O Google confirmou ter acabado com o Rel=next/prev, apanhando desprevenidos os especialistas em otimização SEO (incluindo nós!).

 

O que é o Rel=next/prev?

O Rel=next/prev é um atributo de paginação, utilizado para indicar aos mecanismos de pesquisa a relação entre uma sequência de páginas de um website.

Por exemplo, em websites de e-commerce, cujas páginas de categorias contêm muitos produtos, resultando em muitas páginas de conteúdo semelhante, o Rel=next/prev ajudava a tornar claro, para o Google, a relação entre este conjunto de páginas.

Este elemento de link HTML, que existia desde 2011 e a sua utilização era recomendada pelo Google, deixou de ser utilizado, aparentemente já há vários anos!

Rel=next-prev-deixa-de-ser-utilizado-pelo-google-made2web

Fonte: Twitter @JohnMu

Pelos vistos, o Google descobriu melhores formas de lidar com a indexação de páginas, afirmando estar a receber, por parte dos websites, os sinais adequados, mesmo sem o Rel=next/prev. 

 

Deve ou não o rel=next/prev ser removido dos sistemas de otimização?

O Google recomenda a manutenção destes atributos, mesmo que este não o utilize para fins de indexação, e invoca algumas razões:

  • Pode ser utilizado por outros mecanismos de pesquisa, como é o caso do Bing, que o utiliza para entender a estrutura geral de um site;
  • Mantê-lo não prejudica, mas removê-lo vai custar tempo e dinheiro;
  • Ainda é útil para fins de acessibilidade;
  • