Foi em agosto de 2018 que o Google lançou um novo formato de featured snippet nos resultados de pesquisa. Esta alteração tem como objetivo mostrar informações mais detalhadas sobre o tópico de pesquisa, focado em explorar a comparação de dois itens. 

Quero Aumento o Posicionamento do meu Website no Google >

 


 

Tudo o que sabemos até agora sobre o novo featured snippet 

O novo snippet tem um formato semelhante ao que já existe para tópicos individuais, com a adição de sub-tópicos em tabs de drop-down e recomendação de comparações semelhantes.

No exemplo do comunicado oficial do Google™ podemos observar uma comparação entre Quartzo e Granito, com sub-tópicos referentes ao custo, benefícios, peso e durabilidade. Associa ainda um artigo da Forbes que é considerado relevante para a pesquisa: 

novo-featured-snippet

Exemplo do novo featured snippet. Fonte: Google™

O novo snippet está a ser lançado para todo o mundo e deverá ser visível nos próximos meses.

Estes snippets estão desenhados para apresentar aos utilizadores respostas comuns ou aspetos úteis sobre um tópico.

São gerados automaticamente e os marketeers não poderão influenciar a ordem ou informação dos tópicos.

 

Mas há mais novidades... Conheça 3 novos snippets!

Este update faz parte de uma série de novidades que o Google™ tem lançado para tornar o acesso à informação mais rápido. O primeiro update desta série foi lançado em fevereiro e apresentou-nos os multifaceted featured snippets.

Nos próximos meses, podemos contar com mais 3 novidades:

  1. Q&A: Ferramenta de perguntas e respostas;
  2. FAQs:Ferramenta que apresenta atalhos para as respostas às perguntas mais frequentes;
  3. How-to: Ferramenta que mostra aos utilizadores um guia pormenorizado a pesquisas que perguntem "Como fazer algo?".

Os novos formatos interativos ainda não foram oficialmente anunciados e por isso os detalhes são poucos. Tudo o que sabemos até agora está nesta imagem colocada no Twitter a partir da Conferência Google Dance Singapore.

novos-features-snippets-google

"#GoogleDanceSingapore New Search Features coming in @methode @rustybrick @sejournal" Fonte: Twitter @akhil1594 (26 de julho de 2018)

Vão aparecer no topo dos resultados de pesquisa mobile e ocupar grande parte do ecrã. Não sabemos ainda se vão contar com markups ou se vão ser gerados automaticamente pelo Google™.

New Call-to-action