O comércio eletrónico está em franca expansão e as melhores marcas já sabem disso. Criar um website de e-commerce é cada vez mais fácil e existem já inúmeras plataformas disponíveis para o efeito.

Neste artigo vamos mostrar-lhe as vantagens de criar a sua loja virtual usando a plataforma Shopify.  

 

Principais benefícios da criação de um website de E-commerce

A criação de um website de e-commerce corresponde, basicamente, à implementação de uma loja virtual.

Sabia que 67% dos millennials preferem fazer compras online do que recorrer a lojas físicas? (Fonte: INVESP)

No fundo, o objetivo deste tipo de websites é permitir a compra e venda de produtos ou serviços através de uma loja online, o que aporta inequívocos benefícios, tanto para as empresas como para os consumidores. 

 

  • Oferecer uma experiência de compra mais rápida e cómoda

Os websites de e-commerce estão disponíveis 24 horas por dia, ao longo de todo o ano, eliminando as restrições horárias das lojas físicas.

Todo o transtorno relacionado com deslocações, busca por estacionamento e filas de espera nas lojas convencionais desaparece totalmente nas lojas online.

Isto resulta numa experiência incomparavelmente mais rápida e confortável para os compradores.

website-ecommerce-24-horas-aberto

 

  • Garantir compras privadas e mais informadas

Em certas áreas de negócio, em que a privacidade e o anonimato sejam valorizados, o atendimento não presencial pode ser um ponto positivo. 

Por outro lado, as compras online permitem fazer um amplo estudo comparativo prévio. Comprar em wesites de e-commerce possibilita fazer compras de forma privada e pesquisar mais calmamente sobre o artigo ou produto que se pretende. Esta possibilidade de consultar e comparar preços e características resulta em compras mais informadas, o que agrada aos consumidores atuais.  

 

  • Reduzir o investimento na implementação 

Por mais completo que seja o seu website para e-commerce, os custos envolvidos nunca serão comparáveis aos valores e burocracias que a criação de um espaço de venda físico exige. Pode destinar parte do valor que vai poupar para criar uma estratégia de marketing digital eficaz e conseguir melhores resultados. 

A criação e manutenção de uma loja online pode hoje ser feita de forma simples e eficiente, se escolher as melhores soluções e parceiros do mercado. 

 

  • Recolher e analisar dados estatísticos em tempo real

Numa loja física é praticamente impossível recolher e analisar dados para tratamento estatístico sobre os visitantes e clientes do espaço.

As plataformas de comércio online disponibilizam importantes dados estatísticos sobre o processo de venda. A quantidade de visitas e a taxa de abandono do carrinho de compras, por exemplo, constituem informações essenciais para perceber o que deve melhorar para conseguir melhores resultados e mais vendas. 

shutterstock_113012320

 

O que é e em que consiste o Shopify?

O Shopify é um software SaaS (Software as a Service) o que significa que se trata de uma solução de subscrição mensal disponibilizada na Cloud, em vez de ser comprada e instalada em computadores individuais. 

Esta plataforma possibilita-lhe criar, gerir e expandir o seu negócio online de um modo escalável, otimizado, centralizado e mais eficiente. 

Por ser uma solução na Cloud, tem a vantagem adicional de estar constantemente a ser desenvolvida e melhorada.

Também todas as preocupações com a manutenção e segurança do servidor ficam afastadas, porque estão incluídas no serviço. Ou seja, não precisa de possuir competências técnicas muito específicas, podendo criar a sua loja online de forma fácil e rápida permitindo-lhe focar-se no seu negócio e vendas.

Há 2 tipos de concorrência ao Shopify:

  1. Outras soluções na Cloud;
  2. Soluções on premise, nas quais o software local é instalado e executado nas instalações do utilizador (individual ou de uma organização).

Neste último caso, é preciso fazer uma manutenção manual e periódica. No Shopify, o pagamento mensal inclui já essa manutenção, bem como os custos de alojamento e a segurança é garantida.

Por ser líder de mercado, o Shopify é também líder a nível de criação de novas funcionalidades para os websites de e-commerce. Esta solução está em permanente desenvolvimento graças a uma gigantesca equipa de profissionais que trabalham continuamente para melhorar a plataforma e desenvolver novas aplicações.

De acordo com estudos da W3Techs.com, a Shopify é a terceira plataforma mais popular do mundo em sistemas de gestão de conteúdo e uma das que apresenta um maior crescimento global.

Quando o assunto é a criação e alojamento de websites para e-commerce, o Shopify destaca-se da concorrência e há bons motivos para isso! Destacamos 4 vantagens que esta solução apresenta para facilitar às empresas a configuração de lojas online completas e de alta performance.

vantagens-shopify-made2web

 

5 Vantagens de escolher Shopify

1. Flexibilidade a toda a prova

O principal motivo para preferir o Shopify é a enorme flexibilidade que permite a manutenção e adição de novas funcionalidades, ferramentas e plugins

Noutras soluções, as funcionalidades iniciais ficam estáticas, sem sofrer atualizações. Por ser líder de mercado, o Shopify está a ser atualizado de forma permanente e não há riscos de incompatibilidades (de plugins, por exemplo) porque todos são desenvolvidos de acordo com uma estrutura uniforme e aprovada pelo Shopify.

A velocidade da mudança de paradigmas exige uma atualização constante em todo o tipo de sites. As soluções na Cloud, como é o caso do Shopify, permitem acompanhar essa evolução em tempo real. 

No que à manutenção diz respeito, este tipo de solução funciona num modelo de subscrição mensal, que inclui já esse serviço. Assim, pode dedicar mais tempo ao que realmente importa no seu negócio e otimizar o time to market da sua empresa!

