O mundo está a mudar e as organizações B2B perguntam-se sobre qual o futuro das suas forças de vendas. Como vai ser o vendedor do futuro?

A resposta não é fácil, até porque existem vários formatos, tipologias e formas de vender mas, uma coisa é certa existem três forças que estão a contribuir para a mudança nas Vendas. A pandemia apenas acelerou a mudança que estava em curso e confrontou os mais cépticos com a nova realidade.

 

3 forças que contribuem para a mudança das vendas

3-forcas-que-contribuem-para-a-mudanca-das-vendas

 

1. Comportamento do novo consumidor empresarial

comportamento-do-novo-consumidor-empresarial

Fruto da evolução tecnológica, salvaguardando assimetrias setoriais e geográficas que mais cedo ou mais tarde irão naturalmente convergir, podemos dizer que o consumidor empresarial é hoje ‘conectado’ ao universo digital e faz as suas pesquisas, a troca de experiências e uma parte substancial da interação on-line. Por outro lado, com a disponibilização global de informação valiosa, tornou-se mais exigente, não espera menos que soluções personalizadas às necessidades do seu negócio e tem pouca tolerância para as complexidades organizacionais, exigindo respostas e transações em tempo real. 

 

2. Produtividade

produtividade

Os ciclos de ‘product to market’ mais rápidos, a personalização da oferta, a competitividade global e a pressão sobre as margens brutas, está a levar o tecido empresarial a focar as suas iniciativas em ganhos de produtividade, em todas as áreas funcionais. As vendas são uma dessas áreas funcionais e as empresas pretendem obter mais negócio com menos recursos. Para isso irão recorrer à tecnologia para substituir algumas das funções desempenhadas pelas forças de vendas, e ao mesmo tempo capacitar a área comercial com ferramentas de automação digital, que permitam levar parte da interação comercial para o online, produzindo respostas e transações em tempo real, de acordo com as novas exigências dos consumidores.

 

3. Tecnologia e Inteligência artificial (IA)

tecnologia-e-inteligencia-artificial

A tecnologia é uma força de mudança particularmente relevante, porque não só tem um impacto directo sobre o que vai ser o vendedor do futuro, como além disso, vem reforçar as duas forças anteriormente descritas. A inteligência artificial já substitui atualmente algumas funções comerciais com a utilização de bots avançados. E está agora a potenciar ao ‘novo vendedor’ ‘insights’ analíticos que lhe permitirá uma nova dinâmica de criação de valor na relação com os seus clientes. A tecnologia associada à IA sob a forma de ferramentas de automação irá libertar os recursos humanos de tarefas pesadas administrativas, para se poderem concentrar em relações, não intrusivas e em múltiplos canais digitais consoante a preferência do cliente. 

 

O efeito destas forças nas organizações de vendas e nos próprios vendedores exige alterações de dinâmica e processo, mas acima de tudo do comportamento dos vendedores que queiram continuar a assegurar a sua relevância e a sua ‘empregabilidade’ no mercado. Assim a transformação do vendedor B2B irá assentar em três dimensões para aproveitarem a transformação que está a ocorrer a seu favor, e acima de tudo a valorizarem o seu trabalho.

 

3 dimensões da transformação do vendedor B2B

o-mundo-esta-a-mudar-qual-o-papel-das-forcas-de-vendas-nas-organizacoes-b2b-3-dimensoes-da-transformacao-do-vendedor-b2b

inovacao

 

1. Inovação

Na sua nova forma de trabalhar o vendedor B2B deverá proporcionar aos seus clientes uma visão estratégica para os ajudar a resolver problemas de negócio, ao invés de apenas se focar em soluções para suprir necessidades.

 

eficacia

2. Eficácia

O vendedor B2B deverá ser capaz de se posicionar como líder de opinião em toda a jornada de compra do seu cliente. Por outro lado, deverá conseguir fazê-lo em todos os canais preferenciais do novo consumidor. Desta forma irá, não só, estimular a interação comercial como acelerar a tomada de decisão.

produtividade-utilizar-tecnologias

 

3. Produtividade

Utilizar a tecnologia e a informação à sua disposição, para se libertar de funções administrativas e aumentar a sua assertividade na relação com os clientes.

 

 

A nova dinâmica das forças de vendas B2B para continuarem a ser relevantes e proporcionar valor acrescentado aos seus clientes exige mudanças de comportamento e na forma de trabalhar dos vendedores mas fundamentalmente nas organizações. Por sua vez, as empresas têm que encarar a capacitação digital das suas vendas de forma estratégica e holística, sem nunca esquecer que essa transformação assenta na transformação de processos de venda e novas metodologias digitais, Ferramentas de automação e CRM, e finalmente o comportamento digital e a integração entre o Marketing e as vendas.

Saber mais sobre a Capacitação Digital das Vendas >