À primeira vista pode ser difícil contemplar as oportunidades que a crise pandémica da COVID-19 traz para a maioria das empresas, sobretudo nas áreas da Saúde e Bem-estar, porque promovem bastante a interação física pessoal entre os prestadores de serviços e clientes.

Mas ao mesmo tempo que milhares de empreendedores sentem o impacto negativo do novo coronavírus na estrutura financeira das suas organizações, há oportunidades nestas áreas de negócio já prontas para serem agarradas.

Vamos apresentar novas ideias digitais que contribuem para que os negócios de Saúde e Bem-estar prosperem.

Estas ideias são baseadas na evolução tecnológica e comportamental da sociedade a que temos vindo a assistir, que prevê uma mudança acentuada nas rotinas dos consumidores, que, por sua vez, exigem soluções instantâneas, apenas possíveis via digital.

 

O E-commerce de Serviços

O E-commerce associa-se tradicionalmente à comercialização de produtos, mas o comércio digital de serviços é cada vez mais relevante. A seguir referimos alguns dos serviços que podem ser comercializados e consumidos online no mercado da Saúde e similares.

 

Ideias de Comércio Eletrónico de Serviços para a Saúde e Bem-estar

Na área da saúde e bem-estar, os profissionais (médicos, enfermeiros, terapeutas, técnicos, massagistas, personal trainers e outros) podem interagir com os seus pacientes e clientes remotamente, originando novos serviços:

 

  • Consultas de Especialidade Online

As clínicas médicas com especialidades que permitam diagnóstico e acompanhamento virtuais, devem comunicá-las online com maior ênfase, em detrimento das restantes.

Já há algum tempo que se fazem consultas online em diversas especialidades com muito sucesso, mesmo sem haver as atuais restrições físicas.

 

Video: Memorial DocNow - plataforma para Consultas Online

sugestao-blog-made2web Para além das consultas de especialidade, poderá ser interessante apostar no conceito de “consultas online de urgência” com o perfil único de responder a necessidades pontuais temporalmente exigentes.

As consultas online são tanto mais relevantes em pacientes que precisam de apoio médico contínuo (ex. doenças crónicas, recuperação pós-cirurgias) e tomam também especial importância na área da saúde mental, permitindo o acompanhamento psiquiátrico ou psicológico em qualquer situação. Descurar a saúde mental, especialmente durante a COVID-19 não é opção.

 

Video: Talkspace, uma das plataformas mais conhecidas mundialmente em consultas online de saúde mental

 

  • Aulas de Grupo Online

Os ginásios ou centros de wellness que desenvolvem atividades de grupo, podem manter a sua rotina online, disponibilizando uma agenda com novas propostas à distância. Essa agenda aceita inscrições limitadas ou abertas a todos os clientes e ainda envia lembretes por SMS ou email aos participantes inscritos. Podem inclusivamente gravar as sessões (mediante autorização dos participantes) e disponibilizá-las para posterior consulta.

 

  • Sessões Wellness Online One to One

Por um lado, as sessões One to One são das mais privilegiadas pelos consumidores. Por outro, a confiança estabelecida nas relações entre terapeutas e clientes promovem por si só a continuidade deste tipo de serviços.

Assim, sessões de personal training, de fisioterapia ou correção postural, podem ser promovidas diretamente entre terapeutas e a sua base de clientes já existente.

 

  • Workshops Online

Os Spas e Centros de bem-estar podem comunicar novas ações relacionadas com os serviços que têm prestado: um Spa poderá disponibilizar sessões de grupo ou individuais sobre os melhores cuidados do rosto, técnicas de auto-massagem, técnicas de auto-relaxamento muscular e alongamentos.

sugestao-blog-made2web Os Centros de bem-estar podem ainda oferecer, por exemplo, videos on demand com programas de nutrição, aulas de meditação ou de yoga.

 ideias-de-comercio-eletronico.para-a-saude-e-bem-estar-00-

 

Do E-commerce de Serviços para a venda de Packs de Produtos

Uma vez que os consumidores gostam de associar uma imagem real que dê tangibilidade ao que vão adquirir, nada melhor do que associar produtos a Serviços.

