Fizemos uma lista com aquelas que são para nós as principais 7 tendências de marketing digital para 2021. 

De entre as 7 salientamos duas que em 2020 sobressaíram bastante, quer no âmbito geral da comunidade, quer nos pedidos que enquanto agência recebemos e demos resposta: O vídeo e o email.

O vídeo deu o salto final em 2020, com toda a comunidade digital (consumidores e prestadores) a preferir e a interagir com este tipo de comunicação digital, sob as mais diferentes formas: vídeos do tipo síncrono e assíncrono, desde Webcasts, Masterclasses, Lives, Case-Studies, Promocionais, Técnicos e Vlogs. 

Também os processos de venda fizeram o shift para o vídeo e hoje a estratégia de Vídeo Selling é vista não só como inovadora, mas também eficaz com um ROI elevadíssimo.

O email marketing multiplicou a sua força ao aliar-se de forma perfeita com 2 das melhores estratégias de Marketing Digital - Marketing Automation e Video Marketing. Nunca houve tanta interação comercial através de email como em 2020, pelo que se espera que o Email continue a ser a forma mais simples, económica e produtiva para uma comunicação one2one com características únicas de personalização de conteúdo.

 

7 tendências que prometem delinear o Marketing Digital de 2021

(Apresentadas sem qualquer ordem específica)

1. Social media

O confinamento prolongado e a nova realidade do teletrabalho contribuíram em larga escala para que a estratégia de social media ocupasse um lugar de destaque. 

As redes sociais aproximam as pessoas e favorecem a rapidez da transmissão de conteúdos digitais.

Em 2021, social media será uma das tendências de marketing digital que deverá acompanhar de perto. Para as empresas B2B no âmbito do Social Selling, já que lhes permite adotar uma abordagem de comunicação do tipo one 2 one (Account Based Marketing) e nas empresas B2C no âmbito das novas possibilidades de pesquisa e compra de produtos online. 

Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube serão as principais plataformas sociais de 2021.

redes-sociais-1

2. Eventos virtuais

Em 2021, os eventos virtuais irão continuar a fazer parte da estratégia das marcas que viram em 2020 os seus custos diminuírem e as taxas de ROI a crescer com este tipo de ações. 

A ênfase será dada aos diretos, transmitidos em inúmeros canais em simultâneo, e que se aproximam mais da experiência real de participação, mesmo com todos os riscos que comportam.

 

3. E-commerce B2B

O comércio eletrónico registou recordes em 2020, quer em empresas B2C como em B2B, decorrente da necessidade dos negócios se reinventarem. 

De notar, que as empresas B2B que se associaram ao E-Commerce aproveitaram a oportunidade de se tornarem omnipresentes, numa altura específica em que o confinamento obrigou muitos departamentos de compras a transformar a relação com os seus prestadores.

O comportamento do consumidor fez um shift do offline para o online e como consequência o número de pessoas que compram online é hoje muito elevado, sobretudo nos dispositivos mobile.  

O e-commerce deixou assim de ser uma opção e é hoje uma preferência quer das empresas como dos consumidores. 

Em 2021 o E-Commerce B2B vai continuar a prosperar e vamos contar com uma maior integração do E-Commerce com sistemas e Estratégias de Marketing e Vendas One2One, personalizáveis, com recurso a AI.

ecommerce

4. Vídeo

Nada substitui o contacto humano e, no online, o vídeo é o que mais se aproxima de uma interação pessoal. Continuará desta forma a ser uma forte tendência no marketing digital para 2021.

De acordo com um estudo da Cisco, o vídeo será responsável por 82% de todo o tráfego da Internet em 2021

Por ser versátil, o vídeo permite-nos criar conteúdo, a partir de diferentes formatos, adaptado às necessidades da nossa audiência, consoante a fase em que estejam na jornada do consumidor.

 

Exemplo de um vídeo para comunicar um serviço

Estudos apontam que em 2021, as pessoas irão passar cerca de 100 minutos por dia a ver vídeos e o interesse por este tipo de conteúdo irá além do entretenimento -o vídeo tem sido preponderante nas vendas.

As ações de Video Selling vão do primeiro contacto à celebração de contratos, incluindo ainda a demonstração de relatórios e feedbacks de trabalho. 

 

5. Partilha de Conteúdo relevante

Mais do que nunca, o consumidor pede maior transparência e partilha de informação online. Com tantas fake news, o utilizador tornou-se mais exigente e focou-se no valor real da mensagem, na autenticidade e na relação que poderá construir com as empresas. 

Em 2021 o consumidor irá continuar a privilegiar conteúdos informativos credíveis como FAQ, white papers, artigos de opinião e case-studies. 

Por outro lado, as empresas devem investir na produção e divulgação de conteúdos informativos recorrentes, que sejam alvo de destaque no Google Discover, por ser uma das plataformas mais usadas na pesquisa de informação credível.

partilha-conteudo

6. SEO Local

Sabia que atualmente 9 em cada 10 experiências online têm início num motor de pesquisa? E sabia que as pesquisas locais foram as que mais aumentaram?

2020 trouxe-nos de volta a relevância do local - a subsistência dos negócios locais tem sido uma preocupação geral. Torna-se, por isso, importante entrar em 2021 com uma aposta vincada na otimização do SEO e tirando partido de plataformas como o Google My Business.

em-que-consiste-o-seo-local-e-quais-as-suas-vantagens-ebook-de-google-my-business-onde-sao-exibidos-os-resultados-locais-no-google-local-3-pack

7. Email marketing

Conhecido por ter uma das melhores taxas de ROI, os profissionais de marketing estão a redescobrir a importância do email marketing na sua estratégia, associado agora à capacidade de personalização e automação. 

O Email Automation é uma das estratégias de Marketing mais eficientes quer na conversão de leads em clientes (em especial no E-Commerce B2C) como na nutrição e fidelização contínua de clientes.

 

2021: a transformação digital no centro das atenções

As tendências para 2021 são claras! Encerram uma vitória esmagadora da transformação digital orientada para a proximidade na relação entre as partes. Mais do que angariar novos clientes, as empresas B2B e B2C estão a agarrar-se à sua carteira atual e procuram dominar as técnicas de nutrição personalizada.