Nota: Este conteúdo faz parte do Guia de Redes Sociais Pagas que foi dividido em 7 partes.

O LinkedIn não é apenas mais uma Rede Social. É uma Rede Profissional, direccionada para o networking, que possui um conjunto de características diferenciadoras. 

Tanto para os utilizadores, como para as empresas, o LinkedIn oferece vantagens importantes. É uma plataforma que sendo correctamente explorada, pelas empresas, poderá ajudar a aumentar o número de leads e clientes.

 

O LinkedIn é uma comunidade de profissionais que soma já 690 milhões de utilizadores em todo o mundo, dos quais 3 milhões em Portugal. Fonte: LinkedIn

 

Vantagens do LinkedIn

guia-redes-sociais-pagas-5-criacao-de-uma-campanha-no-linkedin

Para os utilizadores

No geral, o LinkedIn é uma Rede Profissional que permite aos seus utilizadores:  

  • Estabelecer contactos profissionais;
  • Estar a par das novidades na sua área de atuação;
  • Procurar novas oportunidades de emprego;
  • Partilhar e ler notícias ou publicações relacionadas com a sua atividade profissional;
  • Participar em grupos de debate e discussão.

 

Para as marcas

Esta Rede permite aumentar o alcance e notoriedade da sua marca. Alguns dos benefícios do LinkedIn para dinamizar e expandir negócios são: 

  • Gerar brand awareness;
  • Promover produtos e serviços; 
  • Aumentar o número de prospects, leads e clientes;
  • Encaminhar tráfego orgânico para o seu website/blog. 

 

Para ajudar a alavancar cada um destes benefícios pode recorrer à implementação de campanhas.

 

Anunciar no Linkedin

Antes de mais, deve explorar a Plataforma de Criação de Anúncios desta Rede: o Gerenciador de Campanhas do LinkedIn. Os recursos associados às Soluções de Marketing estão agrupados nesta Plataforma independente, onde pode criar e gerir as suas Campanhas Pagas. Para começar basta clicar em “Criar Campanha”. 

 

A Plataforma de Anúncios do LinkedIn pode parecer intimidante, mas é bastante intuitiva e vai guiando o utilizador pelas várias etapas necessárias. Depois das definições básicas (associar o perfil e selecionar a forma de pagamento) está tudo pronto para começar a criar a sua Campanha. 

 

O primeiro passo da criação de Campanhas no LinkedIn é um dos mais importantes: definir o objectivo. Para isso, deve responder à pergunta: 

O que pretende conseguir com o seu anúncio? 

 

1. Escolher o Objectivo da Campanha


Tendo em consideração a fase da Jornada de Compra em que pretende atingir a sua Buyer Persona, o LinkedIn oferece-lhe 3 possibilidades para definir o seu objectivo com a Campanha:

  • Conhecimento

Se procura gerar brand awareness, atingindo um público mais propenso a visualizar o seu anúncio.

 

  • Consideração 

Se pretende alcançar utilizadores mais propensos a clicar e/ou a interagir

  1. Visitas ao site
  2. Interação
  3. Visualizações do vídeo

  • Conversões

Para se dirigir a pessoas mais propensas a converter

  1. Geração de leads 
  2. Conversões no site
  3. Candidatos a vagas


 

2. Opções de Segmentação nos Anúncios do LinkedIn

De acordo com o objectivo escolhido, o LinkedIn oferece as seguintes opções de segmentação para cada anúncio:

  1. Localizações
  2. Idioma
  3. Público-Alvo 

 

Segmentacao

Quanto ao público-alvo do anúncio as opções de segmentação são muito vastas no LinkedIn. Tenha atenção a isso para não correr o risco de exagerar e criar um target demasiado específico. 

Pode segmentar o público-alvo de dois modos:

 

  • Atributos do público

Neste caso, vai determinando as características do público a alcançar de acordo com os seguintes parâmetros:

      • Empresa onde trabalha
      • Dados demográficos
      • Formação
      • Experiência Profissional
      • Interesses e Categorias 

 

  • Matched Audiences 

Escolher a opção Matched Audiences vai permitir: 

  • Usar listas de remarketing – Pode entregar conteúdo mais direccionado ao público definido, de acordo com as páginas visitadas por eles no seu website.

 

  • Segmentar contactos – Pode impactar utilizadores específicos através do upload de uma base de contactos. 

 

  • Segmentar contas – Pode basear-se numa lista de empresas-alvo e assim alcançar os perfis que mais interessam aos seus objectivos.  

