Engana-se se pensa que o LinkedIn é uma rede social só para quem procura emprego. A plataforma evoluiu e tem-se tornado cada vez mais num impulsionador de negócios e numa boa plataforma de networking.

Algumas empresas já perceberam este valor e começaram a utilizar a rede como uma forte componente na sua estratégia de vendas. Outras ainda estão na retaguarda e em muitos casos não sabem por onde começar. 

Neste artigo, iremos apresentar alguns passos que a sua empresa deve adotar para garantir que consegue tirar o máximo proveito do LinkedIn. Com estas medidas a sua equipa estará preparada para começar a criar e fortalecer relacionamentos com potenciais clientes e gerar ainda mais negócio.

6 dicas para Vender mais no LinkedIn 

É possível que alguns comerciais prefiram tentar outras formas de venda mais tradicionais, do que dedicar algum tempo a aprender como utilizar as redes sociais para criar negócio. Aqui entre nós, vai sempre encontrar os “velhos do Restelo”. 

É caso para experimentar estes truques para convencer a sua equipa. 
6-dicas-para-vender-mais-no-linkedIn

1. Dê formação à sua equipa de vendas

Se a sua equipa não está familiarizada com as redes sociais, muito menos com o LinkedIn, ou com o social selling, prepare umas sessões de formação sobre a plataforma e também sobre o LinkedIn Sales Navigator.

Pode ainda convidar os vendedores que já conhecem bem o LinkedIn para uma sessão de esclarecimento ou usar este artigo para uma aula rápida.

2. Ofereça um programa de coaching para garantir a adoção do social selling

A adoção de uma nova estratégia é algo que exige algum tempo e mudanças na rotina de trabalho. Por isso, as sessões de coaching de branding executivo são importantes para que as equipas de vendas tenham acompanhamento de perto, pelo menos numa fase inicial, para que se sintam confiantes.

É fundamental que depois disso consigam colocar em prática o que foi aprendido na formação, além de terem uma estratégia adaptada à realidade de cada um e alguns conselhos de melhores práticas para terem mais sucesso no LinkedIn.

3. Promova uma estreita relação entre marketing e vendas

Normalmente, as empresas já têm diversas informações que podem ajudar as suas equipas na estratégia de partilha de conteúdos. Para isso, é fulcral que a equipa de vendas e a equipa de marketing trabalhem em conjunto. 

Para assegurar que assim é, marque reuniões regulares entre todos para garantir que são esclarecidas quaisquer dúvidas, que todos os materiais de comunicação são partilhados com a equipa de vendas e que esta está alinhada com os esforços de comunicação da empresa.

4. Dê feedback com frequência

Reúna regularmente com a equipa de vendas para avaliar resultados e dar feedback sobre o trabalho alcançado.

Procure fazer uma análise prévia para que a avaliação seja construtiva.

lampLembre-se: se tem algo negativo a apontar deve fazê-lo em privado e individualmente, enquanto que os elogios podem ser partilhados com o grupo (mas sem exageros para não ferir suscetibilidades de quem, por algum motivo, não consiga os mesmos resultados).

5. Seja um exemplo prático

Se a máxima “faz o que eu digo, não faças o que eu faço”, não funciona com as crianças, muito menos vai funcionar com a sua equipa de vendas.
É importante que tenha “embaixadores sociais” internos que sejam um exemplo de empenho, confiança, inspiração e credibilidade para a sua equipa.
Será difícil que os seus comerciais consigam interessar-se pela plataforma, criar relações ou gerar vendas no LinkedIn se não sentirem a mesma dedicação por parte da gestão de topo.

6. Ofereça incentivos para motivar

Se tudo o resto falhar, tenha um plano de incentivos como bónus, cheques presente, cabazes alimentares ou de beleza, livros, viagens, bolsas para cursos, especializações ou workshops relacionados com a área de negócio, entre outras recompensas que sinta que os seus colaboradores vão apreciar e sentir o seu esforço reconhecido.

Construa uma Estratégia de Vendas diferenciada com a potencialidade do LinkedIn

Estas 6 dicas vão ajudar a sua empresa a implementar uma estratégia global de social selling, fazendo com que os seus vendedores sejam reconhecidos como experts na área de negócio. Se quiser, pode explorar mais sobre como criar uma estratégia de social selling aqui.

Por último, não desista! Construir relações sólidas no LinkedIn e conseguir ter uma autoridade sólida num setor demora o seu tempo. Mas, pense assim, quanto mais sólidas as relações, mais chances tem de que essas relações se transformem em vendas.

E lembre-se, como qualquer rede social, o LinkedIn está em constante mudança, por isso, é importante registar o que funciona para si, para a sua empresa, para os seus colaboradores e, claro, para os seus clientes.

Bons negócios!