Sabia que o Facebook conta com mais de 80 milhões de páginas empresariais? É por isso que o gigante das redes sociais anunciou, no dia 6 de agosto de 2018, seis updates que vão tornar a vida mais fácil para os negócios locais.

 

1. Recomendações: o novo formato de Críticas no Facebook

Além das já conhecidas Críticas, o Facebook lançou agora um novo formato de social proof: as recomendações. Este novo formato vai permitir que os utilizadores deixem imagens, texto (com um mínimo de 25 caracteres) e tags.

O que vão ser estas tags? Funcionam muito como hashtags e são geradas por sugestão automática ou manualmente quando vamos começar a escrever uma recomendação.

recomendacao-facebook

Interface de recomendações. Fonte: Facebook Business

O objetivo principal das tags é que os utilizadores percebam rapidamente qual é a valência principal de um negócio. São conhecidos pelos jantares de grupo? Abrir até tarde? Comida deliciosa?

O objetivo secundário, claro está, é ajudar o Facebook enquanto motor de pesquisa, pois estas tags permitem categorizar e agrupar informação para poder dar sugestões mais impactantes.

Quando são feitas perguntas à procura de recomendações, ou quando se fala sobre um negócio, o novo formato vai aparecer em grande destaque:

pesquisa-de-recomendacoes
O novo formato em resposta a um pedido de recomendação. Fonte: Facebook Business

 

O que acontece quando recebemos uma recomendação falsa?

Num mundo 100% honesto, não seria necessário que nos preocupássemos com esta questão, mas todos sabemos que, no online, estamos sempre sujeitos a falso feedback e isso pode ter um impacto muito negativo no nosso negócio.

Por isso mesmo, o Facebook dá às páginas a capacidade de reportar uma recomendação com algumas opções como: "Recomendação irrelevante", "Nudez", "Violência", "SPAM", "Discurso de Ódio", etc.

 

denunciar-recomendacoes
Como reportar recomendações falaciosas. Fonte: Facebook Business

 

2. Botões de ação: mais destaque e mais funcionalidades no Facebook

A segunda novidade lançada para os negócios locais é a capacidade de inserir na página vários botões de ação, que vão permitir várias ações como fazer uma marcação, pedir comida, ou escrever uma recomendação com apenas alguns cliques.

Estes novos botões de ação estão relacionados com o template escolhido e aplicado que pode ser alterado a qualquer momento nas Definições da página, em "Editar página".

Os botões de ação são especialmente desenhados a pensar nos dispositivos móveis, para facilitar a tomada de ação dos utilizadores no seu telemóvel.

 

3. Stories: agora mais fáceis de encontrar no Facebook

O lançamento das Stories no Instagram foi tão bem sucedido que o Facebook decidiu lançar o formato para todas as suas plataformas ao longo de 2017. Agora, vai ser possível ver as Stories de uma página clicando na sua fotografia de perfil (tal como acontece no Instagram).

Este update faz com que as Stories sejam agora mais fáceis de encontrar e vem funcionar como incentivo para que as páginas utilizem mais esta funcionalidade.

 

Outros 3 updates adicionais que o Facebook vai lançar nos próximos meses

  1. Listagens de produtos e serviços: as páginas locais são agora capazes de adicionar mais informação em destaque, como o horário de funcionamento, recomendações ou menu. As páginas de serviços podem agora dar destaque a novos tipos de conteúdo, como eventos ou ofertas.
  2. Venda de bilhetes para eventos: é agora mais fácil vender bilhetes para eventos diretamente nas páginas Facebook com as novas integrações. Foram ainda lançadas novas opções para os anúncios de promoção de eventos.
  1. Expansão de ofertas de emprego para todo o mundo: é agora possível criar uma oferta de emprego que está disponível para todas as pessoas do mundo. Descubra como funciona esta ferramenta aqui.

 

Depois de tantas novidades no Facebook... o que devem os Marketeers reter?

As novas ferramentas vão ser certamente muito úteis para os gestores de páginas, principalmente no caso de páginas locais, como Restaurantes, Cabeleireiros ou Lojas. Planeie uma ação de marketing com os seus clientes atuais para gerar recomendações e ficar assim um passo à frente da concorrência.

Vai ser necessário ficar com muita atenção às recomendações, para dar resposta atempada aos comentários que possam surgir e denunciar críticas injustas ou irrelevantes para o nosso negócio.

Quero saber mais sobre Redes Sociais >