Imagine uma casa onde existam diferentes formas de entrar: a porta da frente, a porta das traseiras ou, até mesmo, a porta da garagem. Com certeza, o número de pessoas que entra nesta casa pela porta da frente é muito superior ao número de pessoas que entra a partir das restantes portas.

Isto dá-lhe uma ideia de como funciona a homepage do seu website. Existe um grande número de páginas a partir das quais os utilizadores podem entrar nele, no entanto é na homepage que se regista um maior tráfego. Isto acontece porque, muitas das vezes, a homepage é das páginas mais antigas do website e, por essa razão, tem um grande número de links a apontarem para o seu URL, ou então porque já foi alvo de diversas campanhas de Marketing e publicidade online.

Qual é o objetivo de uma homepage?

Olhando para o seu website, a sua função principal é apresentar a sua marca e os seus produtos ou serviços aos visitantes, de forma a transformá-los em leads e, posteriormente, levá-los a realizar uma compra.

Quanto à homepage, o seu objetivo não é diferente. Esta deve ser pensada de forma a assegurar uma navegação simples, deve ser fácil de entender e apresentar exatamente aquilo que os seus visitantes procuram.

O seu principal foco deve ser a pergunta: “Posso ajudar o meu utilizador a encontrar o que procura?”. Se conseguir fazer com que a homepage do seu website siga esta premissa vai aumentar a probabilidade de fazer com que os seus visitantes passem à segunda página e fazer com que encontrem as respostas às suas questões.

Para isso, antes de criar a sua homepage deve definir quais são os seus objetivos de negócio e quais as estratégias a seguir para os alcançar. Comece por pensar sobre:

  • Os temas do seu website;
  • Os passos que pretende que sejam seguidos pelos utilizadores;
  • Algumas métricas objetivo, como por exemplo a CTR das páginas e a taxa de conversão de CTA’s ou formulários do seu website.

Sem estes objetivos definidos a sua homepage pode ficar confusa e os seus visitantes podem abandonar o seu website sem encontrar as respostas que procuram, traduzindo-se numa má experiência que os utilizadores não vão querer repetir.

navegar-website

No processo de construção do seu website, tenha em conta que os utilizadores que o visitam pela primeira vez não estão prontos para finalizar uma compra e lembre-se de que as primeiras impressões se dão, tipicamente, entre 0 e 8 segundos, ou seja, este é o tempo que tem para cativar os seus visitantes, através de títulos e CTA’s cativantes, e fazer com que estes não abandonem o seu website sem visitar outras páginas.

 

Uma homepage de sucesso? Siga as boas práticas!

Tal como para qualquer outra página do seu website, existe um conjunto de boas práticas a adotar na construção da homepage, que vão ajudar a que os seus visitantes avancem no funil de vendas e convertam.

Imaginando que recebe novas visitas em sua casa, quer que estas sigam diretamente para o seu quarto ou casa de banho? Com certeza que na generalidade não, no entanto, sem acompanhamento eles não vão saber que caminho seguir.

Para a construção da homepage do seu website o raciocínio é o mesmo. Deve assegurar-se que existe um acompanhamento dos utilizadores para que estes não se sintam perdidos e não desistam de visitar o seu website.

01. Apresente a sua proposta de valor na homepage

Tal como vimos anteriormente, não tem muito tempo para cativar os seus visitantes, por isso assegure-se de que a sua homepage mostra o valor que a sua empresa pode ter para o utilizador. É muito importante que os visitantes do seu website compreendam as vantagens de fazer negócio consigo.

Para mostrar aos seus visitantes a sua proposta de valor, coloque-se no lugar dos utilizadores e utilize a homepage para dar resposta às seguintes perguntas:

  1. O que é esta empresa/website?
  2. Em que parte do website é que eu estou e o que posso fazer?
  3. Este website vai ajudar-me a resolver algum dos meus problemas?
  4. Entre todas as empresas do setor, porque devo escolher esta empresa para resolver o meu problema?

Sem ter a sua proposta de valor claramente definida, os seus visitantes podem ficar perdidos, aborrecidos e abandonar o seu website sem sequer chegarem a converter.

02. Desenvolva o copy e o design da homepage sempre com foco na sua buyer persona

foco-webdesign

Se o seu objetivo é desenvolver um website que ofereça uma boa experiência aos utilizadores, esta boa prática é muito importante.

Quando se pensa em materiais para Marketing é muito comum associar-se a folhetos, newsletters, brochuras, entre outros. Tanto para este tipo de materiais como para qualquer página do seu website, incluindo a homepage, o conteúdo deve ser pensado com base na audiência que pretende atingir.

Depois de refletir sobre todas as necessidades que os utilizadores possam sentir e que possam ser resolvidas com os seus produtos ou serviços, está na altura de trabalhar o design e conteúdo da sua homepage. Invista na produção de conteúdo dirigido aos utilizadores que fazem a sua primeira visita ao website e aposte em conteúdo personalizado e relevante que os guie.