 

3. Formato do Anúncio

São os seus objectivos iniciais que devem estar na base da escolha do formato para o seu anúncio. Consoante o pretendido, tem diversas tipologias à escolha:

 

  • Anúncio com imagem única – Inclui uma só imagem e é apresentado no feed dos utilizadores selecionados. 

 

  • Anúncio com imagem em carrossel – Apresenta várias imagens em carrossel, permitindo incorporar links e legendas, para contar uma história mais interactiva. 

 

  • Anúncio em vídeo – Sendo um formato popular, um anúncio em vídeo permite criar uma história cativante sobre a sua marca, apresentar testemunhos ou casos de sucesso. 

 

  • Anúncio de texto – Contém um título, um texto curto e pode incluir ou não uma imagem. Estes anúncios são geralmente apresentados no topo da página ou no painel direito do LinkedIn. 

 

  • Anúncio em destaque – São personalizados, associando a foto de perfil e alguns dados do utilizador à empresa ou marca patrocinada. Direccionam o utilizador para um website ou uma Landing Page.   

 

  • Anúncio em mensagem – O utilizador recebe uma mensagem patrocinada na sua caixa de mensagens do LinkedIn. Este formato inclui uma saudação personalizada e um CTA. É também facultada ao utilizador a opção de recusar.  

 

  • Anúncios em conversa - São anúncios também em formato de mensagem mas que permitem criar uma sequência de mensagens disponibilizadas ao utilizador consoante as suas respostas

 

  • Anúncio de vagas – São anúncios de vagas de trabalho entregues a utilizadores qualificados para as mesmas. Servem para cativar os candidatos mais relevantes, o que agiliza os processos de recrutamento. 

 

 

4. Posicionamento 

Nesta fase, poderá optar entre usar a Audience Network do LinkedIn ou apenas a segmentação do público-alvo escolhida por si. 

Se ativar o Audience Network para uma Campanha, o alcance desse anúncio vai ser expandido, através de websites e apps parceiros, para uma audiência nova, que pode ser 25% maior! 

Caso contrário, o anúncio será mostrado apenas a utilizadores que correspondam às características do público-alvo que escolheu no LinkedIn. 

 

sugestao-blog-made2web Quer controlar o seu orçamento numa fase inicial? Então não selecione a Audience Network para exibir anúncios.

 

 

5. Orçamento e Agendamento

O ideal é começar por definir um orçamento diário com um valor que faça sentido para a sua empresa, ou seja, pense no valor que está disposto a pagar por lead e quantas leads pretende receber num mês. Só depois de testar e avaliar os resultados de uma campanha deve considerar fazer investimentos maiores. 

O agendamento determina se o anúncio é apresentado continuamente ou até uma data definida.  

 

 

sugestao-blog-made2webUtilize a previsão de resultados, que é apresentada do lado direito do ecrã, para perceber se o orçamento disponibilizado permite alcançar os resultados pretendidos - impressões e cliques. 

 

 

6. Acompanhamento de Conversões 

Acompanhar as conversões é algo que não deve menosprezar nas suas Campanhas de LinkedIn! É esta monitorização que vai permitir medir e optimizar resultados.

Basta selecionar “+ Adicionar Conversões”  e seleccionar uma já existente ou criar uma nova.

Criando uma nova deverá definir qual a acção do utilizador que pretende monitorizar: adicionar ao carrinho, compra, inscrição, preenchimento de formulário e definir como pretende recolher a informação:

  • Com base numa página ou conjunto de páginas do website;
  •  Com base num evento específico e aqui é necessário adicionar uma linha de código, no website, nessa acção específica.

 

 

7. Configuração do anúncio


Chegou a altura de configurar o seu anúncio! Basta ir preenchendo os campos consoante o formato escolhido. Deve inserir o texto, a descrição, o URL de destino... À medida que vai introduzindo o solicitado, uma pré-visualização do seu anúncio aparece do lado direito, para que possa antever o resultado final e fazer os ajustes necessários. 

 

 

8. Revisão e lançamento 

Antes de clicar em “Salvar” e lançar a sua Campanha, deve rever cuidadosamente todos os detalhes. Após o lançamento, o LinkedIn vai avaliar o anúncio, mas apenas para confirmar se cumpre as normas da Rede.

 

Conclusão 

Investir em Campanhas Pagas no LinkedIn traz uma série de vantagens para as empresas. Comece já a aproveitar todas as características diferenciadoras desta importante Rede Profissional e destaque a sua marca diante da concorrência!

 

Quero criar uma Campanha de LinkedIn >