O aumento das pesquisas por produtos e serviços locais, ou “perto de mim”, está na base da importância de desenvolver uma Estratégia de SEO Local. Quando alguém procura localmente pelas soluções que a sua empresa oferece, é vital que a sua marca surja entre os primeiros resultados. É este o objectivo principal de trabalhar o SEO Local.  

 

 

De nada serve oferecer os melhores produtos ou serviços do seu bairro se ninguém os conseguir encontrar online. 

 

Para ter acesso a todos os benefícios do SEO Local, é essencial compreender em que consiste e quais os cuidados que deve ter na implementação de uma estratégia deste tipo.

 

O que é o SEO Local?

O SEO Local pode definir-se como um conjunto de acções cujo objectivo é apresentar o seu negócio nos resultados das pesquisas locais. Basicamente, ao trabalhar o SEO Local, pretende-se que a sua empresa apareça nos resultados das pesquisas relevantes efectuadas para a sua localização da sua empresa. 

Aquilo que separa o SEO do SEO Local é que este último é georreferenciado, ou seja, inclui referências geográficas para ajudar os motores de pesquisa a identificar a sua localização. 

Imaginemos o exemplo de um restaurante de comida japonesa. Neste caso, quando trabalhamos o SEO, usamos certas palavras-chave para direccionar clientes para o negócio, como “restaurante de sushi”, por exemplo. Já numa Estratégia de SEO Local, é necessário adicionar-lhes termos relacionados com a localização geográfica do seu restaurante, como “restaurante de sushi Lisboa”.

 

3 Vantagens do SEO Local

em-que-consiste-o-seo-local-e-quais-as-suas-vantagens-ebook-de-google-my-business-onde-sao-exibidos-os-resultados-locais-no-google-3-vantagens-do-seo-local

 

  • Melhora a reputação das marcas

Independentemente da dimensão e do sector de atuação de uma empresa, o SEO Local tem um impacto positivo na sua reputação. Conhecer a morada exacta, os contactos e as opiniões de outros clientes sobre uma marca dá uma percepção mais real sobre ela e isso gera confiança.  

 

  • Atrai clientes das proximidades

Para a maioria dos negócios, uma Estratégia de SEO Local traz benefícios porque contribui para trazer mais clientes à loja ou ao espaço físico da empresa. As pesquisas locais tendem a ser feitas na rua e os primeiros resultados a surgir terão as maiores hipóteses de cativar clientes. 

 

Sabia que 46% das pesquisas no Google são sobre informação local? 

E que os resultados de pesquisas locais resultam em vendas 28% das vezes?

Fonte: Hubspot

 

  • Aumenta a autoridade regional

Uma boa Estratégia de SEO Local vai ajudar a que o seu negócio apareça nos primeiros lugares dos resultados, sempre que ocorra uma pesquisa relevante para a sua empresa. Assim, o utilizador vai atribuir-lhe uma maior credibilidade face à sua concorrência naquela região. 



Onde são exibidos os resultados locais no Google?

Uma Estratégia de SEO Local vai ajudar a sua marca ou empresa a ficar melhor posicionada no ranking dos resultados locais. No Google, estes são apresentados em 3 locais possíveis. 

  • Google’s Local 3-Pack

Ao fazer uma pesquisa no Google que associe um serviço a um local, surgem sempre 3 resultados, devidamente assinalados num mapa: o Google’s Local 3-Pack.

em-que-consiste-o-seo-local-e-quais-as-suas-vantagens-ebook-de-google-my-business-onde-sao-exibidos-os-resultados-locais-no-google-local-3-pack

 

Estes resultados são orgânicos e têm a vantagem de aparecer antes da listagem de websites, o que lhes confere um maior destaque. Para os conseguir alcançar, as marcas precisam de cumprir requisitos relacionados com proximidade, relevância e autoridade.

