagem mais positiva no mercado. E um dos fatores que contribui para este reconhecimento pode partir dos próprios colaboradores, através da Employee Advocacy. Estes são uma espécie de embaixadores da empresa, que partilham conteúdo da empresa nas suas redes sociais pessoais.

Desta forma, as empresas podem alcançar um público mais amplo e diversificado, levando a um aumento do alcance e da visibilidade da marca empregadora.

Atração de novos talentos

Empresas que investem em Employee Experience são mais atraentes para quem está à procura de oportunidades de carreira e com potencial de crescimento. Ao proporcionar uma experiência mais positiva aos seus colaboradores, consegue atrair novos talentos com maior facilidade, graças à imagem positiva da marca empregadora.

Este é um fator muito importante, que pode contribuir para equipas mais fortes e qualificadas.

Redução do índice de turnover

A taxa de rotatividade representa um problema para as empresas por ser dispendiosa, quer ao nível de tempo, como de dinheiro investido na contratação e formação de novos colaboradores.

Quando a empresa investe na experiência do colaborador e consegue proporcionar-lhe um ambiente de trabalho positivo, este sente-se mais satisfeito e motivado no seu trabalho, permanecendo na empresa por mais tempo. Com isto, dá-se uma redução no índice de turnover, diminuindo a necessidade de contratar e formar novos funcionários com frequência.

Qual a relação entre Employer Branding e Employee Experience?

Employer Branding e Employee Experience são dois conceitos que se relacionam e que se complementam. Ambos pretendem atrair e reter os melhores talentos numa empresa.

Como referimos, a Employee Experience está relacionada com a experiência do colaborador ao longo do seu percurso na empresa. Já o Employer Branding diz respeito à reputação da empresa enquanto entidade empregadora. No fundo, é como a empresa é vista pelos seus colaboradores e pelos seus parceiros no mercado de trabalho.

Ao apostar numa estratégia de Employer Branding, a empresa tem uma Employee Experience positiva para oferecer aos seus colaboradores.

É fundamental que as organizações invistam nestas duas áreas para construírem uma marca forte, que ofereça as melhores experiências e condições aos seus colaboradores.

Como melhorar a Employee Experience de uma empresa? 5 conselhos práticos

Nos últimos anos, a Employee Experience tem assumido um papel de grande destaque nas empresas. É fundamental que a experiência de trabalho seja positiva, para motivar e incentivar os colaboradores a manterem-se na equipa.

 

A digitalização das empresas é uma realidade cada vez mais presente e é determinante que a Employee Experience acompanhe esta tendência.

 

Apresentamos 5 boas práticas que as empresas devem implementar para melhorar a Employee Experience, neste contexto cada vez mais digital.

equipa-o-que-e-employee-experience-e-qual-a-sua-importancia-nas-empresas-5-conselhos-para-colaboradores-mais-felizes-made2web
Plataforma de gestão interna

Esta é uma excelente forma de melhorar a Employee Experience, pois através de uma plataforma interna os colaboradores podem estar atualizados sobre os processos da empresa. Este tipo de plataforma favorece a transparência, a autonomia, a proximidade entre a empresa e o colaborador e, também, uma otimização de recursos.

Ferramentas de comunicação

As ferramentas de comunicação são essenciais para incentivar e manter a interação entre os colaboradores. Em simultâneo, torna a comunicação mais eficiente, facilitando e melhorando a comunicação entre os elementos da equipa e entre departamentos.

Por exemplo, pode criar uma newsletter mensal para os colaboradores. Este conteúdo pode incluir notícias sobre a empresa, internas ou externas, histórias e partilhas de colaboradores e, até mesmo, algumas entrevistas.

Feedback

A implementação da cultura do feedback é um grande passo para a melhoria contínua das empresas. É muito importante que estas obtenham o feedback dos colaboradores no que diz respeito à própria empresa, às chefias e, também, aos seus pares.

Com as ferramentas digitais certas - uma plataforma de gamificação, por exemplo - a implementação deste processo é simples e eficaz, sendo essencial para o desenvolvimento dos colaboradores e, claro, da própria empresa.

Storytelling

A partilha de testemunhos de colaboradores é uma excelente forma de incentivar outros colaboradores e motivá-los a se envolverem ainda mais com o seu trabalho e com a empresa.

Identifique alguns dos colaboradores que considere terem uma experiência individual ou um testemunho que merecem ser partilhados e, através de uma entrevista, de um vídeo ou de um artigo, torne esta mensagem numa inspiração para os restantes colaboradores.

Formações online

Esta é uma excelente forma de incentivar e valorizar o desenvolvimento dos funcionários. As formações online permitem uma maior flexibilidade, sendo desnecessário o colaborador alterar a sua rotina de trabalho ou, até mesmo, permanecer mais horas no local. O colaborador pode encontrar a melhor altura para aceder à formação.

 

Estas ações, além de serem fundamentais para a satisfação e para o desenvolvimento dos colaboradores, têm um impacto positivo direto nos resultados da empresa e na perceção que o mercado tem dela.

A sua empresa investe em Employee Experience?

Esta é uma abordagem que faz cada vez mais sentido: os colaboradores querem sentir que têm qualidade de vida nos seus empregos, com um ambiente de trabalho saudável e motivador.

A promoção de uma cultura organizacional forte e positiva é determinante para o sucesso dos negócios e na Made2Web trabalhamos para construir, melhorar e fortalecer a imagem das empresas no mercado de trabalho, através dos canais digitais.

Investir em Employer Branding e Employee Experience é, hoje, uma estratégia muito importante nas empresas que pretendem destacar-se e tornar-se uma referência, atraindo e retendo os melhores talentos.

Se gostava de saber mais sobre Employee Branding, entre em contacto connosco. A nossa equipa está sempre disponível para encontrar a solução ideal para fazer o seu negócio crescer.