Depois de revelar que atingiu mil milhões de utilizadores mensais ativos, o Instagram deixou-nos boqueabertos com uma novidade na plataforma: IGTV, a nova plataforma de vídeos que permite o upload de vídeos até 60 minutos.

IGTV: Instagram inova com vídeos verticais em longo formato

No dia 20 de junho, o Instagram realizou uma conferência para anunciar o novo produto - pode ver o vídeo completo da apresentação aqui. A introdução foi feita com vários influencers digitais, alguns considerados até de "Youtubers" na sua origem.

A nova funcionalidade está disponível dentro da app do Instagram, ou através da aplicação individual do IGTV que já está disponível para IOS e Android. Se ainda não vê as novidades, recomendamos que atualize a sua aplicação para começar a explorar.

IGTV-videos-instagram

Fonte: Instagram

 

Como funciona? O Instagram explica:

"O IGTV é diferente de algumas maneiras. Ele foi desenvolvido para se adaptar a maneira que você usa seu celular, por isso os vídeos são verticais e em tela cheia. Diferente dos vídeos publicados no Instagram, eles não são limitados a um minuto. Em vez disso, cada vídeo pode durar até uma hora."

Até uma hora? Isso mesmo.

Para a maior parte dos utilizadores é agora possível carregar vídeos até 10 minutos (um grande aumento comparado com o 1 minuto disponível no feed). Os utilizadores verificados com uma audiência massiva vão ser a exceção e vão ter à sua disposição vídeos até 60 minutos.

Quando abrimos o IGTV, os vídeos estão em reprodução automática, com base nas pessoas e páginas que seguimos.

Ao deslizar o dedo para cima, podemos explorar mais vídeos e ver as tabs disponíveis: "Para você", "Seguindo", "Popular" e "Continuar Assistindo". Podemos ainda gostar, comentar ou enviar os vídeos para os nossos amigos via Insta Direct.

igtv

Fonte: Instagram

 

Os criadores vão ter canais de IGTV que podem ser acedidos no seu perfil (mesmo ao lado das highlights), mas, neste momento, esta funcionalidade só está disponível para alguns criadores selecionados como a Benefit Cosmetics, ou a Lele Pons.

Nas próximas semanas, vão ser disponibilizadas globalmente as ferramentas de criação do IGTV. Segundo o Instagram, todos vão poder ser criadores e utilizar a plataforma para lançar o seu próprio canal.

igtv-para-criadores

Fonte: Instagram

 

Veredito: existe ou não existe uma guerra aberta com o Youtube?

Nos comentários do próprio vídeo de apresentação da IGTV podem ler-se muitos (mesmo muitos) comentários de "R.I.P. Youtube". Os Marketeers especialistas na área também não conseguiram contornar a semelhança entre as plataformas.

Há muito que esperávamos para ver como é que o Instagram ia abordar os vídeos de longo formato e é bom ver que a verticalização tão característica da rede se mantém presente. O vídeo vertical veio para ficar e é esse o maior diferenciador quando comparamos com o Youtube.

O que o Instagram está a fazer é a tentar encontrar novas formas consumir vídeo nos smartphones, apelativas para todos mas principalmente para os mais jovens.

Nas palavras de Kevin Systrom, co-fundador e CEO do Instagram:

"As ferramentas que usamos para ver vídeos estão desatualizadas. Pensem nisto: ainda vemos vídeos formatados para a televisão, mesmo num ecrã vertical."

O próximo passo parece ser a monetização da plataforma, com a implementação de anúncios e formas de recompensar os criadores pelas visualizações do seu conteúdo (algo que não acontecia até agora). Os Instagrammers poderão contar com uma nova forma de rentabilizar o seu conteúdo, para além das parcerias com marcas.

 

Sabe quantos perfis comerciais já estão no Instagram? 200 milhões!

O Instagram é a rede que cresce mais rápido do mundo! Conta com 5% de taxa de crescimento por trimestre, o que se torna ainda mais impressionante quando comparado com os 3.14% do Facebook.

Não deixe que o Instagram passe ao lado da sua marca e aproveite novidades como esta para procurar novas oportunidades de negócio. A evolução faz-se a ritmo de relâmpago e a inovação é mesmo o caminho para o sucesso!

Quero saber mais sobre Redes Sociais >