Margarida Félix 4 minutos de leitura
Artigo revisto e atualizado a 27 agosto de 2021.
O Google Ads é um dos métodos de publicidade na Web mais conhecidos e eficazes. Abrir um conta Google Ads é bastante simples e rápido. Basta seguir alguns passos e estará no topo do Google em pouco tempo.
11 passos para criar anúncios Google Ads
1. O primeiro passo a seguir é aceder a http://ads.google.com/.
2. No segundo passo vai dar início à sua sessão Google, através do nome de utilizador (e-mail) e respetiva senha (password). Se não tiver ainda conta no Google, terá de criar uma.
Em seguida, preencha o seu endereço de correio electrónico no primeiro campo, o URL do seu website no segundo e clique em continuar.
3. O terceiro passo é a definição dos objetivos da campanha: Pretende que a sua marca:
- receba mais chamadas?
- gere mais vendas ou inscrições no website?
- receba mais visitas na loja física?
- obtenha mais notoriedade online?
Tendo em conta o seu objetivo a estrutura da campanha pode variar.
4. Em seguida indique o nome da empresa para a qual está a criar a campanha de Google Ads;
5. Indique também o url para onde os seus anúncios irão direcionar o utilizador;
6. Chegou a altura de criar os seus anúncios. Estes são compostos por:
- 3 títulos até 30 caracteres e,
- 2 descrições até 90 caracteres.
Pode ainda adicionar um número de telefone para que este apareça como extensão ao seu anúncio, dando a possibilidade aos utilizadores de clicarem para ligar diretamente;
7. O sexto passo inclui a criação de uma lista com todas as palavras-chave que pretende utilizar, ou seja, aquelas pelas quais o seu anúncio de Google Ads será exibido quando os utilizadores fizerem pesquisas relacionadas. O Google já apresenta algumas palavras-chave com base no seu website, assim é mais fácil perceber que palavras-chave escolher.
As palavras-chave não são mais do que expressões diretamente relacionadas com a área de atividade que pretende publicitar. Se pretende vender um programa de faturação, então uma possível palavra-chave será: “Software de faturação certificado”.
Evite palavras-chave muito genéricas pois a concorrência é maior e a conversão de cliques em leads diminui. Queira primeiro alcançar as pessoas que já sabem o que querem, e por isso pesquisam por palavras-chave mais longas e específicas, e não quem ainda anda à procura de informações sobre o tema genérico.
8. Agora deve configurar a segmentação, ou seja, em que países ou regiões a campanha de Google Ads deve estar visível. Aqui tem 2 opções, definir a segmentação por:
- Localidade ou código postal;
- Raio à volta de uma localização, em que define o diâmetro do raio.
9. Em seguida deve escolher o valor do orçamento diário que pretende investir em Google Ads e a duração da campanha.
O Google sugere logo 3 valores de investimento em que mostra os possíveis resultados alcançar consoante o objetivo definido no terceiro passo. Mas pode sempre adicionar o seu próprio investimento.
O valor a investir deve ter em conta a sua disponibilidade monetária mas também a concorrência. Áreas com uma concorrência mais elevada levam, por norma, a investimentos maiores.
10. É agora altura de rever todas as configurações feitas anteriormente para garantir que fez as configurações corretas.
11. O último passo é preencher os dados de faturação e confirmar se todos estão corretos.
Após esta configuração a campanha irá ser analisada pelo Google e se estiver tudo corretamente parametrizado e de acordo com as políticas a campanha começará a ser exibida.
Como garantir que a sua campanha Google Ads é de elevada qualidade?
Poderá perguntar-se e bem, como é que sabe se o que fez nos passos acima indicados é o suficiente para gerar bons e rápidos resultados.
Recomendamos que procure sempre que possível uma empresa especialista em Marketing Digital, pois parte das ações-core das campanhas de qualquer Agência Digital, é a verificação e acompanhamento diário da performance das campanhas de Google Ads.
Algo que ocorre em 100% das campanhas Ads é a necessidade de alterar orçamentos, palavras-chave, entre outros, logo ao fim da primeira semana.
É este tipo de afinação que permite que a campanha melhore a sua eficácia e proporcione mais e melhores contactos.
Se a sua opção for desenvolver e gerir por si as campanhas, então vá comparando o valor investido com os cliques obtidos e acima de tudo com os contactos recebidos. Em última análise, o que investe terá de ser muito inferior ao que vai faturar.
Apesar da gestão ideal das campanhas ser diária, para permitir aferir resultados e fazer alterações imediatas. Deve tecer conclusões definitivas depois de algumas semanas da campanha estar online.
Quero saber mais sobre Google Ads >
Conteúdo
Categoria: Google Ads