É verdade que o objetivo de um bom Marketing Digital é que um determinado site consiga ganhar mais visitas, mais tráfego e mais conversões, através de uma maior visibilidade. 

Um maior número de visitas poder ser devido a uma correta e eficiente gestão de redes sociais, a uma eficaz estratégia de link building, ou através da otimização do website.

No entanto, para obter sucesso no mundo da Internet, não basta ganhar visibilidade para a marca, é necessário gerar leads comerciais.


O que são leads comerciais?

Leads comerciais são o equivalente a uma qualificação e obtenção de contactos a partir da página web desenvolvida especificamente para divulgar um produto ou serviço e obter pedidos de informação ou encomendas. Ou seja, trata-se de uma oportunidade de venda ou um contacto de um cliente que está interessado em saber mais sobre um certo produto ou serviço.

preencher-formuario.jpg

 

Como conseguir angariar leads comerciais?

Não sendo uma marca muito conhecida no mercado, estar no topo do Google é um fator-chave para ganhar leads. Isto porque, se a maioria dos utilizadores não conhecem a sua empresa como poderão encontrá-la se ela não aparece nos primeiros resultados de pesquisa?

O Google é o motor de pesquisa mais utilizado em todo o mundo e a primeira página de resultados recebe 94% dos cliques. Assim, no mundo digital, se um website não está no topo dos resultados do Google é (quase) como se não existisse.

Logo, para se criarem leads comerciais deve-se fazer uma boa combinação entre todos os conhecimentos em Marketing Digital, nomeadamente na área do SEO – Search Engine Optimization.

 

A importância do SEO na angariação de leads

O SEO representa a optimização de websites para que estes alcancem a visibilidade online. O SEO é composto por várias áreas de ação, onde todas são importantes para ajudar o seu website a ter uma posição de destaque constante no Google. Como, por exemplo, as seguintes 3 áreas:

     1. Copywriting – Encontre as palavras mais relevantes para a criação de conteúdo único para o website, orientado para cada tipo de utilizador que o visita;

     2. Design – Ofereça um design atrativo e relevante para uma ótima experiência de utilização do seu website para os utilizadores;

     3. Velocidade – Apresente um website com rápida velocidade para que o utilizador não desista de visitar o seu website.

seo-lead-generation.jpg

 

Copywriting relevante para angariar leads no seu website

O copywriting é bastante importante, no sentido em que é o que seduz os utilizadores a ficarem no seu website e saberem mais sobre a marca, produto, ou serviço.

Tem de ser objetivo e claro na mensagem que pretende transmitir e responder às dúvidas dos utilizadores. Os textos devem ser apelativos e originais, pois o Google penaliza conteúdo duplicado.

Desta forma, consegue reter a atenção dos utilizadores, criar uma ligação entre estes e a marca e aumentar as vendas e/ou contactos no website, gerando leads comerciais.