Se estas entidades continuarem a promover aos seus clientes, os serviços agora online, mantêm-se abertas as portas para a venda de produtos e, por conseguinte, o escoamento dos seus stocks (caso tenham). 

 

Packs serviço + produtos

A título de exemplo:

  • Um Centro de Wellness poderá comercializar workshops ou sessões One to One de limpeza profunda de rosto, adicionando produtos que já comercialize offline e que sejam do conhecimento ou uso dos seus clientes habituais: cremes, tónicos, esfoliantes ou máscaras.
  • Um Spa poderá promover sessões de "Spa em casa" com um pack de produtos de relaxamento: óleos essenciais ou sais para banho, esfoliantes de corpo, velas aromáticas, óleos de massagem, chás calmantes, entre outros.
  • Um Cabeleireiro poderá comercializar webinars de detox capilar ou de nutrição profunda capilar, associando ao evento os melhores produtos capilares que já comercializa no seu espaço físico.

lista-de-acoes-para-promover-os-novos-servicos-digitais-na-area-da-saude-e-bem-estar-01 Conceito de Banner criativo adaptado de imagens e produtos oficiais Clarins, apenas para fins exemplificativos.
 

A associação dos melhores serviços a produtos de qualidade promove ainda mais a boa relação entre cliente e prestador de serviço.

 

7 recursos para Implementar o Comércio Eletrónico na área da Saúde e Bem-estar

Para que estas empresas de serviços de Saúde possam evoluir para o e-commerce, há algumas plataformas que precisam de implementar de forma integrada (têm de possuir APIs abertas ou protocolos de comunicação standard com outros softwares):

1. Website e/ou APP da clínica, spa, centro de bem-estar ou ginásio (construído à medida, de forma modular e escalável);

2. Módulo de e-commerce no website com gestão de agenda e pagamento online (ex: Shopify);

3. Sistema de faturação online (ex: PHC, Primavera, Invoice Express, ...);

4. CRM com automatização de emails (ex: HubSpot, Sales Force, Microsoft Dynamics, ...);

5. Software de video-conferência (ex: Google, Zoom, Skype, Teams, ...);

6. Plataforma de envio de receitas por SMS (quando aplicável);

7. Plataforma de gestão logística para envio de produtos complementares ao serviço (quando aplicável, como: cremes, tónicos, acessórios, ...).


Depois destas e outras plataformas relevantes terem sido implementadas, integradas e testadas, importa comunicar os novos serviços ao mercado.

 

lista-de-recursos-para-implementar-o-comercio-eletronico-na-area-da-saude-e-bem-estar

 

Ações para Promover os novos Serviços Digitais na área da Saúde e Bem-estar

  • Para atuais clientes

Sempre que possível, os novos serviços devem ser comunicados de forma personalizada para a base de clientes existente, usando, por exemplo, os seguintes canais de comunicação combinados entre si:

1. Email Marketing: Envio de comunicação informativa a cada cliente, diretamente do médico, terapeuta ou personal trainer que o tem acompanhado.

O email reforça as relações de confiança previamente estabelecidas entre prestador de serviços e cliente

2. Notificações Móveis: Caso tenha uma APP invista na funcionalidade de notificações;

3. SMS: Envio de breves teasers, dicas ou convites novamente do profissional de saúde e bem-estar para o cliente;

4. Telefone: Follow-ups com contactos telefónicos personalizados.

 lista-de-acoes-para-promover-os-novos-servicos-digitais-na-area-da-saude-e-bem-estar-00

 

  • Para não clientes

Para a audiência ainda não-cliente (e por isso desconhecida destas empresas), os novos serviços devem ser comunicados através dos seguintes canais digitais:

1. Motores de Pesquisa

É importante estar presente quando a nossa audiência pesquisa por nós. Assim devemos otimizar o nosso website para Search Engine Optimization (SEO), bem como criar anúncios Google Ads.

As abordagens de Marketing Digital orgânicas e pagas no Google, complementam-se e aumentam a probabilidade de sucesso:

No âmbito de SEO e de Google Ads, um dos KPIs para medir o sucesso é o número de visitas qualificadas ao website

sugestao-blog-made2web Porquê apostar agora nos Motores de Pesquisa?

