No online, as leads comerciais podem ser descritas como a obtenção de contactos através de uma página de um website. Mas o que promove a aquisição destes potenciais clientes?

David Meerman Scott, um conceituado consultor e autor americano, referiu no seu livro The New Rules of Marketing & PR:

“Ninguém se importa com os seus produtos, exceto você. Crie conteúdo interessante!”

Este é precisamente o pressuposto base de qualquer estratégia de marketing digital de sucesso, que faz uso das suas ferramentas para criar plataformas, acessibilidades e conteúdos interessantes, que atraiam os potenciais clientes e promovam a concretização da venda ou do negócio.

Uma das formas de o fazer são as leads comerciais, que favorecem a obtenção e qualificação de contactos.

 

Afinal, o que é uma lead comercial?

Um exemplo de lead comercial é um utilizador que fornece os seus dados através de um formulário para a obtenção de uma newsletter, ou um contacto direto com pedido de informação através de uma página web.

sugestao-blog-made2web Sugestão: Lembre-se de que a recolha de dados dos utilizadores deve seguir a lei do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) que entrou em vigor no dia 25 de maio de 2018.

Ler mais sobre RGPD >

 

 

Como pode gerar leads comerciais?

Apesar de parecer um processo simples, a estratégia para obtenção de leads comerciais envolve o domínio de diversas ferramentas de marketing digital e o conhecimento comportamental aprofundado dos utilizadores, razão porque é fundamental o processo de definição das buyer personas, ou seja, do cliente tipo.

Depois de saber quem são as suas buyer personas, é mais fácil desenhar a página ideal para potenciar a angariação de leads.

 

As leads comerciais implicam a existência de um website da empresa?

Não, é a resposta curta, simples e direta.

Pode gerar leads comerciais online para o seu negócio sem ter um website formal. Elas podem ser obtidas enviando os utilizadores para uma página desenvolvida especificamente para potenciar a sua conversão, não apresentando sequer, normalmente, qualquer forma de navegação para o seu exterior.

 

Criar Landing Pages para angariar novas leads

Landing Pages são páginas web criadas especificamente para a obtenção de leads comerciais, ou seja, que favoreçam a conversão. Estas páginas web são desenvolvidas para divulgar uma marca específica, um produto, ou um serviço, promovendo assim a obtenção de pedidos de informação ou encomendas do que se pretende divulgar.

exemplo-landing-page-made2webExemplo de uma Landing Page da Made2Web

 

De uma forma simplificada, pode definir-se as landing pages como sendo páginas web que contêm conteúdos desenhados em forma de “funil”: ou seja, depois de entrar é direcionado a converter nela (efetivar a compra ou o pedido de informações), ou numa outra página específica para tal.

Saiba aqui como criar uma landing page otimizada »

 

5 passos para angariar leads comerciais com valor

     1. Passagem de briefing

A empresa passa à agência de marketing digital todas as informações que poderão ser úteis à construção da Landing Page onde os utilizadores converterão deixando os seus contactos (informações institucionais, histórico, público-alvo, objetivos, etc.);

      2. Construção de Landing Page

Com base no briefing, a landing page será construída com conteúdos que permitirão divulgar e dar credibilidade à marca, o produto, ou o serviço;

      3. Formulário de contacto

É uma peça chave das Landing Pages pois é aí que os utilizadores converterão. Eles devem ser o mais curto possível, pois quanto mais extensos forem maior o atrito à conversão;

      4. Publicitação da Landing Page

Através de estratégias pagas (ex: Google Adwords, Facebook Ads, ou LinkedIn Ads, etc.) os utilizadores são direcionados para essas páginas em função da sua pesquisa e interesses;

      5. Avaliação de resultados

Este último passo é essencial para aferir o sucesso de uma campanha de geração de leads, potenciando a que normalmente se refaçam conteúdos e/ou estratégias das landing pages. Por vezes, pequenas modificações nos CTA (call-to-action), ou até no formato ou cor dos seus botões, são suficientes para aumentar a percentagem de leads convertidas.

 

Quando faz sentido desenvolver leads comerciais?

A nossa resposta é apenas uma: sempre.

Por melhor posicionado que um website apareça nos rankings do Google, as leads comerciais são o corolário do que no digital se pretende, a conversão de visitantes em “prospects", isto é, de um utilizador anónimo para um utilizador “com rosto”, pois este deixa elementos que o permitem identificar.

Normalmente, as empresas que já fazem uso do marketing digital, estão habituadas a que a geração de leads comerciais faça parte da sua estratégia promocional, a par com muitas outras que a complementam: o Search Engine Optimization, o Copywriting, o Link Building, a gestão de Redes Sociais, etc.. Trata-se de uma clara sintonização de métodos e processos que, em conjunto, permitem maximizar a visibilidade e efetividade de qualquer website e empresa, ao mesmo tempo que promovem a consequente rentabilidade do negócio.

Quer ajuda? Fale com a Made2Web >