O Vídeo é um formato de conteúdo muito popular e tem gerado um interesse crescente que parece ter vindo para ficar. Por ser uma ferramenta de comunicação tão eficaz, ao longo dos últimos anos a sua abrangência tem crescido significativamente.

Atualmente, o Vídeo é visto como parte integrante da Estratégia de Comunicação empresarial, com aplicações em áreas tão diversas como o Marketing, as Vendas e o  Suporte ao Cliente. No Marketing, a sua importância é cada vez maior, principalmente no âmbito das estratégias de Social Media. 

 

guia-video-3-a-importancia-do-video-marketing

Fonte: State of Video Marketing Survery 2021

 

O que é o Vídeo Marketing?

Podemos dizer que fazer Vídeo Marketing é simplesmente usar o vídeo como parte da comunicação de marketing nas empresas. O conteúdo em vídeo simplifica a compreensão de informação complexa e permite contar uma história de modo mais dinâmico e envolvente. 

Numa fase inicial da Jornada de Compra, em que a Buyer Persona tem um problema, mas ainda não sabe bem como o identificar e resolver, o vídeo pode surgir como um auxiliar precioso. 

Quando integrado numa Estratégia de Marketing coerente, difundir parte do conteúdo em vídeo vai contribuir para: 

  • Aumentar a interação dos utilizadores com a marca;
  • Ajudar a identificar e resolver os seus problemas;
  • Informar rapidamente sobre um produto ou um serviço.

Ao combinar o vídeo com os outros formatos de conteúdo já usados na comunicação empresarial, verifica-se um aumento de eficácia nessa comunicação. A mensagem chega mais facilmente e de forma mais interessante aos utilizadores, ajudando a criar relações mais próximas. 

Com a evolução das plataformas de criação e difusão de vídeos, hoje está também mais acessível medir e acompanhar a performance deste formato de conteúdos. Esta recolha de dados é vital para uma estratégia eficaz de Vídeo Marketing.   

 

Porque utilizar o vídeo para Marketing?

O poder do vídeo é mais notório quanto mais complexa for a mensagem que se pretende transmitir. Explicar um conceito, demonstrar um serviço ou apresentar um produto através de texto é sempre mais moroso e entediante. Exige por parte do leitor alguma resiliência para acompanhar toda a informação descrita e nem sempre cumpre a sua função, devido a eventuais problemas de interpretação. 

 

Os utilizadores conseguem reter 95% de uma mensagem em vídeo e apenas 10% de mensagens em texto.

Fonte: Forbes

 

Quando a mesma informação é transmitida em vídeo, torna-se mais simples de compreender porque combina linguagem com som e imagem. Por outro lado, a presença da voz, ou da figura humana, contribui para gerar uma maior empatia e prender a atenção.  

 

Benefícios da utilização do vídeo para marketing

guia-video-3-a-importancia-do-video-marketing-beneficios-da-utilizacao-do-video-para-marketing

Consoante a estratégia aplicada e o meio através do qual são partilhados os vídeos, podemos agrupar as vantagens do Vídeo Marketing em diferentes vertentes: 

 

SEO

  • Melhoria da visibilidade orgânica do website, uma vez que os vídeos podem ser indexados;
  • Aumento do tráfego no site;
  • Aumento do tempo médio da sessão, mesmo com vídeos de curta duração.

 

87% dos profissionais de marketing afirmam que o vídeo trouxe mais tráfego aos seus websites e 81% referem que este formato aumentou o tempo médio de permanência nas páginas.

Fonte Wyzowl

 

Email

  • Acréscimo no número de cliques, porque as pessoas vão querer ver o vídeo enviado;
  • Redução do cancelamento de subscrições de newsletters, uma vez que o conteúdo é mais apelativo e interessante; 
  • Aumento da taxa de conversão.

 

Redes Sociais

  • A publicação de conteúdo em formato de vídeo gera uma maior interação. Como há mais interesse, há mais visualizações, partilhas e likes.

 

Negócio

  • O vídeo ajuda a Influenciar as decisões de negócio. Se, numa fase de descoberta, o utilizador fica esclarecido sem precisar de pesquisas adicionais, isso terá impacto nas suas futuras decisões de compra. A marca fica associada a autoridade e eficácia.

     

89% dos profissionais de marketing confirmam que o vídeo melhora o ROI das suas ações de marketing. Fonte: Wyzowl

 

Que tipos de vídeos pode criar?

O conteúdo em vídeo pode assumir uma infinidade de tipologias, consoante os objetivos que se pretendam alcançar. Estes são só apenas alguns exemplos:

  • Brand videos, para dar a  conhecer uma marca;
  • Vídeos de Eventos / Webinars, com vista à sua promoção e partilha;
  • Entrevistas em vídeo, com clientes ou experts de uma certa área;
  • Vídeos educacionais ou how-to, para ensinar a fazer algo; 
  • Testemunhos de clientes em vídeo para trabalhar a autoridade da marca; 
  • Respostas a questões de clientes em vídeos personalizados, para fortalecer relações. 

O essencial é saber ajustar a escolha do tipo de vídeo, tanto aos destinatários como ao objetivo que se procura. Criar uma Estratégia de Vídeo Marketing é importante para alinhar procedimentos dentro da empresa e optar pelo tipo de vídeo mais eficaz em cada momento. 

 

Ainda não está convencido da importância do vídeo com ferramenta de Marketing?

Deixo-lhe algumas estatísticas relevantes:

cta-guia-video-3-a-importancia-do-video-marketing


Fontes: Wyzowl 2021, Vidyard 2019

 

Agora é começar a testar

Aposte numa Estratégia de Vídeo Marketing e surpreenda a sua buyer persona, com uma comunicação mais assertiva e direcionada para resolver os seus problemas.

Quero criar uma Estratégia de Video Markting >