Artigo atualizado a 13 de Agosto de 2020.

Trabalhar SEO, ou Search Engine Optimization, é indispensável para qualquer empresa que procure ter boa visibilidade nos motores de pesquisa. No entanto, devido às constantes atualizações do algoritmo do Google e dos websites, é um trabalho que deve ser revisto com frequência.

Devido à complexidade e extensão do trabalho de SEO, é frequente existirem erros e apostar-se em estratégias que não são as mais corretas. Por essa mesma razão, apresentamos-lhe 13 dos erros mais comuns do trabalho de SEO que deve ter em atenção para não os replicar.


Erros na produção de conteúdo para o website ou blog

 

13-erros-de-SEO-a-evitar no-seu-website-00

 

1. Quantidade em detrimento da qualidade

Enquanto que há uns anos atrás, escrever mais artigos por semana/mês ajudava a colocar os websites no topo do Google, mesmo que o conteúdo não fosse pensado no utilizador, hoje em dia isto não se verifica. O Google privilegia os websites com conteúdos de interesse para os utilizadores, que os ensine sobre determinado tema, que os faça passar mais tempo na página e lhes alimente a curiosidade de visitar outras páginas.

 

2. Fraca análise de palavras-chave

Desenvolver um website ou conteúdos para um website sem ter por base uma análise detalhada das palavras-chave que deve trabalhar é um esforço feito em vão. Invista na pesquisa de palavras-chave importantes para o negócio e acima de tudo utilizadas pelos utilizadores nas suas pesquisas, só assim é possível criar conteúdos com uma base sólida.

 

3. Artigos pouco relevantes

Escrever textos mais curtos e pouco desenvolvidos, torna mais rápido e fácil o processo de criação de conteúdo, no entanto, não educa ou apresenta valor para os utilizadores e por isso não representam um bom posicionamento orgânico do website e/ou blog no futuro.

É importante pensar na sua buyer persona enquanto planeia e desenvolve o texto para que este seja informativo e/ou educativo.

sugestao-blog-made2webAnalisar o Search Console e perceba se o conteúdo criado coincide com as pesquisas realizadas pelos utilizadores. Assim consegue perceber se está a criar conteúdo útil e que conteúdo criar no futuro.

 

4. Criação de conteúdo duplicado

A necessidade de se publicar conteúdo constantemente acaba por levar ao desenvolvimento de artigos iguais a outros anteriores ou pior ainda a artigos escritos por outras empresas/pessoas.

Para o Google criar conteúdo duplicado é algo extremamente grave e que afeta o posicionamento orgânico dos websites. Assim, evite a todo o custo criar conteúdo igual a outro já existente sob pena do seu website deixar de ser encontrado organicamente.

 

Invista na produção de um menor número de textos e assegure-se que publica conteúdo novo e que acrescenta valor ao conteúdo que já tem no website/blog.

 

sugestao-blog-made2web Para facilitar o processo opte por criar um plano de conteúdos a pelo menos 3 meses, para saber sempre com antecedência sobre o que deve escrever e para quem escrever. Assim, tem tempo para pensar e pesquisar sobre os vários temas que deve desenvolver.


Não reagir às alterações do algoritmo do Google

 

13-erros-de-SEO-a-evitar no-seu-website-01

 

5. Apostar em técnicas de SEO obsoletas

O algoritmo do Google sofre alterações frequentemente. Para manter um website otimizado para o Google é importante acompanhar estas novidades.

Há atualizações ao algoritmo que não têm impacto direto no posicionamento orgânico dos websites, no entanto, há alterações que podem afetar seriamente os rankings, o que significa que se não estiver atento às alterações do algoritmo, o seu website poderá ser afetado e ou pode ser vantajoso ou se for prejudicial pode perder visibilidade no ranking.

 

Uma atualização bastante importante para website relacionados com dinheiro ou saúde teve lugar no ano passado e afetou a visibilidade e o tráfego de muitos websites e como tal passou a ser importante dar atenção ao: EAT e ao YMYL.

Para saber mais sobre esta atualização e estes acrónimos sugerimos: 

 

13-erros-de-SEO-a-evitar no-seu-website-05

Exemplo de um website gravemente impactado por esta alteração de algoritmo

 

6. Utilizar apenas as palavras-chave como texto âncora para link building

Com uma das atualizações do algoritmo do Google, esta técnica deixou de ser benéfica.

