Um novo tipo de coronavírus foi identificado pela primeira vez em humanos no final de 2019, na China. A COVID-19 (doença por ele causada) difundiu-se rapidamente à escala global. O impacto do coronavírus não se limitou às questões sanitárias, afetando também a economia e diversas outras áreas, como o Marketing Digital.

Em pouco mais de 3 meses após o primeiro relato no final de dezembro de 2019, foi ultrapassada a barreira dos 300.000 infetados a nível mundial.

O isolamento social foi implementado como uma das mais eficazes armas para travar a disseminação da COVID-19 e diversas medidas foram tomadas para o garantir.

Em Portugal, e no mundo, tudo mudou nos primeiros meses de 2020.

 

Tempos extraordinários exigem medidas extraordinárias

Para além das recomendações de higiene, o isolamento social provou ser eficiente no controlo do contágio do coronavírus. Muitas empresas encerraram os seus espaços físicos e enviaram os colaboradores para casa.

O teletrabalho foi imposto sempre que possível e o quotidiano das empresas e da população em geral sofreu um forte impacto.

Alterações drásticas e totalmente inesperadas como estas, levam a mudanças no comportamento das pessoas com consequências também no Marketing Digital. Em tempos de enorme incerteza, a sede de informação sobre o novo coronavírus e a COVID-19 alterou profundamente o foco e os hábitos de pesquisa dos consumidores de todo o mundo.

 

Impacto do coronavírus no Marketing Digital

A nível global, o impacto do coronavírus no tipo de pesquisas efetuadas na Internet levou a grandes mudanças. Subitamente o cerne da atenção das pessoas mudou e a pesquisa online por informação sobre a COVID-19 e tudo o que com ela se relaciona aumentou significativamente.

02-Qual-o-impacto-do-coronavirus-e-da-covid-19-no-marketing-digitalFonte: Neil Patel

 

  • A procura por fontes de informação fidedigna disparou, com as pesquisas na área dos media a crescerem mais de 30%.
  • Aumentou igualmente a procura por temas relacionados com saúde e alimentação, mas também sobre o impacto financeiro do coronavírus na economia.
  • A repercussão mais visível é no entanto do lado inverso: a drástica diminuição do interesse por quase tudo o que não esteja relacionado com a pandemia da COVID-19.
  • Temas ligados a viagens ou ao imobiliário, que estavam em franco crescimento nesta altura, caíram abruptamente no interesse dos consumidores.
  • A diminuição de tráfego relacionado com viagens e turismo decaiu quase 50%.

"As marcas estão a perder dinheiro, tráfego e conversões!" explica Neil Patel, sobre

o impacto do coronavírus no Marketing Digital.

  • A nível do E-commerce, a COVID-19 causou alterações significativas mas totalmente variáveis em função do tipo de produtos vendidos.
  • Aqui, as conversões aumentaram de forma explosiva em bens alimentares e de primeira necessidade.
  • Agências noticiosas que reportam atualizações regulares de dados sobre a COVID-19 estão também a ter excelentes resultados a nível de tráfego.
  • Já o mercado online de artigos de luxo, por exemplo, sofreu quedas sem precedentes. 

 

Vale a pena (continuar a) Investir em Campanhas Pagas em tempos de COVID-19?

Não existe uma resposta certa, depende da sua área de negócio e da sua oferta.

Produtos e serviços estritamente digitais, poderão não sofrer qualquer impacto negativo.

No entanto, serviços ou produtos físicos poderão ter de adaptar as suas estratégias de marketing digital para que não se foque apenas em campanhas pagas.

Na Made2Web temos clientes que ainda não sentiram qualquer alteração nas suas campanhas, quer seja em termos de impressões, cliques e mesmo de conversões.

Por outro lado também temos clientes onde a performance da campanha mudou radicalmente e estes comprovam a necessidade de uma rápida adaptação nas Estratégias de Marketing Digital das empresas a esta nova realidade.

dados-visitas-website-estetica-coronavirus-marketing-digital-made2webEvolução das Visitas ao Website de um Cliente da Made2Web em período de pandemia

 

conversoes-website-seguros-coronavirus-marketing-digital-made2webEvolução das Conversões de um Cliente da Made2Web em período de pandemia

 

Os dados acima, que demonstram uma diminuição das visitas ao website e conversões, permitem-nos perceber que as áreas de negócio baseadas em proximidade física, ou que impliquem deslocações não essenciais, enfrentam agora um desafio sério para manter o interesse do público.

Fica também claro que a instabilidade no Marketing Digital não se fica pelo tráfego pago. Também os resultados orgânicos têm sofrido uma enorme diminuição, quer em termos de número de visitas ao website, quer nas conversões.

