O que todos os profissionais de marketing digital querem saber é se a CTR (Click Through Rate) tem, ou não, influência no posicionamento dos websites na página de resultados orgânicos. E o Google respondeu!

A Importância da CTR para o ranking no Google

Se costuma ler o nosso blog sabe que este é um tema que já abordámos diversas vezes nos nossos artigos sobre Search Engine Optimization (SEO).

Durante mais de 10 anos, o Google nunca foi claro sobre a utilização da CTR como fator de classificação das páginas.

No entanto, na nossa opinião, se a métrica da Taxa de Cliques é um dos melhores indicadores para avaliar a relevância da página e o engagement dos utilizadores, é impossível isso não contabilizar para o posicionamento no ranking.

Vejamos:

Se a Meta Título, a Meta Descrição e o URL na página de resultados orgânicos forem relevantes e levarem o utilizador a clicar e a entrar no seu website, e se o conteúdo apresentado for interessante o suficiente para ele permanecer na sua página, tudo isso está a contabilizar positivamente para o seu posicionamento.

Leia mais sobre a influência da CTR no SEO >

 

Mas... O que disse agora o Google relativamente à influência da CTR no posicionamento?

Há umas semanas, Gary Illyes, Google Webmaster Trends Analyst, disse num discurso: "O tempo de permanência e a CTR são geralmente uma treta. A pesquisa é muito mais simples do que as pessoas pensam", o que despertou, novamente, a curiosidade dos marketeers digitais.

Isto levou a que o website de notícias Search Engine Land pedisse esclarecimentos diretamente ao Google que respondeu:

"Como já comentámos anteriormente, utilizamos as interações de diversas formas. Não temos nada novo para partilhar, para além do que há muito tempo dizemos: ter um conteúdo bom e envolvente é o caminho certo para o sucesso."

E ficámos na mesma!

Mais uma vez, não houve uma negação clara de que a Taxa de Clique não tem qualquer influência no posicionamento das páginas nos resultados orgânicos de pesquisa.

Na Made2Web, mantemos a nossa opinião. E é simples! Vamos continuar a apostar em SEO para conseguir dar aos nossos clientes:

1. Melhor posicionamento orgânico nos motores de pesquisa;

2. Maior Taxa de Clique nas suas páginas;

3. Melhor experiência dos seus utilizadores no website.

E estes 3 fatores combinados são, certamente, o segredo perfeito para o seu sucesso online!

Saiba mais sobre o nosso serviço de SEO >