A empresa do maior motor de pesquisas tornou oficial a previsão digital que se avizinhava: As pesquisas por voz chegaram ao mobile, e vieram para ficar.

Esta é uma das alterações principais no marketing online no ano de 2019 e é fundamental estar a par das novidades e perceber as implicações que poderá ter na presença digital de todas as marcas.

Vamos a elas?

 

Google adiciona Microfone na barra de Pesquisa dos Telemóveis

Já reparou no microfone que o Google colocou na sua página principal? Se é utilizador Android já deve ter reparado, se tiver iOS pode ter-lhe passado ao lado.

 

Web Voice Search: Android vs. iOS

O Google adicionou o microfone no campo de pesquisa dos telemóveis Android para ativar a pesquisa por voz, como pode ver na primeira imagem. Já para os utilizadores Apple essa funcionalidade está escondida no teclado, como lhe mostramos na segunda.

 

 mobile-web-voice-search-made2web-android     mobile-web-voice-search-made2web-ios

 

Para além desta atualização, a principal diferença é que, quando fizer uma pesquisa por voz no seu dispositivo, se tiver esta opção ativa, irá obter uma resposta falada.

Este upgrade é muito útil para quem está ocupado com outras atividades e precisa de ter uma resposta rápida a determinado problema.

 

Em termos de SEO, o que é importante saber para as pesquisas de voz?

É a pergunta que se impõe na Made2Web enquanto agência de marketing digital. Na verdade, esta é a questão que tentamos responder aos nossos clientes todos os dias.

Em 2016, o Google anunciou que 20% das pesquisas mobile eram feitas por voz.

Apesar de não termos mais dados depois disso, é certo que esse número é cada vez maior.

O Google está, claramente, a treinar os utilizadores para utilizar o voice search e as empresas têm de tornar essas pesquisas por voz uma experiência consistente.

Para isso, deve preparar o seu website para estar à altura da plataforma de pesquisa, de forma a alinhar as pesquisas de voz com o trabalho desenvolvido para o Search Engine Optimization.

 

voice-search-ok-google

Fonte: Giphy

 

2 factos importantes que deve saber da relação do Web Voice Search e o SEO

1. Melhor perceção das pesquisas dos utilizadores

A forma como os utilizadores pesquisam online muda todos os anos, ou até meses. Se tem uma loja ou restaurante físico, existem perguntas às quais tem de conseguir dar resposta quando alguém faz uma consulta por voz.

Como por exemplo, “horário da loja” ou “restaurantes perto de mim”, que são das pesquisas com maior volume nos últimos anos.

 

2. Maior visibilidade nos textos de destaque

Quando o Google Home responde a uma questão do utilizador, para o conseguir fazer, pode ir buscar informações sobre a página do website, como o seu nome ou um link específico.

O conselho é óbvio: sugerimos que tenha o SEO técnico do seu website impecável.

E se precisar de apoio na otimização de SEO, a Made2Web está cá para ajudar!