O Social Selling tem vindo a ganhar uma importância crescente graças aos resultados que permite alcançar em vendas. Quando efetuada da forma mais apropriada e com recurso às melhores ferramentas é possível tirar o máximo proveito da sua Estratégia de Social Selling.

Neste artigo, aprofundámos já a definição de Social Selling, desvendámos alguns mitos sobre esta estratégia e apresentámos os principais benefícios da sua aplicação nas empresas. 

Muito resumidamente, o Social Selling usa as Redes Sociais de forma estratégica para encontrar e desenvolver relações próximas com prospects e clientes, criar e fortalecer a nossa marca pessoal e posicionar-nos como especialistas na nossa área de atuação. Quando essa ligação é transferida para o contacto direto (através de uma chamada telefónica ou de uma reunião, por exemplo) fechar vendas fica muito mais fácil.      

 

6 Dicas para o sucesso da sua Estratégia de Social Selling

As plataformas de Social Media podem ser muito úteis para que marcas e negócios se aproximem e interajam com clientes e potenciais clientes. Para isso, há alguns comportamentos e cuidados que deve ter para que a sua Estratégia de Social Selling seja bem-sucedida. 

guia-social-selling-3-dicas-e-ferramentas-para-o-sucesso

 

1. Crie a sua marca pessoal  

Em vendas, a imagem é algo essencial, tanto no mundo real como no digital. Mantenha em mente que o Social Selling é sempre feito de pessoa para pessoa. Assim, a forma como se apresenta em qualquer Rede Social deve ser bem estudada, sempre com a sua buyer persona em mente. O objetivo é fazer com que ela se identifique e sinta que o seu perfil lhe inspira confiança.    

 

guia-social-selling-3-dicas-e-ferramentas-para-o-sucesso-conteudo

2. Aplique uma estratégia de conteúdo

O conteúdo é outro ponto importante para trabalhar a sua credibilidade e ter sucesso no Social Selling. Depois de escolher as Redes Sociais que pretende trabalhar, empenhe-se! Desenvolva a estratégia de conteúdo mais adequada e seja fiel ao que definir. 

Um ritmo de publicações constante, a partilha de conteúdo de valor e uma interação relevante com os seus contactos fazem parte de qualquer estratégia eficaz de Social Selling.

 

Para rentabilizar ao máximo o seu conteúdo, aplique o Princípio de Pareto: concentre 20% do seu tempo na produção do conteúdo e 80% na sua difusão em diferentes plataformas de Social Media.

 

3. Encontre os prospects ideais 

As Redes Sociais podem ser fontes de informação muito úteis sobre os seus prospects, mas há que saber escutar. E é o Social Listening que o vai ajudar a conhecer os principais pain points dos seus potenciais clientes. Isto irá dar-lhe uma enorme vantagem competitiva quando chegar a altura de lhes apresentar as suas soluções. 

O foco inicial deve ser definir o seu público e ir ao seu encontro no mundo digital. Onde circulam os seus prospects e em que locais procuram informação? Em grupos do Facebook? No Linkedin? Onde quer que seja, é lá que deve estar. Toda a informação recolhida deve ser usada para otimizar a sua comunicação. 

 

4. Seja acessível   

Gostaria de sentir que está a falar sozinho?

Os seus prospects também não, daí a importância de se manter acessível e atento. De facto, um dos pontos mais significativos do Social Selling é a interação.

Deve tentar sempre interagir com quem contacta consigo, de modo a dar continuidade à conversa em tempo útil. 

Estar com atenção a novos comentários, mensagens e reclamações é essencial para responder o mais rapidamente possível e impressionar o interlocutor. 

guia-social-selling-3-dicas-e-ferramentas-para-o-sucesso-1

Quando colocam uma pergunta ou uma reclamação nas Redes Sociais, 37% dos utilizadores esperam receber uma resposta no próprio dia e 28% no prazo de uma hora. 