O que mudou:

  • Antigamente: o link encontrava-se unicamente numa só palavra, a palavra-chave do artigo;
  • Agora: o link encontra-se numa expressão ou frase. O objetivo é que este link  seja natural e que sejam alusivos ao conteúdo da página para onde redireciona.

 

7. Ter um website em HTTP

O Certificado HTTPS é algo importante tanto para o utilizador como para o Google principalmente se o seu website se tratar de uma loja online.

O que acontece agora é que se o seu website não estiver em HTTPS será considerado como não sendo seguro e isso é visível aos utilizadores.

Websites em HTTPS dão uma maior segurança aos utilizadores principalmente se pretenderem fazer uma compra onde precisam de deixar os dados do cartão de crédito.

 

13-erros-de-SEO-a-evitar no-seu-website

Exemplo de um website com HTTPS e de um sem

Não pensar na experiência do utilizador

 

13-erros-de-SEO-a-evitar no-seu-website-02

 

8. Ignorar métricas importantes

Métricas como por exemplo:

  • o número de sessões;
  • a taxa de rejeição;
  • o tempo médio na página;
  • o número de páginas por sessão;
  • o número de conversões.

são essenciais e o ponto de partida para perceber o comportamento dos utilizadores no seu website.

Assim, por exemplo: se tiver um elevado número de sessões e uma elevada taxa de rejeição e um baixo número de páginas por sessão, apenas quer dizer 2 coisas: ou os utilizadores encontraram no seu website o que queria imediatamente ou não encontraram e não gostaram e abandonaram o website.

 

Não respeitar as boas práticas base de SEO-Onsite

 

13-erros-de-SEO-a-evitar no-seu-website-03

 

9. Não dar importância à estrutura dos URLs

Um URL deve ser user-friendly, isto significa que, não deve conter números nem caracteres estranhos e deve ajudar o utilizador a situar-se no website. Ou seja, deve ter o caminho feito pelo utilizador até chegar àquela página: domínio/categoria/produto ou serviço.

Exemplo de um url user-friendly: https://www.made2web.com/solucoes-marketing-digital/seo 

Exemplo de url que não é user-friendly: https://www.made2web.com/home/44-xxx

 

10. Não dar importância à criação das METAS

As METAS são o que influencia o clique quando um website é exibido nos resultados de pesquisa, levando portanto a uma melhoria do CTR das páginas, quando o resultado de pesquisa é clicado pelos utilizadores.

Investir na criação de METAS de qualidade e de acordo com as boas práticas do Google - em termos de estrutura e número máximo e mínimo de caracteres, irá permitir uma maior diferenciação do seu resultado face ao da concorrência, o que leva a um aumento de cliques e a um melhor posicionamento orgânico.

 

11. Não definir uma estrutura de Headings

Os Headings são mais conhecidos como Títulos e Subtítulos e são o que define a estrutura de uma página. Como tal, são essenciais não só enquanto escreve o conteúdo para organizar as ideias, mas também para informar o utilizador e o Google sobre o conteúdo do texto.


sugestao-blog-made2web É importante que tenha estes 3 pontos bem desenvolvidos no seu website desde o primeiro dia, pois afectam o posicionamento orgânico do mesmo.


Não utilizar ferramentas de análise

 

13-erros-de-SEO-a-evitar no-seu-website-04

 

12. Não utilizar o Google Analytics

O Google Analytics é a ferramenta que lhe mostra os resultados do seu website. Aqui consegue perceber o comportamento dos utilizadores no seu website. Por exemplo:

  • Páginas vistas;
  • Dispositivos utilizado;
  • Canal de origem;
  • Dados demográficos.

 

13. Não utilizar o Google Search Console

O Google Search Console permite-lhe analisar a performance das diferentes páginas do site, mas também consegue ter acesso a possíveis erros existentes, exemplo:

  • Páginas a 404;
  • Redirecionamentos;
  • Rastreamento;
  • Indexações.

Esta é uma plataforma bastante importante para o sucesso de um website.

 

Agora que já conhece os principais erros, faça uma revisão ao seu website para se assegurar que está livre destes problemas. Só assim conseguirá gerar ainda mais resultados. 

 

Quero saber mais sobre SEO >