Em 2020 saiu o 7º Estudo Anual sobre Estatísticas de Blogging. Este trabalho resulta da recolha e cruzamento de dados de mais de 1.000 bloggers com muitos dados estatísticos e da sua análise feita por especialistas mundiais em content marketing. 

Da relação entre resultados e conteúdos, conseguimos retirar várias conclusões que podem ser encaradas como boas práticas a implementar na produção e otimização de conteúdo para o seu blog.

Neste artigo, selecionámos as 8 estatísticas que considerámos mais relevantes e adicionámos os nossos inputs para que possa desenvolver um blog de sucesso - a começar já em 2021!

 

8 estatísticas importantes sobre Blogging

1. Que tamanho deve ter um artigo de blog?

Começamos com a nota de que tudo vai depender do tipo de blog e dos seus objetivos específicos.

Um blog de notícias deve apresentar publicações mais curtas, que atingem um pico de pesquisas rapidamente. Enquanto que num blog com objetivos educacionais, os artigos são mais longos e explicativos, de modo a aprofundar os temas apresentados, e tendem a perdurar no tempo.

No entanto, no estudo em questão, as estatísticas revelam que quanto maior o artigo melhor é o resultado...

 

check Acima das 1.000 palavras, de certeza! 

Os números não nos surpreendem. Na Made2Web defendemos sempre que um artigo de blog deve ter acima das 1.000 palavras. São artigos mais completos e educativos para a buyer persona, e acabam por posicionar a sua empresa como líder de opinião num determinado tema.

Acrescentamos ainda que em artigos acima das 1.500 palavras, pode sempre aproveitar e desenvolver outro tipo de conteúdo para download, como, por exemplo, um ebook ou um concept guide.

 

2. Com que frequência deve publicar artigos de blog? 

À semelhança do que falámos na pergunta anterior, vai depender do tipo de blog. No blogging noticioso pode partilhar 10 artigos por dia, o mesmo não se aplica a outras empresas. 

Diz o estudo que uma maior frequência de publicação traz melhores resultados. 

check Depende… mas com frequência!

A periodicidade de publicação deve ser adaptada à sua empresa. No entanto, defendemos que a publicação de pelo menos 1 artigo por semana é uma boa base de partida. O ideal será testar até perceber o que faz mais sentido para o seu negócio.

 

3. Que formato de conteúdo deve ter um artigo de blog?

Cada artigo de blog pode ser criado com formatos muito diferentes, desde artigos de opinião, guias do tipo “how to”, notícias e muitos outros.

A definição do tipo e estrutura do conteúdo a publicar vai depender dos seus objetivos de comunicação em cada momento.

 

check Vários! Do que quer falar?

Os formatos de conteúdo mais populares entre os bloggers foram os artigos do tipo “how to” e as listagens, mas quando falamos de eficácia entram muitas tipologias de artigo no top.

Os resultados são muito semelhantes, pelo que o trunfo está na adaptação às preferências de cada audiência.  

 

4. O que não pode faltar num artigo de blog? 

Um artigo de blog que inclua apenas texto, por muito interessante que seja, não vai ser apelativo para o leitor.

Inserir outros formatos de conteúdo cria mais valor e contribui para otimizar a experiência do utilizador. Esses artigos tornam-se mais fáceis de ler e a mensagem mais fácil de perceber.

check Há elementos visuais que aportam mais interesse aos artigos de blog e ajudam a alcançar melhores resultados:

  • Imagens que adicionem valor e informação ao artigo, como infográficos, tabelas-resumo ou outras;
  • Estatísticas são também importantes para fundamentar o artigo - se incluir links de outras páginas, com autoridade sobre o tema, tanto melhor. O algoritmo Google dará mais credibilidade à página do artigo;
  • Quotes de líderes de opinião são também uma excelente forma de atribuir maior credibilidade ao conteúdo escrito;
  • Vídeos são os elementos que têm provado conseguir melhores resultados. Na Made2Web, apostamos cada vez mais nesta tendência, porque traz de facto benefícios. Ajuda a prender a atenção do utilizador e é uma boa forma de passar a mensagem rapidamente. 

