O Web Design caracteriza-se pelo desenvolvimento de interfaces, através de websites e outras aplicações na internet. Podemos perceber esta ferramenta de comunicação como a simples criação de websites – quando, realmente, ela é muito mais do que isso.

Neste artigo iremos partilhar consigo alguns para ter um website de sucesso na era digital.

 

Web Design e a integração com o Marketing Digital

design-a-pensar-em-marketing.jpg

Em termos resumidos, podemos dizer que o bom Web Design possibilita a qualquer empresa, produto, ou serviço a presença no maior mercado de todos – a Esfera Digital – com a máxima qualidade e projeção possível, isto tudo apenas através de um site.

Um bom site é o maior cartão de visita que qualquer empresa pode apresentar online, sobretudo num mercado global caracterizado por um aumento crescente das decisões de compra (e das próprias compras) a ser realizadas na internet.

Assim, o Web Design trabalha com ferramentas e táticas que, quando bem desenvolvidas, escondem pequenos segredos que podem fazer de um website o motor para um excelente negócio, e que passam pela criação de sites que:

  • Acompanhem a evolução da tecnologia;
  • Apresentem uma boa imagem (atrativa, credível e “limpa” em termos gráficos);
  • Tenham um bom suporte de SEO (Search Engine Optimization), por forma a aparecerem nos primeiros resultados de pesquisas no Google.

Para além disso, é importante que qualquer empresa, ao contratar o serviço de Web Design a uma agência, receba um website que possa ser alojado e migrado em qualquer servidor, e que tenha ainda a liberdade e possibilidade de inserir, remover, ou atualizar quaisquer conteúdos (sem depender da agência para este efeito).

 

Um website dá-se por finalizado assim que fica online?

Não. Um website nunca é tido como finalizado, na medida em que ele necessita de ser atualizado em termos de conteúdos e ajustado em termos de resposta às dinâmicas de mercado.

importancia-web-design-1

E é precisamente aqui que entram as estratégias de Marketing Digital, que procuram gerir um website tal como uma empresa gere as suas marcas: sempre com vista às necessidades dos clientes e/ou consumidores.

 

O Marketing Digital vai favorecer o aparecimento dos websites no topo das pesquisas do Google, quando implementado de forma correta e eficaz, através de três ferramentas principais:

     1. SEO Onsite e Offsite: O SEO Onsite visa a aplicação de técnicas e estratégias ao próprio site, enquanto o SEO Offsite aplica essas mesmas técnicas e estratégias a outras plataformas e a outros suportes (como blogues) diretamente relacionados com a empresa – sempre com o objetivo de fazer subir a empresa no ranking dos resultados das pesquisas nos motores de busca;

     2. Copywriting: longe vão já os tempos em que se escrevia na internet como se escreve na esfera não digital. O Marketing Digital sabe que a comunicação escrita online tem de seguir regras muito particulares, sempre com vista a promover, divulgar e vender marcas, empresas, ou negócios através do desenvolvimento de conteúdos que vendam;

      3. Gestão de Redes Sociais: atualmente, a estratégia de Redes Sociais faz sempre parte do plano de Marketing Digital. Seja através de blogues, do Facebook, do Twitter, do Instagram ou de qualquer outra rede social, sabe-se que são precisamente estas plataformas que, quando bem geridas, permitem a rentabilização do negócio e, mais uma vez, a maximização da presença nas pesquisas efetuadas no Google.

 

Como se pode perceber, o Web Design não é uma disciplina que viva à parte das melhores práticas de marketing digital, ainda que seja essencial para o sucesso digital das marcas. É extremamente importante do ponto de vista estratégico para qualquer negócio.