 

2. Temas diversificados e com design responsivo 

A aparência de um website de e-commerce deve ser coerente com a imagem da marca, de forma a conseguir apelar especificamente ao seu público-alvo.

O Shopify permite-lhe personalizar o seu site de vendas através de uma ampla diversidade de temas. 

Quer opte por um estilo mais dinâmico, mais arrojado ou mais minimalista, esta plataforma oferece-lhe uma boa variedade de escolhas para conseguir ajustar o design às suas necessidades concretas na criação de um site para e-commerce. 

Pode relaxar face ao desempenho do seu website em diferentes dispositivos (PC, tablet ou telemóvel). Todos os temas são elaborados com design responsivo para garantir a melhor experiência possível ao utilizador!

 

3. Várias aplicações e ferramentas disponíveis 

Para gerir e expandir o seu negócio online, o Shopify disponibiliza uma enorme diversidade de aplicações e ferramentas próprias. Desta forma, vai conseguir otimizar o seu website de e-commerce em valências muito diferentes.

Estas ferramentas podem dar uma mãozinha e simplificar processos tão diferentes como:

  • Gerir o seu inventário;
  • Emitir e enviar faturas;
  • Integrar social media;
  • Aumentar o tráfego e manter os visitantes envolvidos;
  • Monitorizar vendas e o comportamento dos clientes.

Tudo isto e muito mais está disponível para o seu site de e-commerce, à distância de um clique, na Shopify App Store

website-de-ecommerce-com-shopify

 

Shopify é uma das soluções que possibilita a integração no seu website do novo checkout do Instagram Shopping. Esta nova e popular ferramenta permite efetuar todo o processo de compra no Instagram, sem precisar de sair desta rede social. 

Atualmente, o Shopify é a plataforma mais utilizada em lojas online. Por esse motivo, agrega também a maior comunidade de programadores, que estão constantemente a produzir novos plugins e diversas aplicações extra para o Shopify.  

Uma grande vantagem de poder aceder a tantas ferramentas no Shopify é precisamente poder gerir tudo numa única plataforma, o que vai simplificar e agilizar vários processos do seu site de e-commerce. 

A plataforma Shopify é a escolha de mais de 1.000.000 de negócios em todo o mundo!

 

4. Múltiplos canais de vendas

A gestão de vendas do Shopify permite agregar e gerir num só lugar todas as vertentes de comércio da sua empresa, tanto online como offline.

Esta solução é ideal para empresas que precisem de criar uma ponte entre as vendas nas suas lojas físicas e as vendas online. Basta contabilizar as vendas offline na plataforma para que sejam apuradas com as restantes.

Para além disto, o Shopify ajuda a aumentar os lucros resultantes do comércio online. Esta solução facilita as vendas, tanto através da loja virtual como das plataformas das suas redes sociais ou até mesmo de outros sites. Isto porque, adicionando o botão “Comprar” do Shopify, pode vender os seus produtos em qualquer outro website ou blog! 

 

5. Segurança ao mais alto nível

É sabido que websites que demorem mais de 3 segundos a carregar são rapidamente abandonados pelos visitantes. Também os receios em termos de privacidade e segurança são hoje grandes responsáveis pelas elevadas taxas de abandono na fase de decisão da Buyer's Journey em websites de e-commerce. 

Todas as páginas, conteúdos e dados de todas as lojas online Shopify são protegidos com certificados de segurança SSL e o checkout tem uma segurança reconhecida e sobejamente testada, garantindo dados de compras e pagamentos seguros. 

Precisamente por ser uma solução na Cloud esta plataforma garante um grau muito superior de segurança, quando comparada com alternativas convencionais que estejam instaladas num servidor próprio. 

compra-online-website-seguro

 

Oferecendo um maior grau de segurança no seu website de e-commerce, vai estar a ganhar e a reforçar a confiança dos seus clientes, mas não só!

O Google também posiciona melhor sites que considera mais seguros, portanto irá estar também a contribuir para melhorar o seu SEO.  

A segurança em websites de e-commerce assume uma enorme importância, porque neles são pedidos dados sensíveis como moradas ou dados de cartões bancários.

 

2 Passos para começar a usar o Shopify e aumentar as suas vendas!

Passo 1 

Com o Shopify pode criar o seu website de e-commerce de raiz, ou migrar o atual para esta plataforma.

O primeiro passo deve ser avaliar qual o plano mais apropriado para a sua empresa.

À semelhança de outras soluções com subscrição mensal, o Shopify permite a utilização de uma versão gratuita ao longo de 14 dias. Aproveite esse período para analisar e escolher os recursos mais úteis para as suas necessidades.

 

Passo 2 

Depois da primeira etapa de avaliação, deve escolher o plano pago que mais se adequa à sua empresa.

Os valores mensais variam consoante o número de recursos disponíveis no plano selecionado e começam nos 29 dólares mensais (todos os preços são em dólares americanos).

O Shopify funciona com uma subscrição “mês a mês”. A qualquer momento pode trocar o tipo de plano mensal que subscreveu inicialmente para melhor se ajustar às suas necessidades.

Se tiver ainda crédito do plano anterior, ele será transferido para o plano seguinte.

Uma vez que o Shopify permite configurar a sua loja online sem necessidade de recorrer a serviços de hospedagem adicionais, a relação custo-benefício é muito vantajosa.

Ao criar o seu website de e-commerce no Shopify vai estar a melhorar a experiência do utilizador a vários níveis.

O resultado? Clientes mais satisfeitos, mais vendas e, para si, uma gestão mais simplificada de todo o website!

Fale connosco para começar a usar Shopify >