Os vídeos têm vindo a ganhar destaque nas estratégias de marketing. O vídeo marketing consegue acompanhar a audiência nas diferentes etapas da buyer’s journey.

Com o vídeo certo conseguimos atrair, entreter, criar um relacionamento, vender o nosso produto ou serviço e reter os nossos clientes, fidelizando-os. São diversos os estudos que comprovam o valor do video marketing, através de números que impressionam:

  • O vídeo será responsável por 82% de todo o tráfego da Internet (Cisco);
  • 90% dos consumidores são influenciados por vídeos na decisão de compra (Forbes, via Vidyard);
  • Colocar um vídeo no email marketing aumenta a taxa de clique em até 300% (MarTech Advisor);
  • Nas redes sociais, os vídeos geram 1200% mais partilhas do que texto e imagens juntos (Brightcove, via Adelie Studios);
  • Um vídeo numa landing page pode aumentar as conversões em mais de 80% (Visually, via Adelie Studios).

guia-como-ter-a-melhor-estrategia-de-marketing-digital-com-o-video-marketing-parte-1

Ao longo deste guia, vamos explicar:

  1. O que é o vídeo marketing;
  2. As vantagens de inserir esta estratégia digital no seu plano global de marketing e
  3. Elementos-chave a considerar numa estratégia de video marketing.

No vídeo da Vidyard que a seguir apresentamos, poderá saber de forma resumida tudo o que deve considerar e decidir, antes de prosseguir para uma estratégia de video marketing.

 

 

Estruturamos o conteúdo deste guia em três fases: pré-produção, produção e pós-produção. Comecemos então pela fase de pré-produção.

 

Fase 1. Pré-produção: como definir um plano de vídeo marketing

Pense na pré-produção como a fase ideal para o planeamento. Antes de acender as luzes, pressionar o play e gritar ação, é importante que invista algum tempo a definir o papel que o vídeo vai desempenhar na sua estratégia global de marketing digital.

 

Podemos ter como meta fortalecer a imagem da marca, entreter e educar o público ou apoiar as vendas no digital. 

 

Defina então o objetivo principal do vídeo e liste os recursos que irá precisar. Responda a algumas perguntas, como por exemplo:

  • O que quer que este vídeo inspire as pessoas a fazer?

    • Conhecer ou promover a sua marca?
    • Conhecer ou comprar um produto/serviço?
    • Inscrever-se num evento?
    • Ler um post no seu blog ou fazer download de um recurso?
    • Subscrever a sua newsletter?

 

  • Que recursos tenho para criar o vídeo? 

    • Talento? 
    • Editores de vídeo?
    • Equipamento?
    • Estúdio?

 

  • Para que fase da buyer’s journey quero comunicar com
    o vídeo?

    • Atração?
    • Consideração?
    • Decisão?
    • Fidelização

 

Formular respostas a estas questões vai ajudar a que afunile as inúmeras possibilidades, orientando todo o seu esforço para o cumprimento do seu objetivo. Neste âmbito a variável recursos costuma ditar a viabilidade e o sucesso deste tipo de ações multimédia.

Vamos supor que pretende dar a conhecer o seu novo produto/serviço. No entanto, o único equipamento que dispõe para produzir o vídeo é o seu smartphone e os seus recursos humanos, embora colaborativos, denotam alguma inexperiência técnica.

É importante que encare o vídeo tal como ele é - uma das mais potentes ferramentas de Marketing, e como tal recomenda-se que seja concebido com a supervisão ativa de especialistas.

Filmar no exterior é muitas vezes uma excelente opção, no entanto obriga à utilização de equipamentos de som e luz profissionais. 

Por outro lado, filmar em estúdio é ótimo porque proporciona uma enorme flexibilidade em termos de edição de imagem, porém implica o manuseamento de diversos equipamentos profissionais. É por isso muito importante ponderar sobre os recursos necessários para a sua estratégia de vídeo marketing antes de prosseguir. Pesquise cuidadosamente sobre as várias soluções profissionais no mercado.

 

Verifique se o conteúdo do seu vídeo está alinhado com a buyer’s journey

Regressamos agora ao vídeo em si. Já decidiu sobre o objetivo do seu vídeo (ex. dar a conhecer o seu novo produto/serviço) e o local onde quer que as pessoas acedam (ex. página de produto/serviço do website). A sua ideia é, por exemplo, que o vídeo desperte curiosidade e que leve as pessoas a contactar a sua empresa (na buyer journey este comportamento insere-se na fase de consideração). Agora interessa definir o tipo de conteúdo mais atrativo para cativar o visitante

Neste sentido deixamos-lhe algumas dicas que ajudam a ajustar o conteúdo do seu vídeo ao comportamento que pretende obter.

 

  • atrairAtração: Se pretende atrair pessoas que ainda pouco ou nada sabem sobre o conteúdo que irá partilhar, deve conceber o conteúdo do vídeo numa vertente educativa. 

Faz sentido, por exemplo, mencionar quais os problemas que o produto ou serviço resolve, de que forma o faz e que valor acresce ao utilizador. Deve evitar focar-se em características técnicas ou incluir referência a preços ou promoções. Lembre-se que o seu visitante está numa fase de compra muito imatura.