Porque agora, mais do que nunca, o volume de pesquisas online tende a aumentar significativamente, dada a restrição de acesso a outros meios offline (eventos, feiras, imprensa tradicional). E com o SEO, as empresas conseguem destacar-se da sua concorrência, estando no TOP do Google.

 

2. Social Media

Ações pagas e orgânicas nas principais Redes Sociais:

  • Campanhas de Social Media: Devem ser acionadas campanhas pagas nos principais meios Sociais, como o Facebook e o Instagram (de acordo com as Buyer Personas de cada negócio). As campanhas devem atrair os consumidores ao website, que os incentiva por sua vez a converter na Loja Online.

  • Comunicação orgânica em Social Media: Além das campanhas, deve ser mantida uma comunicação orgânica regular, se possível semanal, nas principais plataformas sociais, para:

a. Esclarecer dúvidas;

b. Fornecer dicas e conselhos;

c. Partilhar testemunhos e casos de sucesso:

d. Promover a equipa;

e. Anunciar serviços-novidades, ofertas, promoções e eventos.


sugestao-blog-made2web Porquê apostar agora nas Redes Sociais?

Porque se a nossa audiência já é por natureza um Ser Social, em tempos de crise é ainda mais. Quando a sociedade está mais vulnerável, as pessoas juntam-se e interagem mais umas com as outras, na procura de empatia e conforto.

 

3. Compra de Meios Digitais

A publicidade digital pode proporcionar, de um dia para o outro, um aumento exponencial de visitas qualificadas ao website. Tal é especialmente pertinente se pretender fazer um teste de prova de conceito dos novos serviços (por exemplo). Sugere-se fazer uma pesquisa pelos melhores meios de comunicação digital (portais temáticos e jornais online) e anunciar nos que prometerem melhores resultados.

 

sugestao-blog-made2web Porquê apostar agora nos Meios Digitais?

Porque, por um lado a audiência está muito mais consumidora da imprensa e informação digital no geral. Por outro, meios como Jornais e Portais de renome ajudam a aumentar a credibilidade das empresas anunciantes.

 

4. Influencer Marketing

As empresas devem procurar líderes de opinião, micro-influenciadores ou celebridades que se tornem embaixadores da marca e impulsionem o serviço.

 

sugestao-blog-made2web Porquê apostar agora no Influencer Marketing?

As ações de influência social assumem um destaque especial, numa altura em que a empatia e a união social motiva muitas das decisões do dia a dia, sobretudo as compras de médio-baixo envolvimento.

ideias-digitais-que-impulsionam-negocios-de-saude-e-bem-estar-canais-digitais-00

 

À procura de novas Oportunidades de Negócio? 

Se considera que a sua empresa tem condições para evoluir com estas ou outras ideias digitais que considere pertinentes, aconselhe-se com os seus atuais parceiros digitais.

Discuta as suas ideias e procure aconselhar-se com a expertise de quem “respira” o digital. Os seus parceiros irão ajudar a concretizar a sua visão de negócio.

 

Peça um Plano Estratégico Digital que contemple todo o negócio

Antes de lançar os seus novos serviços online, procure eliminar ao máximo potenciais lacunas de informação, pedindo à sua Agência Digital um plano estratégico, que colmate dúvidas como:

  • O Go to Market destes novos serviços é rápido e financeiramente viável?
  • O que está a fazer a minha concorrência?
  • Quais as melhores práticas de implementação?
  • Quais devem ser os objetivos de negócio a alcançar com o Marketing Digital?
  • Quais serão os KPIs que me irão permitir avaliar o sucesso desta estratégia?
  • Quais os timmings mínimo e máximo para teste ou prova de conceito?

Caso não tenha ainda iniciado a sua jornada no digital ou esteja à procura de novos parceiros, pesquise por Agências de Marketing Digital credíveis no mercado com equipas multifacetadas que corram o Marketing Digital de A a Z subjacente a uma perspetiva 360º.

Alguns pré-requisitos para uma boa seleção de parceiros digitais: Agências Google e HubSpot Partner, de Inbound e Outbound Marketing.

Boas ideias, bons negócios e fique em Segurança!