No dia 19 de março, o Instagram lançou no seu Business Blog uma novidade que deixou os marketeers de lojas online muito contentes: vai ser possível completar o processo de checkout diretamente na aplicação do Instagram.

O objetivo é que seja mais rápido e seguro para os utilizadores comprar os produtos que descobrem no Instagram, assim como facilitar o processo que leva da inspiração à compra.

 

Tudo o que sabemos até agora sobre o novo checkout do Instagram Shopping

No último ano, as novidades começaram com a introdução e expansão das tags de Instagram Shopping, a ferramenta que nos permite identificar um produto numa imagem e iniciar o processo de compra sem sair da app do Instagram.

O Instagram Shopping rapidamente se tornou parte do dia a dia dos utilizadores do Instagram, gerando mais de 130 milhões de cliques nas imagens para revelar as tags de produtos por mês.

O Instagram ouviu a comunidade, que queria mais funcionalidades, e lança assim o processo de checkout também na aplicação: mais simples, conveniente e seguro.

Anteriormente, o que acontecia é que o utilizador tinha de concluir a compra no website do vendedor. Agora já pode fazer tudo sem sequer sair da app do Instagram.

O novo checkout permite ainda que o utilizador guarde as suas informações de pagamento, para que possa comprar as suas peças favoritas sem fazer log in ou inserir novamente a sua informação.

 

instagram-checkout-processo

Ilustração do processo de checkout. Fonte: Instagram Business Blog

 

A novidade foi lançada com algumas lojas online dos EUA, como a Adidas, Zara, H&M, Michael Kors, NYX Cosmetics, entre outras. Para já, a funcionalidade está em beta e está limitada a algumas marcas específicas.

Quando a funcionalidade expandir, o Instagram terá a opção de integrar diretamente com o website ou através de parceiros como Shopify, BigCommerce, ChannelAdvisor e CommerceHub.

Os utilizadores vão poder pagar através da app com Visa, Mastercard, American Express, Discover ou PayPal. Os pagamentos aos vendedores estão a ser processados em parceria com a PayPal.

Ryan Pabelona, Director de Marketing de Performance da Revolve, uma das primeiras marcas a ter acesso ao checkout, afirma:

"Com o novo interface de checkout do Instagram, vamos poder servir melhor a nossa audiência com uma mentalidade millennial, oferecendo um novo, rápido e fácil processo de compra numa plataforma onde estão a interagir com o nosso conteúdo e a descobrir os nossos produtos."

 

Próximos passos para as Lojas Online no Instagram

O checkout foi a primeira novidade do ano para o Instagram Shopping, mas a marca promete que vai anunciar mais funcionalidades ainda este ano. Estamos a aguardar com altas expectativas!

Enquanto utilizador, o novo processo de checkout na app é realmente maravilhoso, o único problema parece ser mesmo para as nossas carteiras.

instagram shopping

 

Ainda que não esteja para já disponível em Portugal, o lançamento do checkout na app é algo com um potencial gigantesco. O caminho entre a inspiração e a compra fica encurtado de uma maneira que certamente irá levar a um aumento nas vendas em lojas online a partir deste canal.

Se quiser começar já a preparar-se para as novidades, fale connosco para saber o que deve fazer para aumentar a exposição da sua loja online no Instagram.

Quero melhorar a presença da minha marca no Instagram >