Artigo revisto e atualizado a 27 de agosto de 2021.

O Google Shopping é um dos tipos de publicidade do Google Ads, que funciona como uma montra online. Os utilizadores procuram um produto no motor de pesquisa e este apresenta anúncios de comerciantes que estejam a utilizar este tipo de campanha de Google Ads. 

Quero saber mais sobre Google Ads >

 

Como posso vender os meus produtos no Google?

Criar uma campanha de Shopping no Google Ads

Em 2012, o Google lançou as campanhas de Shopping, o que significa que, para vender os seus produtos nesta plataforma, terá de investir no Google para que eles sejam anunciados.

O seu sucesso dependerá, entre muitos outros fatores, da relevância dos seus produtos e do lance máximo que está disposto a pagar. Se quer começar a vender no Google, através de campanhas de Shopping, deve enviar um inventário dos seus produtos, chamado feed, para o Google Merchant Center e criar uma campanha em Google Ads. 

 

exemplo-google-shopping-made2web

Exemplo de anúncios de Google Shopping

 

O Google Shopping baseia-se em PLAs (Product Listing Ads).

Estes são anúncios comprados por comerciantes, que incluem imagem, nome e preço do produto e ainda o nome do anunciante e aparecem nos resultados de pesquisa do Google. Sendo o Google Ads uma plataforma utilizada por milhões de anunciantes, a necessidade de destacar o seu negócio da concorrência é cada vez maior.

 

As campanhas de Shopping baseiam-se nos produtos e não nas palavras-chave!

 

Se está a pensar em utilizar as campanhas de Shopping para aumentar o tráfego e vendas da sua empresa deve saber dominar por completo as funcionalidades deste tipo de campanha. Os anúncios exibidos nas campanhas de Shopping não se baseiam em palavras-chave, mas sim nos produtos. Para que os utilizadores encontrem os seus produtos, o Google utiliza todos os dados que o comerciante disponibilizou no Merchant Center, de forma a decidir quando mostrar os anúncios. Posto isto, certifique-se de que os seus produtos têm informação atualizada e detalhada suficiente, tal como o nome da marca, o modelo do produto, as suas dimensões, o preço, entre outras características.

 

Definir o investimento na campanha Google Shopping 

Relativamente ao investimento, este varia, pois os anúncios de Shopping, tal como os restantes tipos de anúncios do Google Ads, funcionam com um sistema de leilão que abrange fatores como a qualidade dos anúncios e o valor máximo que cada anunciante está disposto a pagar para obter um clique. 

 

O que é posso vender através das campanhas de Shopping?

Tal como acontece com a Amazon ou o eBay, a variedade de categorias do Google é imensa. É possível anunciar desde brinquedos infantis a mobília para o jardim. Contudo, já está provado que algumas categorias resultam num número de cliques e, consequentemente, de vendas, superior a outras. 

Em baixo encontra uma lista completa de todas as áreas que são comercializadas nas campanhas de shopping:

  • Vestuário
  • Aparelhos eletrodomésticos
  • Material para Pintura/Artes
  • Automóvel
  • Bebés e Crianças
  • Beleza e Cosméticos
  • Livros, Música & Brindes
  • Eletrónica
  • Comida
  • Calçado
  • Fitness
  • Casa
  • Casa e Mobília
  • Material de Escritório
  • Exterior
  • Acessórios para animais
  • Desporto
  • Ferramentas
  • Brinquedos
  • Relojoaria e Joias
  • Outros

 

Existem 2 principais vantagens neste tipo de campanha

Agora que já sabe como funcionam as campanhas Shopping, deve estar a tentar perceber de que forma é que esta plataforma pode ser rentável para o seu negócio. Eis duas vantagens de fazer parte desta rede de anúncios:

1. Ter anúncios detalhados no topo do Google

Os resultados aparecem sempre no topo da página de resultados, logo a probabilidade de um utilizador ver o seu anúncio torna-se maior. Além disso, os anúncios do Google Shopping mostram-se mais atrativos do que um simples anúncio de texto, visto que, é imediatamente exibida uma imagem do produto.

 

2. Monitorizar de forma eficiente a performance das campanhas

Os relatórios de análise que o Google Ads disponibiliza são outra das grandes vantagens de utilizar esta plataforma. Através deles, poderá recolher informações sobre os tipos de produtos da sua empresa que estão a gerar mais conversões, sendo ainda possível analisar outros parâmetros, tais como características técnicas, por exemplo. Praticamente todos os parâmetros de categorização de produtos são objeto de análise. É possível também obter informações sobre a concorrência e, assim, avaliar a sua performance em comparação com outras empresas da sua área.

 

 

Descubra 4 estratégias para conseguir destacar os seus anúncios de Shopping

A única forma de se poder destacar da concorrência consiste em utilizar os mecanismos que o Google Ads disponibiliza para gerir as suas campanhas de Shopping de uma forma mais eficiente. Leia as estratégias de SEA (Search Engine Advertising) que indicamos abaixo e, se ainda não as implementou, comece agora!

 

1. Verificar se não existem erros ou violação de regras nos anúncios

Ao gerir as suas campanhas de Shopping, confirme sempre se os seus anúncios não têm nenhum erro, ou violam alguma das regras estabelecidas para a utilização de publicidade Google. 

 

2. Adicionar palavras-chave negativas

O objetivo de utilizar palavras-chave negativas é fazer com que os seus produtos não apareçam numa determinada pesquisa. Esta estratégia revela-se útil para segmentar o tráfego e assegurar que os seus produtos são mostrados a quem realmente tem interesse.

 

3. Programar anúncios

A programação de anúncios poderá ser uma estratégia importante em mercados com elevada concorrência e onde o orçamento para investir na plataforma é limitado. Com esta funcionalidade é possível perceber a que horas os anúncios geram maior tráfego ao site e maior número de vendas e exibir os anúncios apenas nessas horas.

     

4. Segmentar por dispositivos

A segmentação por dispositivo permite perceber que dispositivo (desktop, mobile ou tablet) apresenta uma melhor performance e alterar os seus lances de acordo com os resultados gerados.

 

3 motivos pelos quais deve começar já hoje a investir no Google

Se ainda tem dúvidas se esta uma boa publicidade para os seus produtos, deixamos-lhe alguns dados importantes:

1. Compras online e a sua regularidade aumentaram devido à pandemia em que as pessoas estavam confinadas. (Fonte: IDC, 2020)

2. 63% das compras começam online (Fonte: Think with Google 2018)

3. 53% dos cliques em anúncios são de anúncios de PLA. (Fonte: Marketing Charts, 2017)

Estas estatísticas mostram que a resposta dos consumidores a compras online tem sido bastante positiva e sem anúncios as marcas não têm visibilidade.

Os utilizadores estão a clicar neste tipo de anúncios mais frequentemente, em vez de se dirigirem a websites de e-commerce, como a Amazon e o eBay, ou efetuarem encomendas diretamente a partir da loja online do comerciante. 

Agora que já conhece as campanhas de Shopping, implemente e prepare-se para ver as suas vendas aumentar!