Há quem defenda que as plataformas de automação de marketing estão ultrapassadas e quem sustente que, usadas de forma correta, podem impulsionar o marketing digital.

Uma automação de marketing é o processo pelo qual as tarefas de marketing são automatizadas, analisadas optimizadas, sem que seja preciso fazê-lo de forma manual e frequente.

Em vez disso, é utilizada tecnologia e softwares que nos permitem facilitar o processo de gestão da estratégia e deixar-nos mais tempo para a estratégia e criação de todos os materiais necessários.

Quando a automação é implementada e gerida corretamente, as empresas conseguem mais fácil e eficazmente chegar ao seu público-alvo, sem que estes sintam que o contacto com a empresa é feito apenas através de SPAM.

Ao conseguirem comunicar eficazmente com o seu público-alvo, estão a criar uma relação com este, que se converterá, no futuro, em leads e em consumidores fiéis à marca.

costumer-delight-email.jpg

Para tal, é preciso delinear uma estratégia de marketing de acordo com cada tipo de pessoas que a marca pretende impactar e depois automatizar os esforços de marketing para que a interação com os prospects e/ou clientes seja feita de maneira assertiva.

Quais os passos necessário para criar uma automação de sucesso?

O factor mais importante na criação da automação de marketing é a equipa. Criar uma automação exige a existência de uma equipa especializada:

  • No produto/serviço que se quer comunicar;
  • No público-alvo que se pretendem impactar
  • Nas ferramentas de marketing.

Para que a equipa tenha estas competências e consiga criar os conteúdos e meios necessários à implementação da automação, precisa de incorporar pessoas de várias áreas técnicas:

  • Copywriters;
  • Designers;
  • Programadores;
  • Marketeers.

equipa-marketing.jpg

As pessoas alocadas à criação da estratégia e implementação da automação, devem trabalhar em equipa e apenas num projeto de cada vez.

É sempre necessário brainstormings iniciais para que surjam as melhores ideias de como interagir com cada tipo de público-alvo a impactar e personalizar a experiência com a marca/produto/serviço de cada prospect ou cliente.

Que meios podem ser usados para a interação com o público-alvo?

Ao criar uma estratégia por público-alvo estamos a personalizar a experiência destes, uma vez que é possível:

  • E-mail Marketing: Criar e-mails com promoções/lançamentos de produtos/informação específica sobre um produto de acordo com os interesses de cada um;
  • Conteúdo do site: Mostrar conteúdo no site tendo em conta a fase do funil em que cada grupo de utilizadores se encontra (visitantes, prospects, clientes);
  • Publicidade online: Criar anúncios no Google e nas Redes Sociais de acordo com cada tipo de utilizador.

As empresas devem apostar numa automação em marketing digital que tenha em consideração todos os pontos falados anteriormente. Caso contrário, os utilizadores poderão ficar frustrados com a marca.

É preciso delinear corretamente a estratégia e ter uma equipa com os conhecimentos necessários para o sucesso do projeto para que haja novos clientes para a marca e o retorno do investimento seja positivo.

Por ser um processo de difícil implementação, muitas das empresas não o conseguem fazer corretamente e por isso acaba por existir sempre a discussão sobre a implementação deste tipo de estratégias.

Quando bem implementada, os resultados são visíveis não só pelo aumento de interações nas redes sociais, visitas ao site mas também pelo crescimento do número de clientes e muitas vezes pelo número de fãs.