Depois dos escândalos, o Facebook continua a lutar por práticas mais transparentes nas redes sociais e desta vez concentrou-se na segurança do Instagram, que recebeu 3 novas ferramentas que prometem ajudar a proteger os utilizadores.

O anúncio oficial foi feito em agosto de 2018 e os updates vão ser lançados nas próximas semanas por todo o mundo.

O crescimento astronómico da rede social, que conta agora com mais de mil milhões de utilizadores, vai ser complementado com medidas de segurança para prevenir a criação de contas falsas, garantir um login mais seguro e prevenir os perfis de serem alvo de ataques informáticos.

Quero saber mais sobre Redes Sociais >

 

 

1. Uma nova tab que revela detalhes nunca antes revelados

Contas com uma grande audiência (número mínimo não especificado) vão em breve ter uma nova tab no menu de opções, "Sobre esta conta", que permite aos utilizadores saber:

  1. A data em que a conta foi criada;
  2. O país onde o perfil está localizado;
  3. Anúncios que a conta tem atualmente ativos;
  4. Nomes de utilizador antigos;
  5. Outras contas com muitos seguidores em comum.

sobre-esta-conta

Sabemos que a informação apresentada neste menu vai poder ser revista pelos donos da conta antes de ser publicada já em setembro por contas com um grande número de seguidores. Depois desta primeira fase, a ferramenta vai ser disponibilizada globalmente.

 

2. Uma nova forma de verificação das contas dentro da App

As contas com um grande número de seguidores (mais uma vez, ainda sem número específico) vão agora poder pedir verificação da conta diretamente na aplicação do Instagram.

A ferramenta está agora disponível nas definições do perfil e é composta por um formulário onde têm de ser inseridos o nome de utilizador, nome completo e uma cópia da informação legal da empresa.

Para serem aceites os pedidos de verificação, o perfil deve cumprir as guidelines da comunidade do Instagram. Foi ainda confirmado que o processo vai envolver olhar para a "autenticidade, singularidade, integralidade e notabilidade" das contas.

pedir-verificacao-do-instagram

 

3. O login com mais segurança através do uso de aplicações externas

Em breve vai ser possível usar aplicações externas para fazer login na conta do Instagram. Este novo formato de login em dois passos vai tornar o processo de login mais fácil e seguro para os utilizadores e prevenir ataques informáticos às contas.

Para usar esta ferramenta, basta aceder às definições da conta e escolher "Two-factor Authentication". Ao selecionar a opção de aplicação de autenticação, o Instagram vai ver se já temos alguma aplicação instalada que possa ser interligada com a conta. Se sim, essa aplicação vai receber um código e instruções para ativar a segurança.

Se o utilizador não tiver instalada aplicações de autenticação, vai ser enviado para a App Store ou Google Play Store para fazer download de uma das aplicações sugeridas pelo Instagram. Assim que Instalada, basta regressar à app e seguir os passos de configuração.

aplicao-de-autenticacao-no-login

Esta ferramenta já começou a ser lançada e poderá ser usada globalmente nas próximas semanas.

 

O foco do Instagram está agora na segurança e ainda bem!

Mike Krieger, co-fundador e CTO do Instagram, diz que os updates lançados fazem parte de uma série de lançamentos que têm sido feitos, como os novos filtros de SPAM e conteúdo abusivo ou da capacidade de reportar ou bloquear contas.

"Sabemos que temos muito trabalho a fazer para manter pessoas mal intencionadas fora do Instagram e estamos empenhados em continuar a construir ferramentas para fazer isso mesmo." diz Krieger

Tanto para as marcas como para os utilizadores, estas 3 novas ferramentas vão ser muito úteis para manter a comunidade autêntica e valorizada pelos motivos certos: publicação de conteúdos criativos, originalidade e, acima de tudo, personalidade.