Em novembro de 2017, o Facebook lançou uma nova ferramenta no Gestor de Anúncios que permite aos anunciantes definir o orçamento ao nível das campanhas e não ao nível dos grupo de anúncios: a Campaign Budget Optimisation.

A grande novidade é que a partir de setembro de 2019, todas as campanhas (novas e já existentes) vão ser migradas para este novo sistema de otimização de orçamento, deixando os anunciantes sem controlo do que é gasto em cada grupo de anúncios, sendo apenas capazes de determinar um mínimo e um máximo a gastar por grupo de anúncio.

 

O que muda, na prática, com esta forma de definir o orçamento de campanhas Facebook?

Ao deixarmos de definir o orçamento ao nível dos conjuntos de anúncio, mas sim nas campanhas, os anunciantes vão permitir que a inteligência do Facebook faça uma distribuição do orçamento automática e contínua pelos anúncios capazes de gerar melhores resultados, em tempo real.

Na imagem abaixo, o Facebook ilustra o novo funcionamento de orçamentação de campanhas:

facebook-budget-optimization

Fonte: Facebook Business

O objetivo do Facebook é dar aos seus anunciantes melhores resultados, a um menor custo, distribuindo o orçamento pelos anúncios com melhores resultados.

Com menor controlo, os anunciantes vão ter de confiar na forma como o Facebook faz a alocação do orçamento. A análise deverá também ser feita ao nível da campanha, ainda que as métricas dos conjuntos de anúncio continuem a ser mostradas.

Além de definirmos o orçamento para toda a duração ou diário ao nível das campanhas, podemos ativar a definição "bid cap", que nos permite definir mínimos ou máximos (desejáveis e não-garantidos) dentro de cada conjunto de anúncio.

bid-caps-on-ad-sets

Fonte: Facebook Business

O Facebook recomenda deixar a campanha em piloto automático sempre que possível para obter melhores resultados e obter mais valor das campanhas.

Foi feito um teste com a BuzzFeed, com resultados muito positivos: maior eficiência de custo, mais visualizações e cliques nos anúncios e uma gestão do orçamento da campanha facilitada.

 

Próximos passos para os anunciantes (como nós) que terão de atualizar as suas campanhas Facebook Ads

O nosso conselho é que olhe para as suas campanhas e pense em quais as alterações que vai ter de fazer. Lembre-se que todas as campanhas que estarão online a partir de setembro terão de ser adaptadas (ou criadas) a pensar na nova estrutura.

Se tem uma campanha com apenas um conjunto de anúncios, o processo de migração é simples: o controlo do orçamento passa a ser feito ao nível da campanha. Na prática, muito pouco muda neste cenário.

Se tem campanhas com mais do que um conjunto de anúncio, terá de repensar a estratégia à luz do Campaign Budget Optimisation. Quer permitir uma distribuição automática entre os conjuntos de anúncio? Se sim, basta definir o budget total e deixar que o Facebook faça a sua magia. Se não quiser, sugerimos que crie campanhas separadas, com base nos conjuntos de anúncios que tinha criado.

Recomendamos ainda que ponha as mãos na massa e comece a experimentar com este tipo de campanhas antes de setembro, para estar familiar com esta nova forma de trabalhar. É o que nós vamos fazer 😉

Se quiser saber mais sobre a forma como trabalhamos as redes sociais, clique no botão abaixo:

Quero saber como posso otimizar a minha campanha de Facebook Ads >