Os profissionais da área do Marketing e das Vendas já começam a usufruir das vantagens do vídeo para apresentar e promover produtos e serviços. No serviço pós-venda, o vídeo de suporte ao cliente pode ser também de grande utilidade para as organizações.

As aplicações do vídeo na área de suporte ao cliente são muito variadas mas têm em comum o facto de serem uma forma rápida, atrativa e eficaz de transmitir informação. Para além de dar a conhecer melhor produtos e serviços, este formato pode ser usado também para responder a perguntas dos consumidores, resolver reclamações e agilizar o funcionamento das próprias equipas de trabalho.   

 

O que é o Vídeo de Suporte ao Cliente?

Podemos definir o vídeo para suporte ao cliente como uma estratégia que utiliza o vídeo para ajudar na gestão do processo de pós-venda. Esta ferramenta de comunicação pode ser aplicada nas mais diversas áreas, beneficiando não só os clientes, mas também as empresas. 

 

Em 2020, 43% das empresas afirmam que o vídeo ajudou a reduzir o número de chamadas de suporte recebidas.

Fonte: Wyzowl, 2021

 

O vídeo de suporte ao cliente pode servir para:

  • Agilizar a resolução de problemas e dúvidas sobre produtos ou serviços;
  • Resolver reclamações e queixas de forma personalizada;
  • Proporcionar um melhor serviço na gestão de clientes e suporte aos mesmos;
  • Melhorar a imagem da marca caso ocorram problemas ou queixas dos clientes;
  • Inovar na forma de comunicação com os clientes e estreitar relações com eles;
  • Poupar tempo e otimizar o funcionamento do departamento de suporte ao cliente.  

guia-video-4-o-video-para-suporte-ao-cliente

 

Porquê utilizar o Vídeo para Suporte ao Cliente? 

O consumidor de hoje não tem tempo a perder. Na eventualidade de ter de lidar com algum problema após a aquisição de um produto, ou a contratação de um serviço, procura respostas rápidas e eficientes. Se puder ter acesso à informação de que necessita num formato que considere mais aprazível, tanto melhor. 

 

Entre a enorme diversidade de vídeos disponíveis no Youtube, os vídeos da categoria “How-to” estão no top 4 das pesquisas, o que demonstra bem as preferências do consumidor. 

 

A popularidade do vídeo para suporte ao cliente tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos. Ao mesmo tempo, a qualidade do serviço pós-venda de uma empresa é cada vez mais determinante para manter ou perder clientes. 

Por tudo isto, acompanhar as preferências dos consumidores e proporcionar-lhes uma resposta competente e mais eficaz é essencial para garantir um serviço de excelência.    

 

Benefícios da utilização do Vídeo no Suporte ao Cliente

guia-video-4-o-video-para-suporte-ao-cliente-beneficios-da-utilizacao-do-video-no-suporte-ao-cliente

1. Poupa tempo a clientes e colaboradores

O vídeo tem a capacidade de transmitir grandes volumes de informação em pouco tempo de uma forma simples de compreender. 

Recorrer ao vídeo evita que clientes e colaboradores desperdicem tempo em longas chamadas telefónicas ou aborrecidos e-mails explicativos. Este formato permite libertar as equipas de trabalho para tarefas mais relevantes.

 

2. Aumenta a satisfação dos clientes

Logo que um cliente se depara com um problema, quer solucioná-lo o mais depressa possível. Disponibilizar vídeos para demonstrar um serviço ou o modo de funcionamento de um produto pode ser muito útil para prevenir e resolver reclamações.

Comunicar em vídeo permite criar mais empatia com os clientes e aprofundar assim a sua relação com a marca.

 

3. Reduz o número de tickets e pedidos de apoio e suporte


Faça uma análise às perguntas, dúvidas e reclamações mais frequentes dos seus clientes e crie um conjunto de vídeos para lhes dar resposta. 

Disponibilizar esses conteúdos em vídeo, no seu website, vai ajudar a esclarecer o consumidor antecipadamente e assim diminuir a sua necessidade de recorrer ao suporte. Com menos tickets para tratar, a qualidade do serviço tenderá a aumentar. 

 

Tipos de Vídeos

tipos-de-video-guia-video-4-o-video-para-suporte-ao-cliente

Para otimizar o funcionamento do seu departamento de suporte ao cliente e oferecer um serviço de topo aos clientes da sua empresa, há diversos tipos de vídeo que pode utilizar. 

  • Vídeos de resposta a perguntas frequentes

Crie vídeos com as perguntas frequentes dos seus clientes. Ao criar estes vídeos está a permitir poupar tempo aos seus colaboradores não tendo que repetir a mesma mensagens diversas vezes. Este tipo de vídeos pode estar disponibilizado no website ou podem estar acessíveis apenas para a empresa e ser enviado apenas quando necessário por email .

 

  • Vídeos personalizados para responder a queixas e reclamações

Responder através de um vídeo personalizado vai surpreender e gerar empatia com o cliente, o que pode ajudar a desvalorizar a causa da reclamação. Inicie o vídeo com um olá personalizado ao seu destinatário, foque-se no receptor do vídeo e garanta que o vídeo é específico para essa pessoa.

 

  • Vídeos de gestão de projeto

Para comunicar detalhes relacionados com a gestão de um projeto, quer sejam novas ações necessárias ou um ponto de situação. Use o vídeo tanto internamente como com o seu cliente, se ajudar a simplificar a transmissão da mensagem. 

 

  • Vídeos de análise de resultados 

Sempre que alcança bons resultados ao longo de um projeto, pode usar um vídeo para o partilhar com os clientes, ou como forma de motivar as equipas de trabalho envolvidas. 

 

Preparado para modernizar o seu suporte ao cliente? 

Está na altura de aplicar as vantagens do vídeo para melhorar o nível de qualidade no seu departamento de suporte ao cliente. 

Use o vídeo para melhorar a comunicação e aumentar a velocidade de resposta a pedidos e reclamações. Liberte os seus colaboradores de tarefas repetitivas e melhore a relação com os seus clientes.

 

Quero saber mais sobre Vídeos de Suporte ao Cliente >