Fonte: Statista

 

5. Meça resultados 

Para conseguir ir sempre melhorando a sua Estratégia de Social Selling é indispensável que meça os resultados de cada uma das ações implementadas. Assim, pode ficar com uma visão mais abrangente sobre o que funciona melhor e pior na sua estratégia e fazer as correções necessárias. 

A análise de uma simples métrica como o tempo despendido pelos utilizadores no seu website (provenientes das Redes Sociais) pode ser decisiva para otimizar a sua atuação. 

Por outro lado, pode também ir explorando os dados e estatísticas disponibilizadas pelas próprias plataformas. O LinkedIn, por exemplo, permite visualizar algumas métricas para perceber se os conteúdos partilhados na rede estão ou não a chegar ao público-alvo desejado.

 

6. Inicie uma relação offline guia-social-selling-3-dicas-e-ferramentas-para-o-sucesso-inicie-uma-relacao-offline

Muitos empresários hesitam em aplicar uma Estratégia de Social Selling por acharem que não se enquadra no seu patamar de negócios. Acreditam que, como vendem produtos ou serviços de milhares de euros, ninguém fecha esse tipo de negócios através das Redes Sociais. E isso não deixa de ser verdade. 

No entanto, não devemos esquecer que o que importa no Social Selling é agarrar e corresponder às necessidades dos prospects no mundo digital e gerar confiança. Criar uma relação próxima através das Redes Sociais é apenas o primeiro passo. Assim que possível, o objetivo é trazer essa relação para o mundo real, onde os grandes negócios ocorrem. 

 

Ferramentas para Social Selling 

Como vimos, a escolha da melhor plataforma digital para aplicar a sua Estratégia de Social Selling vai sempre depender do seu público-alvo. No mercado nacional o LinkedIn e o Facebook são as principais Redes Sociais onde marcas e utilizadores se encontram, mas o Social Selling pode aplicar-se em qualquer plataforma.

Assim, deve pesquisar quais as melhores ferramentas que cada Rede Social tem para lhe oferecer e tirar o máximo partido de cada uma, face aos seus objetivos. 

  • Ferramentas de pesquisa de prospects

A título de exemplo, o LinkedIn dispõe de uma ferramenta que pode ser muito útil para encontrar e organizar em práticas listas os prospects que melhor se enquadrem nos seus interesses. Com o Linkedin Sales Navigator, pode otimizar o seu tempo e receber notificações específicas sobre os elementos que considerar mais valiosos na sua rede de contactos.  

  • Ferramentas de agendamento de publicações 

Quase todas as plataformas permitem criar um ou vários posts e agendar previamente a data para a sua publicação. Isto pode ser muito útil para períodos de férias ou em que tenha menos tempo para se dedicar à partilha de conteúdo nas suas Redes.

No entanto, lembre-se que a interação é vital, portanto, nos dias agendados, mantenha-se atento e responda a eventuais comentários, dúvidas e reclamações.  

  • Ferramentas de design 

Mesmo que não tenha grandes competências a nível de design gráfico, existem alguns auxiliares para melhorar as suas publicações. Certas ferramentas permitem criar posts personalizados com o conteúdo que se pretende, escolhendo alguns elementos pré-definidos de design. 

Por vezes, basta um design de aparência mais profissional para ajudar a destacar o seu conteúdo nas plataformas digitais.  

 

sugestao-blog-made2web Otimize as suas vendas com o Social Selling 

O Social Selling é feito entre indivíduos nas plataformas de Social Media. Depois do primeiro contacto e da criação de uma ligação mais próxima, é tempo de trazer os seus prospects para o mundo real e fechar negócios. 

Comece hoje mesmo a desenvolver uma Estratégia de Social Selling e aproveite todas as vantagens que as Redes Sociais podem ter para o sucesso das suas vendas!

 

Quero definir uma Estratégia de Social Selling vencedora >