Outro dado interessante que temos verificado é o aumento do custo por clique:

custo-por-clique-clientes-made2web-marketing-digital-coronavirus

Variação do Custo por Clique de Clientes da Made2Web em período de pandemia

 

Apesar da diminuição das impressões e cliques, o custo por clique tem aumentado. Porquê?

Se a procura diminui, mas a oferta continua igual (mesmos players a anunciar com o mesmo orçamento disponível de investimento) é natural que o custo por clique aumente.

Por exemplo, na área dos seguros é onde temos notado um grande aumento. Neste momento, os cliques já chegam aos 5,95€, quando no início de Março eram, em média, 1,70€.

Aumentos como este irão certamente impactar negativamente qualquer campanha que esteja online.

Ou seja, há que analisar caso a caso os produtos ou serviços comercializados. Para alguns tipos de negócios, como o E-commerce e os serviços 100% digitais, por exemplo, o auge pode ser agora e esses devem apostar marketing digital e incluir campanhas de Google Ads na sua estratégia.

Quanto às empresas que enfrentam um decréscimo dos resultados de Marketing Digital causado pela COVID-19, devem avaliar o objetivo de cada situação, para decidir se vale ou não a pena continuar a investir em campanhas pagas:

  • Se procuram trabalhar a brand awareness, devem manter este investimento;
  • Se pretendem aumentar as conversões, é preciso parar e analisar a performance recente das campanhas. O ROI mantém-se positivo? Se sim, devem continuar a apostar nestas campanhas, mas manter a monitorização constante por forma a verificar existência de otimizações que possam ser feitas.   

 

Como deverão as empresas reagir à COVID-19?

A resposta mais curta é: rapidamente!

Se o foco está na realidade imposta por esta doença, as marcas precisam urgentemente de se adaptar e ir ao encontro do seu público-alvo. É esta urgência na resposta e no ajuste a uma situação totalmente nova que pode ditar o sucesso ou o fracasso de muitas empresas.

Se o seu público-alvo está em casa faça-lhe companhia!

A rapidez desta adequação, para além de ter impacto nos resultados das empresas a curto e médio prazo, será também determinante para o seu reposicionamento quando a tempestade passar.

Em tempos de turbulência, investir no Marketing Digital é a melhor alternativa possível para conseguir manter algum grau de normalidade nos resultados das empresas.

Pode também conseguir alguma vantagem competitiva face à concorrência que demore mais tempo na adaptação a esta nova e exigente realidade. 

Qual-o-impacto-do-coronavirus-e-da-covid-19-no-marketing-digital

 

 

4 Passos para Minimizar o Impacto do Coronavírus na sua empresa

Apesar dos temores que a situação implica, as empresas não podem dar-se ao luxo de parar e esperar que a crise acabe. O regresso à vida normal não tem previsão e pode demorar meses ou anos até que eventuais perdas sejam recuperadas. 

Já dizia o investidor Walter Buffett:

Seja temeroso quando os outros são gananciosos e ganancioso quando os outros

são temerosos.

As vantagens de investir em Marketing Digital nesta altura tornam-se cada vez mais claras. Como tal, há 4 coisas simples que pode fazer para tentar minimizar perdas e ultrapassar da melhor forma esta situação. 

 

1. Criar ou otimizar o seu website para e-commerce

O elevado número de pessoas confinadas em casa, quer por quarentenas profiláticas, quer apenas por receio, multiplica as possibilidades de promover vendas no mercado online. Pode ser uma excelente oportunidade para apostar no e-commerce!

 

2. Trabalhar o SEO e o Marketing de Conteúdo

Esta é a altura de responder às necessidades do seu público-alvo, fornecendo conteúdo de valor relacionado com o coronavírus, independentemente da sua área de negócio. Invista no Marketing Digital, trabalhando o SEO e promova conteúdo útil para as pessoas.

 

3. Investir em campanhas de Email Marketing

Depois de criar conteúdo direcionado para as suas Buyer Personas, precisa de o difundir de modo eficaz. O Email Marketing é a melhor forma para o fazer chegar ao consumidor e divulgar o seu negócio.

 

4. Otimizar a sua presença e comunicação nas Redes Sociais

Faça ajustes na sua comunicação em Social Media e na sua Estratégia de Marketing Digital, para corresponder às exigências da situação atual. Demonstre solidariedade com os seus utilizadores e a situação que se vive atualmente.

Devido à pandemia de COVID-19, esta é uma época de incerteza e indefinição, mas pode ser a melhor altura para ganhar quota de mercado.

O cenário de recessão é uma ameaça real.

Considerando que as grandes feiras e eventos foram cancelados ou adiados em praticamente todos os setores, o investimento em Marketing Digital torna-se na alternativa ideal para as empresas no momento em que vivemos.

Quero descobrir como ter mais clientes com Marketing Digital >