Neste terceiro artigo do Guia de Google™ Analytics decidimos abordar os relatórios que consideramos mais importantes na análise do público-alvo.

Os relatórios de público-alvo têm como objetivo dar a conhecer as características dos utilizadores do webite, sendo uma grande mais-valia do Google™ Analytics.

Quero saber mais sobre Google Analytics >

 

1. Dados Demográficos

Este relatório permite saber quais as idades e o género do nosso Público-Alvo.

     1.1. Idade

O relatório de idades permite perceber o comportamento dos utilizadores de acordo com os seguintes intervalos: 18-24, 25-34, 35-44, 45-54, 55-64 e 65+.

Para nós, um dos dados mais valiosos é numero de conversões por cada faixa etária. Se conseguimos perceber que as faixas que mais convertem são 35-44 e 25-34, então devemos dirigir a nossa comunicação para estas idades.

publico alvo analytics

     1.2. Género

Outro dado importante a retirar é o género. Quem visita mais o nosso website: mulheres, ou homens? Estes dados podem ser interessantes de analisar para a criação de campanhas publicitárias.

publico alvo analytics 02

 

2. Geográficos

Este relatório permite saber qual a língua e a localização do público-alvo que visita o website

     2.1. Idioma

Este relatório é importante para perceber se o nosso website deve ser traduzido para outra língua. Por exemplo, um Restaurante no Algarve consegue perceber se o website é acedido por pessoas que falam inglês. Se este número for elevado, deve criar uma versão do website em inglês e assim obter, possivelmente, um maior número de conversões.

idioma

     2.2. Localização

Este relatório permite-nos perceber a origem geográfica dos visitantes do website, ao nível de país, distrito e cidade. A vantagem é percebermos qual a localização mais rentável e assim otimizar campanhas de publicidade.

localizacao

 

3. Comportamento

Os relatórios de comportamento na área de público-alvo, fornecem informações sobre a relação dos utilizadores com o wesite.

     3.1. Novo vs. Retorno

Através deste relatório conseguimos perceber qual a taxa de utilizadores que voltam a fazer uma visita ao website. A imagem em baixo, mostra que 31,17% dos utilizadores já visitaram o website pelo menos duas vezes.

comportamento

     3.2. Frequência e caráter recente

O relatório permite concluir quantas vistas fazem os utilizadores. A imagem em baixo mostra que 12.847 utilizadores fizeram apenas uma visita, enquanto 2325 fizeram duas.

frequencia

 

4. Tecnologia

     4.1. Navegador e sistema operativo

Com os dados deste relatório conseguimos perceber qual o browser e sistema operativo mais utilizados nas visitas ao website. Em baixo, quadros de exemplo com os browsers mais utilizados:

tecnologia

 

5. Dispositivos móveis

Estes relatórios permitem perceber os vários dispositivos móveis de onde os utilizadores estão a visitar o website.

     5.1. Descrição geral

O relatório de Descrição Geral permite a visualização de resultados por 3 tipos de dispositivos: desktop, mobile e tablet.

descricao geral

     5.2. Dispositivos

Neste relatório conseguimos identificar qual o modelo de telemóvel pelo qual o utilizador acedeu ao website. No exemplo abaixo verificamos que o mais utilizado foi o Apple iPhone.

dispositivos

 

É claro que existem muitos outros dados importantes que o Google™ Analytics disponibiliza para ter vários inputs relativamente ao seu website.

Tire proveito de todos os dados e números para conhecer os utilizadores do seu website. Depois, use-os a seu favor da sua estratégia digital.

Obrigado por nos acompanhar!

Se quiser ler os capítulos anteriores deste Guia de Google™ Analytics, clique nos links abaixo:

Artigo I - O que é e como instalar o Código de Acompanhamento »

Artigo II - O que são conversões e como configurá-las? »

Quero saber mais sobre Google Analytics >