Quando falamos em Social Proof (ou prova social) referimo-nos a um fenómeno baseado na psicologia humana, segundo o qual ancoramos as nossas decisões de consumo na experiência de outras pessoas.

Em suma, o conceito reflete-se em algo como: Se os outros gostam, então deve ser bom. 

É importante para as marcas trabalharem esta dimensão comportamental na sua estratégia de marketing de conteúdos, no sentido em que pode contribuir para influenciar as ações e acelerar as decisões dos consumidores.

 

O que é a Social Proof?

Se passar por dois restaurantes que não conhece e reparar que um está cheio e tem uma fila de espera e o outro está completamente vazio, qual acredita ser o melhor?

 

social-proof-restaurante

 

Acreditamos que respondeu o primeiro.

Quando baseamos a nossa decisão de compra nas opiniões de outras pessoas, que já experimentaram previamente o produto ou serviço em questão, isso resulta da social proof.

Isto porque existe uma tendência de ajustarmos as nossas expectativas e comportamentos aos de outros consumidores.

 

A importância do Ser, Parecer e Comprovar

Esta prova social pode ter diversas aplicações em marketing, tanto nos meios online, como nos offline. 

A Social Proof pode funcionar como o gatilho que dispara uma compra de produto ou serviço de determinada marca.

Quando bem trabalhada, pode incrementar os resultados das ações de marketing da sua empresa. 

No entanto, o ser, parecer e comprovar são 3 verbos importantes a conjugar neste contexto, principalmente nos meios digitais.

 

  • Ser 

A base de tudo deve ser o valor intrínseco dos produtos ou serviços a promover.  Aquilo que oferece tem de ser uma mais-valia para os consumidores e fazer jus àquilo que dizem sobre a sua marca.

Se a qualidade for constante e outras pessoas procurarem a mesma experiência de que “ouviram falar”, tem uma maior probabilidade de conquistar mais um cliente.

 

  • Parecer 

Depois, é necessário disponibilizar a informação para que o utilizador saiba o que tem ao seu alcance.

Não adianta ter o melhor produto ou oferecer um serviço de outro mundo se isso não estiver claro para outras pessoas.

Aqui falamos dos meios que utiliza para promover a sua oferta. Tem website? Redes sociais? Utiliza outras plataformas na área de negócio? Disponibiliza um catálogo?

Deve garantir que aparece em todos os meios em que a sua marca pode ser encontrada.

 

  • Comprovar 

Finalmente, mas não menos importante, é essencial não ser a marca a comprovar a qualidade da oferta.

Neste último ponto, é o testemunho de outras pessoas ou entidades, a aferir a qualidade dos seus serviços ou produtos, vai gerar maior confiança nos consumidores.

Um comprovativo externo é vital para validar as promessas feitas pela marca. 

 

social-proof-ser-parecer-e-comprovar

 

sugestao-blog-made2web Se tiver um website é importante que estas 3 vertentes estejam patentes nas suas páginas através de diferentes formatos de conteúdo. 

 

6 Exemplos de Social Proof para Conteúdos Digitais

Enquanto especialistas de marketing digital, decidimos partilhar consigo alguns exemplos daquilo que utilizamos diariamente para conferir maior credibilidade aos conteúdos dos nossos clientes. 

 

1. Selos e Certificações de especialistas

Neste tipo de social proof há dois pontos cruciais: 

  • As certificações devem estar alinhadas com a sua área de negócio;
  • A entidade que as emite deve ser altamente conceituada no setor. 

No caso da Made2Web, os selos Google Partner e HubSpot Partner foram-nos atribuídos pelos maiores especialistas mundiais em cada área. Estas certificações são representativas da nossa expertise nas diversas áreas de marketing digital que trabalhamos.

 

social-proof-selos-made2web-00

 

2. Backlinks 

Referimo-nos neste exemplo a todos os links que apontem para o seu website, partindo de entidades credíveis e relevantes para a sua área de negócio.

Estes links podem ter origem em artigos de blog de autores credíveis, em websites noticiosos ou outros.

Se a origem for credível para os utilizadores, estas referências externas vão atribuir maior credibilidade à sua marca. 

 

3. Testemunhos de Clientes 

Os consumidores tendem, cada vez mais, a pesquisar online para satisfazer as suas necessidades. Neste sentido, os testemunhos de clientes assumem uma enorme relevância porque os utilizadores podem identificar-se com os mesmos pain points e recorrer às mesmas soluções. 

Estes testemunhos podem estar no próprio website, em formato de vídeo ou texto, mas também em plataformas próprias, como o Google My Business, TripAdvisor, Zomato ou Booking.  

 

Críticas sobre a Made2Web no Google

 

4. Partilhas nas Redes Sociais

Partilhar o que mais gostamos é cada vez mais comum.

Se o conteúdo partilhado por um utilizador com autoridade for do interesse de quem o vê, isso pode traduzir-se em mais visitas ao website, seguidores ou vendas.

 

5. Influenciadores e Celebridades

Os influencers são pessoas que possuem uma grande quantidade de seguidores, numa comunidade que respeita e confia nos seus gostos e opiniões.

Neste tipo de social proof, as marcas procuram transferir essa confiança e credibilidade para os seus produtos ou serviços. 

sugestao-blog-made2web Neste caso, nem sempre é benéfico recorrer a macro-influencers. Se o objetivo for o aumento de conversões ou vendas, o micro-influencer pode ser mais eficaz. 

 

6. Word-of-mouth 

O boca-a-boca ou word-of-mouth é, ainda hoje, uma arma poderosa de marketing.

Apesar de não haver forma de medir o seu impacto online, continua a existir e a ser eficaz, porque se baseia na confiança. 

Lembre-se sempre da importância de manter a satisfação dos clientes!

“Um cliente satisfeito partilha a sua experiência com 3 pessoas, mas um cliente insatisfeito relata o seu desagrado a 11 pessoas.”  – Philip Kotler

 

É hora de pôr os conteúdos à prova!

Todos os conteúdos de social proof são importantes e devem ser parte integrante do seu website.

No entanto, pode ir acrescentando novas provas sociais aos poucos.

Sabemos que pode ser uma tarefa complexa e muito morosa, mas, pela nossa experiência, os resultados compensam sempre o esforço e o investimento! 


Quero melhorar os meus conteúdos digitais >