Quando falamos de Employer Branding, há um conceito que lhe está sempre associado: o Employee Value Proposition ou EVP. De facto, é uma figura central na Estratégia de Employer Branding. Construir um EVP para a sua estratégia de Employer Branding é algo que tem sofrido alterações significativas nos últimos anos e, por isso, é muito importante ter em atenção aquelas que são as tendências mais atuais.

Neste artigo, vamos explorar de forma mais aprofundada este conceito através dos seguintes tópicos:

  • Qual o significado de EVP;
  • O que o integra;
  • Como se constrói o EVP de uma organização;
  • Quais as tendências atuais e futuras.

Qual o significado de EVP?

O EVP é definido como a proposta de valor de uma organização para os seus candidatos e colaboradores. Ou seja, é um pacote exclusivo de ofertas e valores que tornam a organização única no mercado ou que a distingue das restantes. De uma forma mais resumida, falamos dos benefícios para os colaboradores que integrem as suas equipas.

O objetivo desta proposta de valor é tornar a organização mais competitiva, permitindo que atraia e retenha os melhores talentos.

O que integra o EVP?

Quando pensamos em “proposta de valor”, associamos o EVP ao salário, de forma quase imediata. No entanto, o conceito de Employee Value Proposition é muito mais abrangente do que o vencimento recebido. Este é, na verdade, apenas uma pequena parte da proposta de valor para candidatos e colaboradores.

O EVP pode ser dividido em 5 componentes diferentes:

employee-value-proposition-info-made2web

Recompensas

Nas recompensas está incluído o ordenado, como seria de esperar, mas também outros fatores. Por exemplo, o sistema de compensações, os aumentos, as promoções, a equidade e a justiça.

Oportunidades/Benefícios

As oportunidades e benefícios oferecidos aos colaboradores incluem seguros, férias, licenças extra, flexibilidade de horários ou de local de trabalho, entre outros.

Carreira

Na carreira incluem-se as possibilidades de desenvolvimento e progressão ao longo do tempo, bem como a formação em local de trabalho, a avaliação e o feedback, entre outros.

Ambiente de trabalho

A componente relacionada com o ambiente de trabalho integra questões como o reconhecimento, a autonomia, as responsabilidades e o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal.

Organização

Na organização estão incluídos fatores internos que dizem respeito aos colegas, à liderança, ao alinhamento e ao apoio que é dado.

 

Esta construção varia ao longo do tempo, de acordo com as necessidades e tendências atuais. A importância de cada componente é também variável, consoante a talent persona a que se destina, por exemplo. Por isso, há vários pontos a ter em conta quando construir o EVP da sua empresa.

Como se constrói o EVP de uma organização nos dias de hoje?

Para construir um EVP robusto e bem estruturado, existem várias etapas a cumprir:

  • Como base, avalie a proposta de valor atual: o que é que a minha organização oferece aos seus candidatos e colaboradores? Quais são os benefícios que lhes apresentamos?
  • Ouça o outro lado: entreviste os seus colaboradores (de forma presencial ou através de questionários) e perceba quais as suas opiniões face à situação atual. Pergunte-lhes o que valorizam, quais as melhorias que gostariam de implementar, entre outros aspetos que considere importantes para a realidade da sua empresa.
  • Perceba também o que os seus concorrentes oferecem aos seus candidatos e colaboradores e de que forma procuram diferenciar-se. Só assim poderá construir um EVP competitivo, que destaque a sua marca empregadora no mercado de trabalho.

Com base neste diagnóstico e na definição da sua talent persona - as suas características e motivações -, crie uma proposta de valor que distinga a sua empresa da concorrência e que, ao mesmo tempo, corresponda à capacidade e objetivos da organização. Tenha em atenção as tendências atuais do mercado que, de uma forma global, podem ajudar a tornar o EVP mais atrativo.

Quais são as tendências do EVP para 2023?

A pandemia e a globalização do trabalho remoto ou híbrido provocaram uma grande agitação no mercado de trabalho e uma maior sensibilidade para o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. A flexibilidade ganhou uma posição de destaque na construção dos EVPs, de forma generalizada.

Também a forma como diferentes gerações valorizam ou priorizam determinados aspetos influencia as tendências do EVP. O Randstad Workmonitor 2022 resume os principais EVPs para cada geração e mostra-nos, por exemplo, que a Geração Z (entre os 18 e os 24 anos) e a Geração X (entre os 35 e os 54) dão uma maior importância à conciliação da vida pessoal e profissional. Por outro lado, os Millennials (entre os 25 e os 34 anos) e Baby Boomers (entre os 55 e 64 anos) dão mais valor ao ambiente de trabalho.

As tendências mundiais falam, para um futuro próximo, num EVP mais humano. Mais do que valores e serviços, os colaboradores procuram uma relação mais próxima com o empregador e um acompanhamento mais cuidado. As políticas de benefícios passam a ser focadas em soft skills e no bem-estar.

Podemos, então, resumir 5 tendências para um EVP de sucesso em 2023:

tendencias-employee-value-proposition-info-made2web

Maior flexibilidade

Os colaboradores procuram, cada vez mais, flexibilidade em relação a horários e locais de trabalho, mas também à autonomia nas suas funções.

Melhores Conexões

As organizações deverão investir em melhores conexões, que se estendem além das relações de trabalho e entram na esfera da família e da comunidade.

Aposta no desenvolvimento pessoal

Cada colaborador pretende sentir que a organização aposta no seu desenvolvimento pessoal, para que este acompanhe o desenvolvimento profissional e a evolução na carreira.

Investimento no bem-estar dos colaboradores

Espera-se que as organizações invistam no bem-estar dos colaboradores mas que garantam, também, que os serviços e ferramentas disponibilizados sejam utilizados por estes.

Partilha de um propósito

As organizações devem partilhar o seu propósito, assegurando que os colaboradores são integrados e têm um papel ativo na sua implementação.

 

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a adaptação do EVP às mudanças constantes e à diferente valorização dos seus componentes pelas personas é vital. Por isso, o EVP deve ser reavaliado de forma contínua, para se adaptar às exigências do mercado e também ao crescimento e maturidade da organização.

Agora que já sabe como construir um EVP robusto e atual, descubra como a Made2Web pode ajudar na sua divulgação.

Contactar a Made2Web