Definir uma estratégia de inbound permite-lhe criar um plano de ação para conquistar a atenção das buyer personas e levá-las a preferirem a sua marca face à concorrência.

Conheça as principais razões para investir numa estratégia de inbound marketing.

 

Importância de ter uma Estratégia de Inbound Marketing

Uma estratégia de inbound marketing torna claro o caminho a seguir e o que deve fazer para atingir os objetivos de marketing e em última instância do seu negócio.

O inbound marketing permite a qualquer negócio:

  • Gerar mais tráfego e leads qualificadas;
  • Baixar os custos de aquisição de clientes;
  • Medir os resultados de forma precisa e em tempo real.

 

O que envolve uma Estratégia de Inbound Marketing?

Uma estratégia de inbound implica a definição de plano de marketing com objetivos SMART (específicos, mensuráveis, alcançáveis, realistas e temporais).

objetivos-smart-inbound-marketing-hubspot

 

Numa estratégia de inbound marketing, tudo o que fizer, faz com um propósito definido à priori e com base nos objetivos do negócio.

Assim, vai ter maior controlo sobre a sua empresa. Saberá onde alocar os recursos e terá uma maior clareza da forma como o seu serviço ou produto pode ajudar os clientes.

Na prática, as suas equipas conseguem mais facilmente:

  • Definir o tipo de conteúdos para as buyer personas;
  • Criar um calendário editorial com temas que gerem valor e realmente interessem ao seu público-alvo;
  • Definir em que plataformas vai comunicar a mensagem;
  • Supervisionar a evolução da produção de conteúdos;
  • Medir os resultados e compará-los com as metas definidas para o seu negócio.

Desta forma, faz uma gestão mais inteligente do orçamento disponível, o que pode ser a diferença entre descolar ou não da concorrência.

 

Benefícios do Inbound Marketing para o seu negócio

1. Melhora a relação custo-benefício

As práticas de inbound marketing custam menos 70% do que as estratégias utilizadas pelo marketing tradicional.

O mesmo acontece com o custo de aquisição dos clientes. O Inbound Marketing proporciona leads mais baratas 62% do que o Outbound.

Mesmo que seja um pequeno negócio em expansão e tenha um orçamento reduzido, conseguirá ser eficaz nos seus esforços de marketing.

 

2. Conta com uma estratégia de longa duração

Um blog post publicado hoje pode vir a ser intemporal e gerar income de forma contínua. Deve fazer algumas modificações ao conteúdo para potenciar o SEO, mas funcionará sempre como uma espécie de rendimento passivo.

plano-de-marketing-inbound-marketing

 

3. Alcança o público-alvo desejado

Como o inbound marketing acontece exclusivamente online, consegue chegar a mais pessoas. Mas o benefício desta estratégia nem é a quantidade, mas sim a qualidade.

As diferentes plataformas oferecem ferramentas que permitem segmentar o seu público.

Apenas pessoas interessadas no seu produto ou serviço vão ser impactadas com a sua mensagem. Daí a importância de identificar e definir com precisão as suas personas.

 

4. Permite mensagens mais assertivas

Ao definir a persona e compreender os seus pain points e expectativas, consegue ser mais objetivo na sua mensagem.

Torna-se persuasivo na forma como comunica, mas de uma forma positiva, ou seja, é capaz de criar aquela sensação: "parece que estão a falar para mim e adivinharam o meu problema".

Este tipo de resposta cria uma relação duradoura com o seu potencial cliente.

Para além de que, como viu antes, o inbound é um caminho que faz de mãos dadas com o seu potencial cliente. Dá-lhe tempo e espaço para decidir, sem nunca desistir da sua intenção.

 

5. Analisa dados em tempo real

Ao contrário do marketing tradicional, no inbound o feedback é imediato e é capaz de medir de forma rápida os resultados. Tem uma ideia clara do tipo de interação e impacto que uma campanha ou uma simples publicação numa rede social está a ter, naquele preciso momento!

Estas, são informações de valor e genuínas.

Da próxima vez que estiver a definir com a sua equipa os temas que vai abordar, saberá que o conteúdo X, em formato Y, publicado na plataforma Z, tem uma boa performance.

analise-de-dados-comportamento-consumidor-inbound-marketing

 

6. Tem maior visibilidade e reconhecimento de marca

Vendas e receitas são objetivos óbvios de qualquer negócio. Sem eles, a sobrevivência das marcas não seria possível. 

Mas nem sempre o objetivo está (diretamente) ligado à faturação. Pode pretender, simplesmente, divulgar a sua marca e torná-la conhecida entre mais pessoas.

O inbound marketing é perfeito para criar awareness. Se não estiver online é como se não existisse.

Ao criar conteúdos relevantes e criativos, ao mesmo tempo que otimiza o SEO em todas as comunicações, a sua marca será mais facilmente encontrada.

Se os potenciais clientes - que procuram informações ou querem resolver um problema - dão com o seu website e gostam do que veem, conseguiu uma das atividades mais difíceis: criar uma oportunidade real de venda.

Se souber gerir essa relação, estas mesmas pessoas partilham o seu conteúdo, multiplicando de forma gratuita o alcance da publicação (e da sua marca).

 

Capte os clientes certos com uma Estratégia de Inbound Marketing

Depois de conhecer os benefícios para o seu negócio, é hora de criar a sua estratégia de inbound marketing. No nosso próximo artigo revelamos-lhe os pormenores, passo-a-passo, de cada etapa:

  1. Planear
  2. Executar
  3. Medir resultados
Preciso de  uma Agência de Inbound Marketing >