Foi anunciada mais uma novidade Google que promete otimizar a experiência e facilitar o trabalho dos gestores de campanhas de Google Shopping.

A empresa apresentou um conjunto de novas funcionalidades para quem investe em campanhas de Google Shopping para promover o seu negócio online.

QUERO SABER MAIS SOBRE campanhas GOOGLETM shopping »

  

Descubra as principais 4 vantagens das novas funcionalidades

As novas funcionalidades foram desenvolvidas a pensar no mercado local e destinam-se essencialmente a facilitar a vida dos gestores de empresas de retalho através de possibilidades como:

  1. Comparar os preços dos seus produtos com a concorrência online;
  2. Apresentar aos utilizadores as direções para as lojas físicas onde se podem comprar os seus produtos;
  3. Mostrar catálogos online com informações sobre os produtos na loja física;
  4. Aderir a um programa integrado de acompanhamento dos stocks em loja física.

E que oportunidades para a gestão das suas campanhas Google™ Shopping trazem estas novas funcionalidades? Nós contamos-lhe tudo.

 

1. Compare os preços dos seus produtos com a sua concorrência online

Esta é uma das grandes novidades apresentadas pelo Google e promete ajudar na gestão das suas campanhas online, tendo por base os preços praticados pela concorrência.

Passa a ser possível comparar os preços dos produtos da concorrência com os preços dos produtos incluídos na sua campanha e, dessa forma, otimizar a sua estratégia de lances.

Vejamos os seguintes exemplos:

  • Poderá reduzir o lance para produtos cujo preço não é competitivo, dado as condições dos preços praticados pela concorrência;
  • Poderá apostar no aumento dos lances para produtos com preços mais vantajosos para os seus clientes e que podem trazer bons resultados para a sua empresa.

 

comparar-precos-google-shoppingMas, para além do apoio na gestão da campanha e gestão de lances, estes dados também podem representar um grande apoio a nível da otimização da estratégia comercial e de Marketing, regulação de preços e otimização dos recursos utilizados na sua empresa.

Esta funcionalidade estará brevemente disponível na plataforma Google™ Ads e servirá de apoio a muitos negócios de ecommerce para a gestão dos produtos incluídos nas campanhas.

 

2. Dê as direções diretas para a loja física mais próxima que vende o seu produto

Outra novidade que estará brevemente disponível na plataforma de publicidade do Google são as Afilliate Location Extensions, que tem como objetivo mostrar aos utilizadores que pesquisam pelos produtos da sua empresa as lojas mais próximas que os comercializam.

apontar-no-mapaFonte: Giphy

Esta extensão vai estar disponível para campanhas de search e display, bem como em anúncios de TrueView In-stream e Bumper Ads no YouTube e vai oferecer aos utilizadores que pesquisam pelos produtos da sua marca um passe direto para o Google Maps com as direções de onde poderão encontrar lojas físicas que vendem o seu produto com apenas um clique.

Segundo um teste feito pelo Google, esta nova funcionalidade pode trazer um aumento de mais de 15% na CTR dos anúncios.

Mas, para além da otimização dos resultados das campanhas online, os gestores de negócio terão acesso a um novo conjunto de dados sobre quantas pessoas visitam as lojas físicas apresentadas à procura dos seus produtos.

 

3. Mostre aos utilizadores um catálogo online com as informações dos seus produtos

O catálogo local já está disponível para os gestores de negócio com lojas físicas e que investem em promover a sua marca online através de campanhas feitas para a Google Display Network.

Com esta nova alteração os utilizadores poderão consultar um catálogo online de produtos da sua empresa e saber se existe stock disponível na sua loja física para o produto que procuram, através da apresentação de cartões de produtos com as diferentes informações sobre os produtos em questão.

catalogo-online-google-shopping

 

4. Adira ao programa integrado de acompanhamento de stocks nas lojas físicas

Depois dos feeds e catálogos online onde era possível fazer o upload da informação sobre os produtos em loja física, está em fase de testes e otimizações um novo programa que vem facilitar a vida dos gestores de marcas online.

Este novo programa permite a transmissão de informação diretamente para o Google, acabando com a necessidade de criar um feed com o inventário local para a utilização da informação pretendida.

Para além disto, esta novidade vai permitir aos gestores das marcas online consultar os dados sobre o inventário local na secção “See What is in store, que tem como objetivo apresentar um painel com o conjunto das informações que podem ser úteis para a análise dos stocks.

 

Enquanto as novas funcionalidades estão em teste...

Se gere uma marca de retalho que investe em campanhas de Google™ Shopping apostamos que quer experimentar o quanto antes todas estas novas funcionalidades.

Para algumas delas ainda é preciso aguardar mais algum tempo, uma vez que ainda se encontram em fase de testes e otimizações.

Fique a par das novidades e, quando saírem, seja um dos primeiros negócios online a tirar partido de todas as vantagens que estas têm para oferecer à sua empresa!

QUERO SABER MAIS SOBRE GOOGLETM ADS »