Artigo revisto e atualizado a 14 de Setembro de 2023.

É pouco provável chegar aos tão desejados lugares cimeiros nos motores de pesquisa sem uma estratégia eficaz de copywriting. O content marketing é uma área em constante atualização não só devido às atualizações core do Google, como também devido à evolução dos hábitos de consumo digital.

Saiba neste artigo como atrair e converter visitantes em leads através do copywriting integrado numa estratégia de Content Marketing.

É graças ao content marketing (ou marketing de conteúdos), que ainda passa muito pela criação de artigos – copywriting – que conseguimos atrair e cativar leitores sobre os nossos produtos ou serviços, impulsionado o nosso objetivo – a conversão.

 

Relembramos que a conversão pode ser de vários tipos, consoante o seu objetivo. Aqui ficam alguns exemplos:

  • Um pedido de orçamento através de um formulário;
  • Uma reserva de horário para uma consulta médica;
  • O download de um e-book mediante o fornecimento de dados pessoais;
  • A subscrição de uma newsletter;
  • A compra efetiva de um produto.

Tudo pronto para começar? Tome então nota destas 5 regras para elevar a sua estratégia de copywriting!

 

Quero saber mais sobre Web Copywriting >

 

 

 

Direcione o copywriting à buyer persona

Antes de delinear qualquer estratégia de copywriting é essencial conhecer a fundo o seu potencial cliente, o que implica uma boa definição da buyer persona. Se nunca ouviu falar sobre isto nós explicamos: uma persona é uma personagem semi-ficcional (criada por si) com base naquilo que considera ser o seu cliente ideal.

Isto implica saber aspetos básicos como a idade, o seu emprego ou onde vive, e também um leque de comportamentos, hábitos e atitudes que ajudam a traçar um perfil mais exato do seu potencial cliente. O objetivo é adaptar a estratégia de copywriting à buyer persona para obter melhores resultados e mais conversões.

 

Adopte um tipo de linguagem mais "natural"

Sabemos que já há mais pessoas a utilizar o smartphone ou tablet para fazer pesquisas do que computadores desktop, sobretudo durante e após a época de confinamento por via da Covid-19, já que em teletrabalho há maior consumo de dispositivos móveis.

O novo reinado do mobile trouxe com ele uma forma diferente de fazer pesquisas – por exemplo através da utilização dos softwares de reconhecimento por voz.

 

reconhecimento-de-voz

 

Sim, há um número crescente de utilizadores que se servem da Siri, Cortana ou outros softwares para fazer pesquisas, normalmente em forma de perguntas, pois é assim que as pessoas falam, e não recorrendo ao habitual método de pesquisa por keywords.

Cada vez mais, uma pesquisa é uma forma de a pessoa obter uma resposta para a sua questão. O trabalho de copywriting deve refletir isso mesmo.

 

Tente perceber quais as questões mais comuns colocadas pelo público e incorpore-as nos conteúdos.

 

Uma forma de saber quais as questões mais colocadas é vê-las no próprio Google, através dos feature snippets. Vai notar diferença quando o seu website começar a subir nos rankings dos motores de pesquisa!

Reveja e formate os seus artigos

A utilização das tags de título continua a ser crucial para o copywriting. Utilize sempre o H1, H2, H3 e assim sucessivamente para ajudar a criar secções nos artigos, tornando-os não só visualmente mais apelativos mas também legíveis para os motores de pesquisa e sobretudo para os leitores.

A tag H1 deve ser aplicada na frase de título e resume os tópicos a abordar no artigo (não se esqueça das keywords!). Já a H2 aplica-se nos subtítulos, criando uma subseção dentro do H1, e, seguindo a mesma lógica, a H3 cria uma subseção dentro da H2.

 

checklist

Para um bom trabalho de copywriting, é essencial que aplique estas tags nos artigos, mesmo em textos mais antigos. Toca a rever essas formatações!

 

Mantenha o seu calendário de conteúdos atualizado

content-calendar

Sabemos o quão difícil pode ser elaborar um calendário de conteúdo e, mais importante, segui-lo à regra. Mas só com uma estratégia de content marketing que inclua novos conteúdos publicados com regularidade é que vai conseguir manter o seu website no topo dos resultados de pesquisa.

É dessa forma que o Google™ sabe que existe uma preocupação em dar conteúdos novos e relevantes aos leitores. Vejamos alguns exemplos de conteúdos para website em que um bom copywriting é fundamental:

  1. Artigos de Blog
  2. Notícias
  3. Media e imprensa
  4. Faqs
  5. Ebooks, Guias, Checklists
  6. Notas de Autor

As suas aptidões de copywriting são muito importantes para levar a cabo esta tarefa. É essencial que encontre novos assuntos para escrever e formas de responder às tão importantes questões dos potenciais clientes. Vai ver que um calendário organizado ajuda a criar rotinas, tornando mais fácil conquistar os seus objetivos!

 

Sirva-se da web para obter novas ideias de copywriting

Sim, sabemos que nem sempre é fácil encontrar ideias para escrever artigos. Mas, felizmente, a web está cheia de recursos que ajudam a perceber quais os tópicos que as pessoas discutem e a definir as keywords que deve querer.

Anote estas sugestões:

    • SemRush
    • Google™ Trends
    • Google™ Alerts
    • Quora
    • HubSpot Blog Ideas Generator

 

Reserve algum tempo para explorar estes recursos, sem esquecer quem é o seu público-alvo e quais as questões que quer ver respondidas. Depois, não se esqueça de colocar tudo no calendário!

Vamos por as mãos à obra? Comece já a colocar estas dicas em prática para melhorar os seus artigos e obter excelentes resultados.

Quero ler mais sobre Copywriting >