Importante: por norma, um vídeo para a 1ª fase da Buyer Journey deve ser publicado numa plataforma não comercial, com carácter pedagógico. Por isso recomenda-se que partilhe o vídeo num artigo de blog que irá construir sobre o tema, e por fim partilhe o artigo com o vídeo nas suas redes sociais.

 

  • awareness-00Consideração: Se deseja cativar os utilizadores que já ouviram falar sobre o seu produto/serviço, mas querem saber um pouco mais antes de entrar em contacto, pode focar-se novamente nas vantagens, no valor que promete criar ao utilizador. No entanto nesta altura deverá incluir também uma componente comercial credível à base de testemunhos ou case-studies, que tornem a sua empresa uma escolha a ponderar.

Importante: quando o objetivo é gerar uma lead (um pedido de contacto), interessa-lhe levar o utilizador diretamente ao website. Publique-o na página do produto/serviço dentro do seu website, colocando junto ao vídeo um botão CTA (call-to-action) que o direcione para um formulário de contacto.

 

  • vistoDecisão: Se quer conquistar as pessoas que já pensaram sobre o seu produto/serviço, já entraram em contacto com a sua empresa mas ainda não compraram, então o seu vídeo deve ajudar a acelerar a decisão, recorrendo de forma mais intensa a social proof (testemunhos e case-studies) e incluir algumas passagens sobre passo-a-passo ou uma visita virtual guiada que esclareça e simplifique a solução.

Importante: numa fase em que o utilizador já está a decidir se compra ou não o seu produto, deverá querer orientá-lo para uma landing page que apenas fale sobre esse produto e mostre logo no topo o vídeo em destaque. Vai escolher uma landing page em detrimento de uma página normal do website, porque a landing page não tem navegação e por isso é mais eficaz na conversão.

 

  • comprimentarNutrição: Se quiser que o seu vídeo promova uma relação contínua quer com as suas leads quer com os seus clientes ativos, o vídeo sobre o produto/serviço deverá ter um carácter personalizado. Ou seja, ser dirigido especificamente à audiência a que se propõe. O que implica fazer referência a um ou mais elementos que as suas Buyer Personas partilhem. 

Imagine por exemplo que o seu produto/serviço se destina a empresas B2B do setor da indústria, no qual as Buyer Personas são com frequência Diretores de Produção ou de Compras. Recomenda-se que ajuste o discurso/conteúdos do vídeo aos pain points dessa população em concreto, para melhor as sensibilizar.

Importante: Uma estratégia de marketing digital adequada para a fase de Nutrição é o Email Marketing, por ser facilmente personalizável. Neste caso, o vídeo será identificado no email com destaque e o clique irá fazer abrir uma Landing Page, que além de conter o vídeo, esclarece ainda mais sobre o tema, incentivando ao contato.

funil

A sua audiência reage de maneira diferente em cada etapa da buyer’s journey

 

Defina a duração mínima e máxima para o seu vídeo

Poderá perguntar-se nesta altura qual será a duração mais adequada do seu vídeo. Por um lado é um fator importante no que diz respeito ao orçamento desta ação. Por outro, pode determinar o sucesso do vídeo, mediante não só o tipo de pessoas a quem se irá dirigir, mas também as plataformas que escolher para a sua publicação.

É então uma questão muito relevante porque vai ajudar a concretizar toda a sua visão para o vídeo.

Para esta questão a resposta é simples:

 

Quanto mais se envolver emocionalmente com o seu produto/serviço ou empresa/marca, mais tempo o utilizador estará disponível para despender a ver o vídeo.

 

Assim sendo, para evitar correr riscos, opte por vídeos curtos (com duração inferior a 2 minutos) sendo que, por exemplo, um vídeo ajustado à fase da Nutrição é certamente muito mais longo do que um vídeo ajustado à fase de Consideração.

Como mencionado acima, há ainda outro aspeto a considerar. Não só devemos ter em atenção à fase da Buyer Journey como às plataformas de destino do vídeo. Falamos por exemplo das diferentes redes sociais, que face à sua natureza ou características poderão exigir uma adequação na duração do vídeo. 

Dependendo do formato do vídeo, poderá implicar termos mais do que uma versão, provavelmente uma versão original para o website/Blog, uma versão reduzida para o Facebook (entre 30 a 90 seg) e uma 3ª versão ainda mais curta para o Instagram (até 30 seg).

Consulte no vídeo que a seguir apresentamos, mais informações úteis sobre a duração mais adequada dos vídeos, consoante a plataforma-destino respetiva.

 

 

E terminamos por aqui a 1ª parte deste Guia de vídeo marketing. No próximo artigo iremos abordar dois temas muito relevantes para o sucesso desta estratégia digital - Formatos de Vídeos e StoryBoard (ou Guião). Deixamos-lhe algumas das questões que iremos esclarecer:

  1. Quais são os formatos de vídeos que mais eficácia têm demonstrado online?
  2. Quais são os formatos de vídeo mais indicados para respetivamente atrair, converter ou nutrir clientes?
  3. Para que serve e como se faz um guião de vídeo?

 

Até breve e boa leitura.