Os vídeos são cada vez mais uma das principais formas de entretenimento dos internautas, com o número de horas visualizadas a aumentar diariamente nos últimos anos. Mas qual é o impacto deste formato num plano de marketing digital de uma empresa?

 

A importância dos vídeos web para o marketing digital

Já inclui vídeos na estratégia de comunicação da sua marca? É que, nos próximos tempos, o vídeo veio para ficar, quer seja no formato tradicional ou em novos formatos de AR e VR. Garanta que está a produzir experiências dinâmicas e inovadoras junto dos seus prospects para alcançar sucesso no digital.  

Em termos de visibilidade online, o Youtube, por exemplo, é o segundo maior motor de pesquisa do mundo (logo a seguir ao Google Search) e conta todos os dias com cerca de 100 milhões de pessoas que visitam esta plataforma em busca de novos vídeos. Ficar indiferente a este canal não é, certamente, uma boa estratégia. 😉

O Youtube recebe milhões de novas subscrições todos os dias, com mais de 100 horas de vídeo carregadas a cada minuto.

 

O papel do vídeo nas Redes Sociais

Segundo o estudo da Marktest de 2017, as pessoas que acedem à internet passaram a visualizar mais conteúdos de vídeo nas Redes Sociais do que no Youtube e todas as plataformas sabem disso. No Instagram, por exemplo, o formato de vídeos foi agora completado com a IGTV, onde o vídeo vertical é rei

86% dos utilizadores vê vídeos no Facebook e 75% afirma visualizá-los no Youtube.

É impossível ficar indiferente a estes números!

Ao contrário do que se possa pensar, os suportes audiovisuais não cumprem apenas objetivos promocionais e comerciais. Na verdade, promovem um estreitamento das relações com o público-alvo, sendo por isso uma das mais importantes ferramentas do marketing relacional que, cada vez mais, as empresas promovem através das redes sociais.

Como funciona o Marketing nas Redes Sociais >

Como ganhar projeção com vídeos?

Ao decidir apostar numa estratégia de Marketing Digital e Relacional que passe pela utilização de vídeos, pode optar por produzir os materiais (com a sua câmara ou smartphone) ou procurar o apoio de especialistas neste setor.

Tratando-se de uma área de elevada complexidade, em que tem de garantir que a mensagem é corretamente transmitida num curto espaço de tempo, o ideal é ter o apoio de profissionais. 

producao-edicao-video

 

Considere ainda que, sendo o Youtube um motor de pesquisa, é necessário implementar estratégias de Search Engine Optimization que assegurem a máxima projeção das marcas nas publicações feitas.

Existem muitas técnicas para aumentar a visibilidade dos vídeos colocados na Internet. No entanto, aqui ficam alguns pequenos conselhos a aplicar em publicações de vídeos, para o ajudarem a promover a sua projeção e visibilidade.

 

5 conselhos para aumentar a visibilidade dos seus vídeos 

  1. Uma boa imagem de thumbnail incentiva à curiosidade e pode levar a um aumento dos cliques no vídeo;
  2. O título, a descrição e as palavras-chaves (onde aplicável) devem ser definidos com o máximo de criatividade e rigor, como forma de maximizar a possibilidade do vídeo ser encontrado nas pesquisa feitas pelos utilizadores;
  3. Deve existir coerência na linha gráfica de todos os vídeos de um canal ou rede social da marca;
  4. Os primeiros 5 segundos são fundamentais. Garanta que a mensagem principal do vídeo é passada neste primeiro momento ou faça questão de ter algo visualmente forte para amarrar as pessoas até ao fim. 
  5. Os visitantes que comentam os vídeos devem obter sempre resposta por parte da marca, para melhorar o marketing relacional.