O Search Console é uma ferramenta Google™ que oferece inúmeras vantagens aos gestores de negócios online. Descubra tudo o que esta ferramenta tem para oferecer ao seu negócio!

Fazer a análise dos termos de pesquisa que os utilizadores utilizam antes de chegar ao seu website é fundamental para desenvolver conteúdos adequados ao seu negócio que garantam uma boa estratégia Search Engine Optimizaton (SEO) para a sua empresa.

QUERO SABER MAIS SOBRE SEO »

 

A pensar nesta necessidade, o Google disponibiliza um conjunto de ferramentas de apoio aos Marketeers Digitais para o acompanhamento da performance dos seus websites.

Quando pensamos em ferramentas Google™ essenciais para os profissionais de SEO, o Search Console ocupa os primeiros lugares da lista! 

Esta ferramentaque antigamente se tinha o nome de Web Master Tools, vem complementar a informação apresentada no Google™ Analytics e oferecer uma forma mais completa de analisar a performance do seu website.

Google-Search-Console-Logo

Com o Google™ Search Console é possível gerir diversos websites e controlar diferentes parâmetros, como por exemplo:

Tudo isto sempre com o objetivo de melhorar o posicionamento do seu website nos resultados de pesquisa do Google™ e, consequentemente, aumentar o seu tráfego.

QUERO AUMENTAR A VISIBILIDADE DO MEU WEBSITE NO GOOGLE »

 

5 Vantagens imperdíveis do Google™ Search Console!

Apesar de serem muitas mais, destacamos as 5 principais vantagens do Google™ Search Console que não pode mesmo ignorar:

1. É uma plataforma gratuita!

De forma gratuita e acessível a todos os Marketeers e Gestores de websites, as funcionalidades do Google Search Console estão disponíveis para qualquer negócio online que queria tirar partido da sua informação.

2. Permite analisar o estado de todas as páginas do seu website!

O Google Search Console conta agora com uma nova ferramenta de inspeção de URL que permite verificar o estado de qualquer página do website da sua empresa.

ferramenta-inspecao-de-url-search-console

Desta forma a consegue perceber de uma forma mais transparente como é que o Google™ está a ler determinado link.

3. Ajuda a identificar e corrigir erros no seu website!

Erros de cobertura, problemas de rastreio ou problemas na validação do sitemap são apenas alguns exemplos de situações que o Google Search Console consegue identificar.

Esta é uma grande vantagem da ferramenta, uma vez que ajuda os gestores a evitarem erros que, quando não são detetados atempadamente, podem prejudicar a visibilidade do seu website.

4. Diz ao Google que páginas deve indexar!

Todas as páginas do seu website que são indexadas pelo Google estão prontas para ser apresentadas nos resultados de pesquisa para os termos relacionados.

Com o Google Search Console é mais fácil definir quais as páginas que não devem ser indexadas, assegurando que estas jamais são apresentadas aos utilizadores na página de resultados de pesquisa.

Desta forma consegue ter a certeza que os utilizadores não vão entrar diretamente numa página de agradecimento do seu website, por exemplo, assegurando a veracidade das conversões registadas.

5. Sabe que websites estão a apontar para o seu conteúdo!

O linkbuilding externo é um fator muito relevante para o SEO, essencial para uma boa performance orgânica de qualquer website. 

Mas, tenha atenção!

Nem todos os links que apontam para os seus conteúdos são bons e é necessário fazer uma triagem para assegurar que o ranking do seu website não sai prejudicado.

De forma a dar resposta a esta necessidade, o Google Search Console consegue monitorizar todos os websites externos que estão a apontar para o seu conteúdo, permite-lhe fazer a análise dos mesmos e escolher quais as ligações que deve manter.

 

Mas, para começar a tirar partido das suas vantagens e funcionalidades é preciso criar uma conta e parametrizar o seu website!

Parametrize a sua conta Google™ Search Console em 3 passos!

Passo 1: Faça o login com a sua conta Google

O processo é bastante simples e começa com o login da conta que utiliza para o Google™ Analytics da sua empresa ou, caso não tenha uma conta no Analytics, com o seu email Google™ na plataforma Google™ Search Console.

iniciar-sessao-google

Passo 2: Valide a propriedade do seu website

Com login feito na ferramenta, o próximo passo é preciso introduzir o URL do seu website e clicar em "Adicionar propriedade".

campo-de-introducao-de-website-search-console

De seguida, é necessário avançar para o processo de validação do seu website e aqui, o nosso conselho é:

     1. Se ainda não tem uma conta no Google™ Analytics - Siga o Método de validação recomendado, tal como aparece na seguinte imagem.

metodo-de-validacao-de-propriedade-search-console

     2. Se já tem uma conta Google Analytics - Valide a o seu website através dessa conta.

validacao-de-propriedade-search-console-atraves-do-analytics

Passo 3: Atribua acessos a terceiros na sua conta Search Console

Atribuir acessos aos elementos da sua equipa ou à agência de Marketing Digital que trabalha o seu website é essencial para estes poderem tirar partido das vantagens desta plataforma.

Para isto, depois de ter o seu website parametrizado no Google Search Console, basta entrar na sua conta, ir as definições e gerir os utilizadores e autorizações, tal como aparece indicado na imagem.

gerir-acessos-search-console

Aqui poderá escolher os emails a que pretende ceder o acesso à conta Google™ Search Console do seu website e escolher o tipo de permissão que pretende atribuir.

Depois disto, basta apenas aguardar que os utilizadores a quem atribuiu os acessos aceitem o seu pedido.

 

Em suma, depois de criar a sua conta no Search Console e parametrizar o seu website, está tudo pronto para começar a explorar a ferramenta e aproveitar todas as suas vantagens.

Aproveite toda a informação disponível na ferramenta, complemente-a com os relatórios do Google Analytics e defina uma estratégia de SEO eficaz que coloque o seu website no topo do Google!

QUERO SABER MAIS SOBRE SEO »