Artigo revisto a 12 de Agosto de 2020.

Definir uma estratégia de Marketing é extremamente importante, uma vez que sem conhecimento da sua marca, dos serviços e produtos, por parte dos utilizadores, não existem vendas e o negócio não cresce.


Uma estratégia com um plano delineado permite centralizar os recursos existentes e fazer crescer o negócio. Isto é possível com a monitorização constante dos kpi's definidos a alcançar com a estratégia.

Ou seja, ao analisarmos se estamos a alcançar os objectivos definidos conseguimos perceber a performance:

  • das Equipas envolvidas;
  • dos Esforços de Marketing.

 

por-que-deve-ter-uma-estrategia-de-inbound-marketing-alcancar-objetivos

 

e realocar os recursos disponíveis e orçamentos para a obtenção de melhores resultados.

 

No entanto, pode optar por ser mais específico e delinear uma estratégia de Inbound Markeitng. 

Aqui, o seu esforço será focado nas suas buyer personas e na conquista do seu interesse, em relação à sua marca, face à concorrência.

 

cta-download-Ebook-Aug-16-2021-10-32-43-64-AM

 

Importância de ter uma Estratégia de Inbound Marketing

Uma estratégia de inbound marketing torna claro o caminho a seguir e o que deve fazer para atingir os objetivos de marketing e em última instância do seu negócio.

O inbound marketing permite a qualquer negócio:

  • Gerar mais tráfego e leads qualificadas;
  • Baixar os custos de aquisição de clientes;
  • Medir os resultados de forma precisa e em tempo real.

 

Benefícios do Inbound Marketing para o seu negócio

por-que-deve-ter-uma-estrategia-de-inbound-marketing-inbound

 

1. Melhora a relação custo-benefício

As práticas de inbound marketing custam menos 70% do que as estratégias utilizadas pelo marketing tradicional.

O mesmo acontece com o custo de aquisição dos clientes. O Inbound Marketing proporciona leads mais baratas 62% do que o Outbound.

Mesmo que seja um pequeno negócio em expansão e tenha um orçamento reduzido, conseguirá ser eficaz nos seus esforços de marketing.

 

2. Conta com uma estratégia de longa duração

Um blog post publicado hoje pode vir a ser intemporal e gerar income de forma contínua. Deve fazer algumas modificações ao conteúdo para potenciar o SEO, mas funcionará sempre como uma espécie de rendimento passivo.

 

3. Alcança o público-alvo desejadopor-que-deve-ter-uma-estrategia-de-inbound-marketing-inbound-publico-alvo

Como o inbound marketing acontece exclusivamente online, consegue chegar a mais pessoas. Mas o benefício desta estratégia nem é a quantidade, mas sim a qualidade.

As diferentes plataformas oferecem ferramentas que permitem analisar e segmentar o seu público.

Apenas pessoas interessadas no seu produto ou serviço serão impactadas com a sua mensagem. Daí a importância de identificar e definir com precisão as suas personas.

 

4. Permite uma comunicação mais assertiva

 

Ao definir a persona e compreender os seus pain points e expectativas, consegue ser mais objectivo na sua mensagem.

 

Torna-se persuasivo na forma como comunica, mas de uma forma positiva, ou seja, é capaz de criar aquela sensação: "parece que estão a falar para mim e adivinharam o meu problema".

Este tipo de resposta cria uma relação duradoura com o seu potencial cliente.

Para além de que, como viu antes, o inbound é um caminho conjunto com o seu potencial cliente. Dá-lhe tempo e espaço para decidir, sem nunca desistir da sua intenção.

 

por-que-deve-ter-uma-estrategia-de-inbound-marketing-inbound-feedback

5. Analisa dados em tempo real

Ao contrário do marketing tradicional, no inbound o feedback 

é imediato e é capaz de medir de forma rápida os resultados. Tem uma ideia clara do tipo de interação e impacto que uma campanha ou uma simples publicação numa rede social está a ter, naquele preciso momento!

Estas, são informações de valor e genuínas. Da próxima vez que estiver a definir com a sua equipa os temas que vai abordar, saberá que o conteúdo X, em formato Y, publicado na plataforma Z, tem uma boa performance.

 

6. Tem maior visibilidade e reconhecimento de marca

Vendas e receitas são objetivos óbvios de qualquer negócio. Sem eles, a sobrevivência das marcas não seria possível. 

Mas nem sempre o objetivo está (diretamente) ligado à facturação. Pode pretender, simplesmente, divulgar a sua marca e torná-la conhecida entre mais pessoas.

O inbound marketing é perfeito para criar awareness. Se a sua marca não estiver online é como se não existisse e o seu público-avo não irá encontrá-lo.

 

Ao criar conteúdos relevantes e criativos, ao mesmo tempo que otimiza o SEO em todas as comunicações, a sua marca será mais facilmente encontrada.

 

Se os potenciais clientes - que procuram informações ou querem resolver um problema - encontram o seu website e gostam do que veem, conseguiu uma das tarefas mais difíceis: criar uma oportunidade real de venda.

Se souber gerir essa relação, estas mesmas pessoas partilham o seu conteúdo, multiplicando de forma gratuita o alcance da publicação (e da sua marca).

 

sugestao-blog-made2web Capte os clientes certos com uma Estratégia de Inbound Marketing

Depois de conhecer os benefícios para o seu negócio, é hora de criar a sua estratégia de inbound marketing. No nosso próximo artigo revelamos-lhe os pormenores, passo-a-passo, de cada etapa:

  1. Planear
  2. Executar
  3. Medir resultados