Em janeiro de 2019 chegou a novidade de que o LinkedIn iria adicionar novas opções de segmentação por interesses no seu Gestor de Campanhas. À semelhança do que podemos fazer no Facebook, também no LinkedIn vamos agora poder segmentar com base em interesses profissionais demonstrados pelos utilizadores na rede.

Os anunciantes podem escolher de entre mais de 200 interesses profissionais, que incluem tópicos como: inteligência artificial, economia global e experiência do consumidor.

 

interest-targeting-on-linkedin

Fonte: LinkedIn Marketing Solutions Blog

 

As nova ferramenta surge na sequência de uma série de updates feitos pelo LinkedIn ao seu Gestor de Anúncios no ano de 2018. Falamos, por exemplo, dos anúncios de carrossel, em vídeo ou dos anúncios de formulários de leads.

Os anunciantes estão agora munidos de uma nova poderosa ferramenta que vale a pena começar a testar.

Para as empresas, principalmente aquelas que trabalham em B2B, esta nova forma de segmentação apresenta um sem-número de oportunidades e sem dúvida que deve integrar a estratégia de paid social em 2019.

É importante saber que o LinkedIn define estes interesses profissionais com base nas interações dos utilizadores nas redes. Os posts de que gostam, as discussões em que participam, as ligações que partilham... tudo isso envia um sinal ao LinkedIn que associa os utilizadores a um determinado interesse profissional.

 

Testada e aprovada: a nova ferramenta do LinkedIn pelos olhos da Digitas UK

A empresa Digitas UK teve acesso privilegiado à nova ferramenta de anúncios LinkedIn Ads ainda antes de ser lançada. Os resultados são impressionantes:

Um aumento de 25% na taxa de cliques em campanhas que usavam a segmentação por interesses.

"Esta nova segmentação, combinada com os anúncios em carrossel, sem dúvida que nos ajudou a atingir uma CTR muito mais elevada, comparativamente a outras plataformas", afirma Lloyd Palmer, Senior Paid Social Specialist da Digitas Uk.

 

Quais os próximos passos para as suas campanhas de LinkedIn?

O LinkedIn recomenda que os anunciantes usem a segmentação por interesses para se afirmarem como líderes de opinião em certas áreas de negócio. Afirma ainda:

"Os anunciantes podem agora subir o nível das segmentações das suas campanhas aliando a segmentação demográfica com a segmentação por interesses, para assim chegar a uma audiência de potenciais compradores."

 

Pequeno guia passo a passo para utilizar as novas funcionalidades do Gestor de Campanhas do LinkedIn

1. A versão beta do Gestor de Campanhas do LinkedIn já está disponível para todos os anunciantes, sendo possível testar as novas ferramentas. Para isso, tem de ativar a versão beta no seguinte aviso que aparece ao criar uma nova campanha:

versao-beta-do-gestor-de-campanhas

 

2. A nova lógica do Gestor de Campanhas está orientada para os objetivos e não para o tipo de campanha, como podemos ver no printscreen abaixo:

objetivos-do-gestor-de-anuncios-linkedin

 

3. Surgem de seguida as opções da segmentação, onde podemos agora encontrar os "Interesses". As anteriores opções mantêm-se, mas apresentam uma nova disposição gráfica:

atributos-do-publico

 

4. Ao seleccionarmos os "Interesses" podemos ver uma divisão em duas categorias: Grupos do Usuário e Interesses do Usuário. Ao selecionarmos os grupos, podemos pesquisar por grupos dentro do LinkedIn e adicionar à nossa campanhas as pessoas que neles participam.

Já na tab dos Interesses, temos acesso a uma panóplia variada de tópicos:

interesses-do-usuario-no-linkedin

 

Agora é a nossa vez: como vamos otimizar as nossas campanhas LinkedIn com a nova segmentação?

Pensando agora enquanto Marketeer da Made2Web, nas minhas campanhas futuras vou, sem dúvida, querer testar a performance de alguns dos seguintes interesses:

  1. Marketing B2B
  2. Marketing Digital (com sub-tópicos como email marketing, marketing para ferramentas de busca, retargeting, entre outros)
  3. Marketing de conteúdo
  4. Automação de marketing

Pense bem na sua buyer persona. Quais são os seus interesses profissionais? Em que discussões gosta de participar? Responda a estas perguntas e divirta-se a criar campanhas de LinkedIn otimizadas com este novo formato de segmentação.

 Saiba mais sobre a gestão de Redes Sociais »