Lembre-se que manter o leitor mais tempo na página do artigo vai contribuir para a otimização SEO, e estes conteúdos ajudam muito nessa missão.

 

5. Como deve ser feita a divulgação de artigos de blog? 

Produzir artigos de blog de qualidade não é suficiente para atrair audiências. O conteúdo, depois de produzido, deve ser divulgado ao máximo.

Na maioria das vezes, a partilha restringe-se às Redes Sociais, mas esse meio é, na verdade, o que traz menos eficácia. 

check  Qualquer um... ou todos!

Apesar de não haver uma regra universal, a divulgação deve ser feita pelo maior número de meios possível, desde que faça sentido e que o seu orçamento o permita. 

O objetivo é tentar, de todas as formas, que o utilizador aceda ao conteúdo criado. O truque será diversificar ao máximo para rentabilizar ao máximo e evitar apostar tudo num só canal. 

 

6. SEO e palavras-chave: são importantes para o blogging? 

Trabalhar o SEO através das palavras-chave é como traçar o caminho que vai atrair os utilizadores até ao conteúdo que procuram. Na base de qualquer estratégia de content marketing estão estas duas variáveis indissociáveis. 

check Claro que sim!

É notório que os bloggers que mais fazem pesquisa de palavras-chave são os que obtêm melhores resultados. Assim, otimizar os artigos de blog para esses termos é sempre uma boa ideia para que sejam mais fáceis de encontrar na página de resultados orgânicos dos motores de pesquisa.

 

7. Qual a importância do analytics para o blogging? 

Uma das maiores vantagens do digital é precisamente poder aferir os resultados das ações e perceber o comportamento do utilizador e a performance daquele conteúdo.

No offline isto não é possível de todo, portanto, devemos tirar o máximo partido destes dados através das ferramentas de análise. 

check  Muita. Testar e otimizar, sempre! 

Como seria de esperar, os dados revelam que mais análise equivale a mais sucesso. É útil para otimizar o conteúdo em si, mas também para perceber o que se deve ou não fazer no decorrer da estratégia.

 

8. Há vantagens em atualizar artigos de blog antigos? 

No caso de artigos muito completos ou bem rankeados, não faz sentido criar um novo conteúdo. Caso existam elementos desatualizados, basta rever esses dados de modo a manter o conteúdo real e atual. 

check Sem dúvida! Manter os artigos atualizados mostra que a informação é real e periodicamente verificada, o que inspira mais confiança aos leitores.

O Google também beneficia essas páginas, porque consegue detetar que há um esforço em manter o conteúdo atualizado. 

 

Mas... o Blog continua a dar resultados?

A resposta é Sim! Yes! Oui! Ja! 

O blogging permite às marcas trabalhar diversos termos de pesquisa, dependendo do seu objetivo, sendo também um contributo precioso para a otimização SEO.

Os artigos de blog podem servir para atrair a buyer persona através de conteúdo que aborda os seus pain points; ou podem apresentar a informação necessária para ajudar na consideração ou decisão da solução que melhor satisfaz as suas necessidades. 

Encontrar fórmulas universais e 100% eficazes para que um artigo de blog tenha sucesso é um verdadeiro desafio. Mas... estas estatísticas revelam que existem pontos comuns que ajudam a alcançar bons resultados.

O segredo está em saber ajustar cada boa prática às características e objetivos da sua empresa e à sua comunicação digital. 

boas-praticas-para-um-blog-de-sucesso-inclui-estatisticas

Em suma, o blogging está vivo e recomenda-se! Por isso, deve ser uma forte aposta na sua estratégia de marketing digital em 2021.

 Quero um Blog com resultados >  


 


Nota: Este artigo foi escrito tendo como referência o 7º Estudo Anual sobre Estatísticas de Blogging, da Orbit Media Studios.