O Google™ anunciou no final de fevereiro de 2018 que vai começar a indexar as versões mobile dos websites em primeiro lugar face às versões desktop.

Se tem um website, esta alteração verá ser tida em conta na sua estratégia de Search Engine Optimization, pois o Mobile First Index poderá influenciar o posicionamento das suas páginas nos resultados de pesquisa. Saiba porquê neste artigo.

Quero saber mais sobre SEO »

 

 

 

O que significa o First Mobile Index?

Uma vez que a maioria dos utilizadores da rede de pesquisa Google fazem as suas pesquisas através de dispositivos mobile , o Google tenta acompanhar a tendência e assegurar uma boa experiência de utilização dos diferentes websites que apresenta nos resultados de pesquisa em mobile. Como tal, em vez dos bots do Google acederem e indexarem primeiro a versão desktop do website, irão fazê-lo para a versão mobile.

A única consequência que poderá existir, para websites com baixa performance em mobile,  é uma ligeira alteração nos rankings, ainda que o Google pretenda que os websites não sofram com esta alteração.

O que posso fazer para que o meu website não sofra com esta alteração?

  • Ter uma versão mobile do website – Se não tem uma versão mobile do website, tem de começar a apostar no desenvolvimento de um website responsive, não só porque o Google dá cada vez mais importância a este tipo de dispositivos, mas também porque a maioria dos utilizadores já usa o mobile para pesquisar;
  • Assegurar-se de que tem o mesmo conteúdo em mobile e desktop, isto porque o Google poderá ler apenas o conteúdo da versão mobile e ao não perceber exatamente a sua área de negócio ou a sua oferta em termos de produtos e serviços, penalizá-lo;
  • Assegurar-se de que o bot do Google consegue ler a versão mobile do seu website.

Esta alteração será gradual, por isso, ainda tem tempo para se assegurar de que quando o bot Google fizer um crawl ao seu website já está corretamente otimizado em mobile.

New Call-to-action