 

  • Google Maps 

Quando as pesquisas são feitas directamente no Google Maps, os resultados mais próximos do utilizador surgem listados do lado esquerdo do ecrã e assinalados no mapa.

em-que-consiste-o-seo-local-e-quais-as-suas-vantagens-ebook-de-google-my-business-onde-sao-exibidos-os-resultados-locais-no-google-maps

 

  • Google Ads 

Consoante as configurações da campanha Google Ads, os anúncios podem surgir nos resultados de pesquisa e também no Google Maps, caso esteja activada a extensão de localização. Para que tal aconteça, é obrigatório ter uma página Google My Business, pois é aí que o motor de pesquisa vai recolher a informação. Não é possível inserir a mesma manualmente na Campanha.  

 

Quem se deve preocupar em desenvolver uma Estratégia de SEO Local?

Todas as empresas e negócios, quer actuem no segmento B2B ou B2C, beneficiam da implementação de uma Estratégia de SEO Local. 

  • Em negócios locais, como restaurantes, cafés, cabeleireiros, lojas, escritórios de advogados as vantagens são claras: quanto mais fácil for para um utilizador encontrar estes locais na sua área de pesquisa, maior será a probabilidade de vir a escolher um deles para satisfazer as suas necessidades. 

 

  • Também empresas de maior dimensão, que possuam várias localizações (sucursais, lojas ou diferentes escritórios) devem criar uma página Google My Business por cada localização e trabalhar o SEO Local em cada um desses locais. Neste caso, o SEO Local é importante para promover confiança. Ter acesso à morada e contactos de uma empresa, bem como conhecer a sua reputação através das reviews, contribui para isso. 

 

O que deve ter em atenção numa Estratégia de SEO Local?

Face a tudo o que a sua marca tem a ganhar, investir numa Estratégia de SEO Local é uma forma simples de alcançar objectivos, não apenas de alcance, mas também de notoriedade e de conversões ou vendas. Para o conseguir existem algumas boas práticas que deve seguir:  

1. Identificar as palavras-chave georreferenciadas relevantes para a localização da sua empresa.

2. Desenvolver conteúdo optimizado para essas palavras-chave no seu website criando, por exemplo, artigos de blog. Todo o trabalho habitual de SEO deve ser feito em termos de SEO Local.

3. Ter o NAP (Name, Address, Phone Number) sempre actualizado e igual em todas as plataformas ou directórios online da sua empresa. Qualquer erro neste ponto vai contribuir para gerar confusão e desconfiança.

4. Criar links externos em websites de empresas regionais com elevada reputação online. Para este efeito pode contactar, por exemplo, um jornal digital local ou marcas com quem pretenda estabelecer algum tipo de parceria. Lembre-se que este linkbuilding externo só faz sentido com empresas relacionadas com a sua área de negócio. 

5. Optimizar o seu website para mobile. Uma vez que este tipo de pesquisa local é feita geralmente através de smartphones, quando as pessoas andam na rua, é essencial que o seu website funcione corretamente neste tipo de dispositivos.

6. Criar e optimizar a página de Google My Business da sua empresa é essencial para alcançar os melhores resultados na sua Estratégia de SEO Local. Esta permite dar ao utilizador uma série de informações sobre o seu negócio de forma rápida.

7. Incentivar à recolha de reviews para a sua página de Google My Business. Pode fazê-lo, por exemplo, enviando aos clientes um email, após a compra, solicitando feedback. 


8. Responder a reviews da sua página de Google My Business - é assim que vai criar a sua reputação online. Independentemente de serem positivos ou negativos, é imperativo que responda a esse feedback. Desse modo vai demonstrar que a sua marca se interessa pela opinião dos seus clientes e isso ajuda a criar uma boa imagem.    

 

sugestao-blog-made2web Conclusão

Trabalhar o SEO Local traz inequívocas vantagens às marcas e empresas. Nos negócios locais, este impacto positivo é mais óbvio mas, mesmo em grandes empresas, ou em áreas de negócio que não beneficiem directamente da proximidade física com os seus clientes, o SEO Local ajuda a melhorar a reputação e autoridade das marcas.

Quero otimizar a minha Estratégia de SEO Local >