O Google™ lançou mais uma funcionalidade nos resultados de pesquisa, os chamados “Multifaceted Featured Snippets”.

Muitas vezes os utilizadores não fazem pesquisas suficientemente específicas para ativar apenas um tipo de resultado de pesquisa. Por esta razão, foi lançada esta nova funcionalidade.

 

Como funciona?

Com esta nova funcionalidade, o Google™ consegue devolver diferentes resultados, tendo em conta as diferentes interpretações do termo de pesquisa utilizado (palavra-chave).

Esta funcionalidade pretende devolver, nos resultados de pesquisa, exactamente o que os utilizadores procuram. Como o Google™ nem sempre sabe o que o utilizador pretende encontrar com a sua pesquisa, apresenta diferentes resultados de acordo com o que acha mais adequado para a pesquisa em questão.

Mais uma vez, esta funcionalidade tem como objetivo gerar uma melhor experiência ao utilizador.

 

O "antes e "depois"

Antes desta nova funcionalidade, quando o utilizador fazia uma pesquisa, o Google™ apresentava os sites que considerava mais relevantes mas apenas mostrava as METAS.

Agora, o Google™ continua a apresentar os resultados que melhor se enquadram na pesquisa mas tendo em conta várias interpretações. Em vez da META descrição, apresenta uma parte do conteúdo da página que responde à pergunta feita pelo utilizador.

Ou seja, para este motor de pesquisa, a pergunta feita pode originar vários resultados diferentes e, portanto, são exibidos resultados conforme as interpretações que o Google™ acha pertinentes.

 

Exemplo de pesquisa:

“Os jardins precisam de sol o dia todo?”

Com esta pesquisa, o Google™ poderá apresentar os seguintes resultados de pesquisa:

  • “Que plantas de jardim precisam de sol o dia todo?”
  • “O que significa "sol o dia todo"?”
  • “Que plantas de vaso precisam de sol o dia todo?”

 

multifaceted-featured-snippets-exemplo

O que fazer?

  • Enquanto utilizador, sugerimos que faça a sua pesquisa o mais específica possível, para que encontre o que procura nos resultados do Google™.
  • Enquanto empresa, deve estudar e perceber os termos de pesquisa mais utilizados, para garantir que apresenta conteúdo no seu site que responde a estas questões/temas (palavras-chave). Só assim conseguirá aparecer bem posicionado no Google™ e ter resultados a aparecer para esta funcionalidade.
Quero saber mais sobre SEO >