Esta semana, o Google™ anunciou uma nova alteração, desta vez geral, ao seu algoritmo e afirma que esta terá influência no posicionamento dos sites nos resultados de pesquisa.

Em que consiste esta alteração?

Esta alteração do algoritmo é geral, o que significa que o Google™ não irá informar especificamente o que deve ser tido em consideração, para que os sites não sofram uma perda no posicionamento.

Que resultados esperar desta alteração?

Todos os anos o Google™ faz várias alterações ao seu algoritmo com o objetivo de melhorar continuamente a experiência dos utilizadores da sua rede de pesquisa.

Esta alteração pode ajudar o seu site a melhorar a visibilidade nos resultados de pesquisa ou pode piorá-la. Neste momento, é impossível dizer o que irá acontecer porque o Google™ não revela onde vai incidir a atualização do algoritmo.

O que deve fazer?

Com esta nova alteração, o Google™ afirma que não há nada que se possa fazer para prevenir um impacto negativo no ranking. No entanto, diminuir algumas posições nos resultados de pesquisa não quer necessariamente dizer que existe alguma coisa de errado com o site, desde que os utilizadores continuem a ter um comportamento positivo.


Não obstante, há sempre alguns pontos que pode ter especial atenção:

  • Assegurar que o conteúdo do seu site está atualizado;

  • Assegurar que o seu público-alvo gosta do site;

  • Assegurar que o site não apresenta erros técnicos.


Se nas próximas semanas o seu site começar a perder visibilidade nos resultados de pesquisa do Google™, já sabe que o mais certo é ser devido a este update.

Mantenha um bom trabalho de SEO e essa pequena descida de ranking não terá influência nos resultados do negócio bem como no número de prospects e clientes.

Quero saber mais sobre SEO >