Uma análise cuidada dos dados de marketing é essencial para o sucesso de qualquer empresa, independentemente do seu tamanho ou área de negócio. Juntamente com os produtos, serviços, propriedade intelectual e pessoas, os dados são hoje um dos maiores ativos da sua empresa.

O problema com que nos deparamos é que grande parte das empresas não sabe tirar partido destes dados, nem tem uma estratégia de análise em movimento.

Desbloquear valor não é fácil, principalmente quando existe um elevado volume de informação, mas ao desenvolver uma estratégia vai ajudar a sua empresa a ultrapassar desafios e a aceder eficientemente ao valor dos dados.

 

Porque não pode mesmo ficar indiferente a uma estratégia de Análise de Dados?

Para responder aos avanços da tecnologia, muitas empresas - principalmente pequenas e médias empresas - sentem que estão com dificuldades em acompanhar o ritmo das novidades.

Este sentimento leva muitas vezes a que sejam tomadas decisões precipitadas ou inadequadas ao negócio. Outras vezes, as empresas escolhem ignorar a revolução dos dados e ficam inertes ou agarradas a métodos obsoletos.

Para evitar tudo isto, é necessário que exista uma estratégia de análise de dados em movimento para:

  1. Definir o uso prático dos dados;
  2. Clarificar as prioridades;
  3. Mapear um caminho para atingir os objetivos.

É absolutamente necessário que todos os membros envolvidos numa estratégia de análise de dados saibam claramente quais os tipos de dados de que precisam, onde podem ir consultar estes dados, como vão ser guardados e como vão ser analisados em relatório.

Esta organização interna vai permitir uma análise detalhada das necessidades da empresa e a criação de um plano de ação viável para o futuro.

 

O que é uma Estratégia de Dados?

Uma estratégia de dados é uma visão de como uma empresa vai captar, armazenar, partilhar e usar os seus dados. Deve ser específica e accionável, mas também flexível.

 

quote-analise-de-dados

 

Por ser particular a cada empresa, o processo vai ser sempre diferente, mas a maioria das empresas vai seguir os seguintes passos:

  1. Definir a forma como os dados vão ajudar a atingir os objetivos de negócio;
  2. Esquematizar a forma como a sua empresa vai completar as atividades para alcançar os objetivos;
  3. Descrever as mudanças que a organização precisa de fazer para maximizar o valor de uma estratégia de dados;
  4. Estabelecer o tempo necessário para atingir os objetivos, dando prioridade aos pontos mais importantes da estratégia;
  5. Discutir a justificação financeira das atividades sugeridas.

 

Porque é importante uma Análise cuidada dos Dados?

Uma estratégia de dados deverá complementar sempre a estratégia da sua empresa e é por isso que o ponto de partida de uma estratégia de dados são os próprios objetivos estratégicos da empresa.

Pergunte-se sempre: o que pretende atingir no seu negócio e quais são os dados que o poderão ajudar a alcançar esses objetivos?

Na criação de uma estratégia de dados, o primeiro passo é rever os objetivos da empresa.

As empresas estão a usar a análise de dados de 5 maneiras principais:

  1. Para tomar decisões informadas;
  2. Para compreender os consumidores e tendências;
  3. Para criar melhores serviços e produtos;
  4. Para melhorar as operações internas;
  5. Para criar ROI adicional.

Revê-se em algum dos cenários acima? Se sim, está no bom caminho. Se não, é altura de aderir à revolução dos dados!

Os dados podem ser usados para melhorar a performance de todos os departamentos da sua empresa através de uma tomada de decisão fundamentada. São também fundamentais para compreender o consumidor e antecipar um pouco do futuro.

Para além de serem capazes de gerar mais dinheiro, os dados são também altamente eficazes para poupar dinheiro à sua empresa.

A forma como os dados são utilizados em cada empresa dependem da estratégia que foi adoptada e é importante que esta estratégia seja escrita e monitorizada regularmente através de relatórios que colocam em análise os principais KPIs.

 

equipa-a-analisar-dados

 

Na base de tudo está a criação de uma cultura interna em que a informação é fundamental. Os executivos devem procurar os especialistas de cada equipa e aprender com eles qual a melhor forma de usar os dados para servir os objetivos da empresa.

O digital exige a que sejam adquiridas novas skills e a procurar novas profissões como arquitetos de dados, analistas e líderes para constituir uma equipa de análise. Cada equipa dentro da sua empresa deverá também ser estimulada a desenvolver uma componente analítica.

Para isso, devem ser implementadas e difundidas novas ferramentas de análise de dados para que todos os membros da equipa sejam empoderados pelos dados na sua tomada de decisão diária.

Quer seja uma solução adquirida ou criada internamente, o importante é que as ferramentas se possam adaptar aos objetivos da empresa.

Atingir a maturidade na análise de dados é algo que está ao alcance de todas as empresas, desde que estejam predispostas a fazer mudanças nos seus colaboradores, processos e produtos.

 

Qual é a importância de uma análise de dados para o Marketing Digital da sua empresa?

Em algumas áreas da sua empresa, o volume de dados poderá ser mais escasso ou difícil de obter dependendo do processo operacional. No entanto, quando falamos em Marketing Digital, é fácil perceber que o volume de dados é gigante e muitas vezes esmagador.

A disrupção do digital trouxe consigo uma necessidade indubitável de ter em cada empresa pessoas formadas em análise de dados.

Por exemplo, quando alugamos um outdoor recebemos algumas estatísticas da média diária de pessoas que por ele vai passar... mas não sabemos se tiveram interesse, fizeram uma chamada, visitaram o website ou se simplesmente ignoraram e continuaram caminho. 

No digital somos dotados de inúmeras ferramentas de análise de dados como o Google Analytics, que nos ajudam a entender e a tirar partido dos dados de comportamento dos utilizadores. 

google-analytics-1

Fonte da Imagem

Estamos agora a dizer "adeus" a um consumidor anónimo e a ter a capacidade de conhecer cada um dos utilizadores que nos visita, de forma a prevermos comportamentos e tendências que nos vão ultimamente gerar maior retorno no investimento. 

Ao investir no digital, sabemos também onde alocar recursos de forma a garantir maiores resultados. Sabemos se é no Facebook, Instagram ou Google que os nossos consumidores estão. Sabemos também qual é a melhor combinação de plataformas para o nosso negócio. 

Este saber e esta capacidade de teste e análise é algo que torna o mundo digital muito apelativo para as empresas.

Acabaram-se os tiros no escuro e vivemos agora numa era de consciencialização e transparência em que (quase) ninguém é anónimo.

Se ainda não conta com um especialista de análise de dados de Marketing Digital na sua empresa, poderá ser o momento certo de o obter, quer seja através da contratação de uma pessoa formada na área ou de uma Agência de Marketing Digital capaz de traduzir os dados mais complexos em relatórios accionáveis.

Para conhecer em 1ª mão esta e outras vantagens da análise de dados, fale connosco:

Quero saber como posso analisar os dados da minha empresa >

 

 

Fontes: Google Ad Manager, Deloitte, LOTAME, Forbes