Lembre-se de que não está a contruir um website para si, mas sim para os seus potenciais clientes. Através dele é que a sua empresa vai apresentar os seus produtos ou serviços e tentar fechar negócio.

03. Desenhe a navegação do seu website

A navegação na sua homepage é um dos aspetos mais relevantes num website e, decidir sobre o que inserir nesta página, pode representar a diferença entre fazer com que os utilizadores visitem outras páginas ou abandonem o seu website sem respostas às suas questões.

Comece por garantir que o menu da sua homepage é user-friendly, ou seja, aposte num menu fácil de entender que possibilite uma navegação simples. Para isto, siga estes conselhos:

  • Limite o número de itens de navegação no seu menu;
  • Se vai apostar em menus dropdown, assegure-se de que estes têm apenas um nível;
  • Não ocupe demasiado espaço com o cabeçalho da página;
  • Garanta que o seu menu é adaptável aos diferentes dispositivos.

A homepage do seu website pode ditar o sucesso na relação com cada utilizador que o visita e conduzir a um grande número de conversões.

04. Crie CTA’s eficazes

call-to-action

Existem diversas razões que podem fazer com que os utilizadores visitem o seu website: procurar mais informação sobre determinado assunto, pesquisar determinado produto ou serviço, etc. e, por esta razão, a homepage do seu website deve conter CTA’s que os ajudem a encontrar o que procuram, avançando no funil de vendas.

Para isto, pode recorrer a 3 tipos de CTA’s:

  1. Awareness CTA’s – O papel desta CTA é levar o utilizador para uma página de destino que ofereça conteúdo relevante sobre o tema que este estava a procurar, por exemplo através da apresentação de um Ebook;
  2. Consideration CTA’s – Esta CTA tem como objetivo a apresentação de conteúdo que ajude os utilizadores a encontrar uma solução para o seu problema;
  3. Decision CTA’s – Por fim, esta CTA deve mostrar como é que a sua empresa consegue ajudar o utilizador. Nesta fase os utilizadores já perceberam qual é a melhor solução para o seu problema e estão a comparar as opções do mercado para tomar a sua decisão.

05. Apresente links para o conteúdo mais popular

Uma boa forma de guiar os novos utilizadores que recebe no seu website é através da apresentação de links na homepage que os enviam diretamente para conteúdo popular do website, de forma a ajudar a resolver alguns dos problemas dos utilizadores quando entram na sua página. Para isto, invista na apresentação do seguinte conteúdo:

  • Artigos de blog populares;
  • Vídeos;
  • Conteúdos como Ebooks ou newsletters;
  • Conteúdos de outros formatos.

O objetivo de adicionar na homepage links para conteúdos do seu website é aumentar a confiança e credibilidade na sua marca para potenciar o número de visitantes que se transformam em leads e a quantidade de vendas.

06. Aposte num design responsive. Este é um fator determinante para o sucesso!

Quando aposta num design responsivo para o seu website significa que está a garantir a sua adaptabilidade aos diferentes dispositivos que os seus visitantes possam estar usar. Desta forma, os seus conteúdos serão mais fáceis de ler, sem ser necessário ajustar o tamanho manualmente.

users-mobile

Hoje em dia, apostar num design responsivo já não é apenas uma opção, mas sim um pressuposto. Com a quantidade crescente do número de utilizadores que fazem as suas pesquisas na web via smartphone, oferecer uma experiência positiva aos visitantes do seu website passa por ter um design responsivo.

Para além disso, ter um website responsivo melhora o trabalho de SEO, uma vez que reduz o número de páginas a serem indexadas pelo GoogleTM, em comparação com a solução de ter um segundo website desenvolvido para mobile.

Em resumo:

  • Defina e apresente a sua proposta de valor na homepage;
  • Invista em design e copy mantendo o foco nos seus visitantes;
  • Desenhe uma navegação simples para o seu website;
  • Defina CTA’s cativantes que ajudem os utilizadores a avançarem no funil;
  • Apresente links para conteúdo popular do website
  • Aposte num design responsivo e assegure que o seu website pode ser acedido a partir de qualquer dispositivo.

Agora que já conhece algumas das boas práticas para a criação de uma homepage de sucesso, está na hora de pôr as mãos na massa! Siga estes conselhos e não perca oportunidades de negócio com os visitantes do seu website.

New Call-to-action

Fonte: http://info.smartbugmedia.com/hubfs/Premium_Content/The_Anatomy_of_a_Great_Homepage_-_FINAL.pdf?hsCtaTracking=619bcbdb-4b7a-46c8-a48a-896b25498fc5%7C448ba8dd-1f52-4e15-9164-b5aae3779e5a