Depois de ter aumentado o tamanho da meta description para cerca de 300 caracteres em dezembro de 2017, o Google encurtou novamente a dimensão da descrição das páginas nos resultados de pesquisa.

As empresas que se apressaram a fazer esta alteração para tirar proveito de mais informação na descrição das suas páginas, com o objetivo de otimizar o posicionamento no Google, podem ver agora o seu trabalho redobrado.

QUERO SABER MAIS SOBRE
o meu posicionamento no google »

 

 

Afinal, qual é o máximo de caracteres da meta description?

No geral, e antes da alteração do final do ano passado, a descrição ocupava, em média, entre uma e meia a duas linhas.

meta-description-made2web

Meta description da página "A Agência Digital Made2Web" do website da Made2web.

 

Em dezembro de 2017, o Google aumentou o limite da meta description para cerca de 300 caracteres, passando a ter mais ou menos quatro linhas, como pode ver neste exemplo:

exemplo-meta-300-made2web
Exemplo de uma meta description com 300 caracteres.

 

Acontece que, após 6 meses desta alteração que tinha sido recebida com agrado por todos os estrategas digitais, já não é possível, novamente, ter meta descriptions tão longas.

“Atualmente, os nossos snippets são mais curtos do que nas últimas semanas, embora um pouco mais longos do que antes das alterações feitas em dezembro. Não há um tamanho fixo. O comprimento varia com base no que os nossos sistemas consideram mais útil”, disse Danny Sullivan em maio de 2018.

 

Como escrever a meta description ideal?

Independentemente do tamanho da descrição da página, o princípio deverá ser sempre o mesmo: escrever um resumo curto e relevante sobre a página em questão.

Esta é a verdade:

A meta description nunca teve um tamanho máximo fixo – sempre foi dinâmica e nunca teve uma regra que garantisse que o Google mostrasse sempre o mesmo número de caracteres.

Desta forma, o objetivo é tornar o título e descrição interessantes para cativar o clique. Se conseguirmos aumentar a taxa de clique, provavelmente, conseguimos influenciar o ranking do Google. E no final do dia é isto que queremos.

sugestao-blog-made2web Sugestão: As meta descriptions são geradas dinamicamente. Garanta que a informação mais importante aparece nos primeiros 150 caracteres e deixe de se preocupar com o seu limite. Desta forma, mesmo que tenha uma descrição mais longa, e o Google™ não a apresente na totalidade na Página de Resultados de Pesquisa, tem a certeza de que o utilizador irá ler aquilo que pretende.

New Call-to-action