O Employer Branding tem ganho cada vez mais destaque no mundo organizacional. Com o mercado de talento cada vez mais competitivo e o aumento da procura, os Departamentos de Recursos Humanos procuram uma solução para a sua dificuldade em captar e reter talentos nas equipas. Utilizar uma Estratégia de Employer Branding parece ser a resposta mais completa.

Mas a quantidade de conceitos que lhe estão associados podem parecer confusos para quem se começa a interessar pelo tema. Neste artigo, vamos listar e esclarecer os principais conceitos relacionados com Employer Branding.

employer-branding-5-conceitos-01

Employer Brand, a perceção da marca empregadora

O conceito de Employer Brand pode ser definido como a reputação e popularidade de uma organização como marca empregadora.

Ou seja, enquanto o Employer Branding são as técnicas e ferramentas utilizadas para gerar a perceção, a Employer Brand é a própria marca empregadora e a opinião que o mercado tem dela. Também pode ser chamada de Talent Brand ou People Brand.

employer-branding-5-conceitos-02

Employee Value Proposition, a proposta de valor

Para se tornar competitiva no mercado de trabalho, cada marca empregadora deve ter uma proposta de valor que a destaque das demais. O Employee Value Proposition (EVP) é o pacote exclusivo de ofertas e valores que torna a organização única no mercado e que lhe permite atrair e reter os melhores talentos.

Mas desengane-se se acha que o EVP está apenas relacionado com o pacote salarial. Este é apenas uma parte de um dos seus 5 componentes, que são:

Recompensas

As recompensas incluem o ordenado, mas também o sistema de compensações, os aumentos e as promoções bem como a equidade e a justiça.

Oportunidades/Benefícios

Aqui estão incluídas as regalias dadas aos colaboradores, como seguros, férias, licenças extra, flexibilidade de horários ou de local de trabalho, por exemplo.

Carreira

Na carreira, estão incluídas as possibilidades de desenvolvimento e progressão ao longo do tempo, mas também a formação em local de trabalho, a avaliação e o feedback, entre outros.

Ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho é avaliado por questões como o reconhecimento, a autonomia, as responsabilidades e o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal.

Organização

Neste ponto estão incluídos fatores internos da organização, no que diz respeito aos colegas, à liderança, ao alinhamento e ao apoio que é dado.

O Employee Value Proposition deve ser adequado à talent persona da empresa e avaliado de forma contínua. Se quiser saber mais sobre este tema, leia o nosso artigo sobre a construção do EVP, onde apresentamos as tendências para 2023. 

employer-branding-5-conceitos-03

Recruitment Marketing, uma parte do Employer Branding

O termo Recruitment Marketing traduz-se pela combinação de ferramentas e estratégias que uma organização utiliza para interagir e atrair os seus candidatos, numa fase anterior ao recrutamento. Também pode ser chamado de inbound recruitment, já que aplica estratégias de inbound marketing ao processo de recrutamento.

É provável que lhe pareça muito semelhante ao conceito de Employer Branding. Mas enquanto o Recruitment Marketing se foca apenas nos candidatos e no processo de recrutamento, o Employer Branding abrange toda a marca empregadora, incluindo candidatos e colaboradores.

Contactar a Made2Web

employer-branding-5-conceitos-04

Employee Experience, a interpretação

Podemos definir Employee Experience como a perceção do colaborador sobre a sua jornada e todos os pontos de contacto com a empresa. Inclui toda a experiência, desde o momento de candidatura ao emprego até à sua saída da empresa.

A Employee Experience tem em conta o que os colaboradores valorizam, consoante as suas circunstâncias pessoais, a sua personalidade e a fase da vida em que estão. A sua opinião e perceção são alteráveis ao longo do ciclo de vida e de acordo com as suas necessidades.

employer-branding-5-conceitos-05

Employee Advocacy, os colaboradores influencers

Decerto já se deparou com publicações nas redes sociais, em que os colaboradores promovem, de forma mais ou menos espontânea, o seu empregador. Quer seja através de publicações escritas com elogios, vídeos a relatar a sua experiência ou fotografias com ofertas ou benefícios de que usufruem. Todos estes são exemplos de Employee Advocacy.

Podemos definir o conceito como a promoção de uma organização pelos seus colaboradores. O impacto deste tipo de partilhas na perceção que o mercado tem da marca empregadora é muito positivo. As opiniões dos colaboradores são vistas como mais genuínas e, por isso, mais confiáveis, quando comparadas com as informações partilhadas pela empresa.

Nos últimos anos, algumas organizações apostam na potencialização dos seus colaboradores enquanto verdadeiros influenciadores e criadores de conteúdo, dando-lhes formação e ferramentas gratuitas. Com isto, não pretendem forçar a partilha de conteúdos, mas despertar a atenção dos colaboradores para este tipo de conteúdos e motivá-los a participar.

 

Todos estes conceitos estão relacionados com Employer Branding, embora de formas diferentes. Enquanto a Employer Brand, o EVP e o Recruitment Marketing fazem parte da Estratégia de Employer Branding, a Employee Experience integra a interpretação que o colaborador tem da mesma. Os programas de Employee Advocacy são também integrados na Estratégia de Employer Branding e assumem uma enorme importância para o sucesso.

Saiba como pode implementar uma estratégia de Employer Branding na sua organização, com o apoio da Made2Web.

Contactar a Made2Web