O ranking das Melhores Empresas para Trabalhar suscita, todos os anos, muita curiosidade por parte de colaboradores e empregadores. Em Portugal existem, na verdade, vários rankings diferentes, criados por diversas entidades na área dos Recursos Humanos. Apostar em Employer Branding, de forma mais ou menos formal, é um denominador comum a todas as organizações premiadas.

Neste artigo, vamos:

  • Apresentar o que são as melhores empresas para trabalhar e como são avaliadas;
  • Demonstrar a importância do Employer Branding no reconhecimento das empresas;
  • Explicar como é construída uma estratégia de Employer Branding.

Comece por descobrir, no nosso vídeo, como construir uma Estratégia de Employer Branding:

 

O que são as melhores empresas para trabalhar?

O termo “melhores empresas para trabalhar” reconhece as empresas que demonstram ter um melhor ambiente de trabalho e que demonstram ser mais atrativas para trabalhar. Os resultados baseiam-se na opinião dos seus colaboradores, ou seja, na perceção que estes têm do seu empregador.

José Miguel Leonardo, CEO da Randstad, afirmou que os resultados do Randstad Employer Brand Research 2022 dão “destaque às empresas que que se mostram mais próximas dos seus colaboradores”, o que vem reforçar a importância da Estratégia de Employer Brand na atração e retenção de talento.”

Qual a importância da Estratégia de Employer Branding no ranking das melhores empresas para trabalhar?

Se as melhores empresas para trabalhar dependem da opinião dos seus colaboradores para serem eleitas, então, trabalhar essa perceção é o caminho a percorrer para alcançar a distinção.

Construir uma Estratégia de Employer Branding permite às organizações posicionar a sua marca empregadora de uma forma mais competitiva no mercado de trabalho. Ou seja, o Employer Branding assegura uma visão mais positiva da organização, enquanto local de trabalho.

Além disso, melhora os resultados do Departamento de Recursos Humanos, ao trabalhar a captação, nutrição e retenção do talento.

Contactar a Made2Web

 

Como se constrói uma estratégia de Employer Branding?

A estratégia de Employer Branding é um processo composto por várias etapas e que envolve diferentes departamentos ou funções dentro de uma organização. Para que o plano seja bem fundamentado, é importante mobilizar as figuras chave e responder às necessidades e objetivos da organização, de uma forma geral.

5-etapas-de-construcao-estrategia-employer-branding

Com a equipa definida, a construção da estratégia de Employer Branding passa por várias etapas.

As 5 etapas de construção de uma estratégia de Employer Branding

etapas-de-construcao-estrategia-employer-branding-02

 

1 - Avaliação da situação atual da organização

Na primeira etapa, é avaliada a situação atual da organização.

Além de identificar as principais necessidades do Departamento de Recursos Humanos, faz-se um diagnóstico da opinião que o mercado de trabalho tem da empresa. Por exemplo, avalia-se de que forma a organização é reconhecida como um bom empregador ou quem é a sua concorrência.

É também recomendado fazer um assessment aos colaboradores, para avaliar se têm uma opinião positiva do empregador, se valorizam os benefícios que lhes são dados ou, até, pedir-lhes sugestões de melhoria.

etapas-de-construcao-estrategia-employer-branding-03

 

2 - Definição dos objetivos da Estratégia de Employer Branding

Os resultados da avaliação diagnóstica realizada na primeira etapa servem de base para o plano de ação.

Neste segundo ponto, definem-se os objetivos da Estratégia de Employer Branding, que podem focar-se nos candidatos, nos colaboradores ou em ambos.

É também neste momento que se cria a descrição do público-alvo - a nossa talent persona.

etapas-de-construcao-estrategia-employer-branding-04

 

3 - Planeamento de Ações

Na terceira etapa, as equipas de Marketing e Recursos Humanos são mobilizadas para a construção dos KPI’s e para a estipulação do budget.

Define-se o Employee Value Proposition, a proposta de valor da organização para os seus candidatos e colaboradores e também o Employer Branding Framework, com os canais e momentos de atuação.

Todas estas componentes servem de base à criação de diagramas de engagement e ao planeamento das ações que serão implementadas.

etapas-de-construcao-estrategia-employer-branding-05

 

4 - Implementação do Plano de Ação

Com o plano delineado, chega o momento de o colocar em ação.

As atividades definidas são postas em prática pelos vários intervenientes da estratégia. São criados conteúdos envolventes e interage-se com candidatos e colaboradores, através dos vários canais estabelecidos, quer online quer offline.

etapas-de-construcao-estrategia-employer-branding-06

 

5 - Avaliação do Plano Executado

No entanto, o trabalho continua. Para garantir o sucesso da estratégia, é necessário avaliar o que foi executado.

São analisados alguns indicadores, como o engagement dos colaboradores, os números relacionados com o recrutamento e as métricas dos canais utilizados.

O plano de ação é depois adaptado e melhorado, com base nos resultados dessa avaliação.


Construir uma estratégia de Employer Branding é um trabalho que nunca está terminado: deve estar em constante evolução e adaptação.

 

Na Made2Web, podemos colaborar em diferentes etapas deste processo, desde o levantamento de necessidades à criação de conteúdos. Contacte-nos para saber como podemos apoiar a Estratégia de Employer Branding da sua organização.

Contactar a Made2Web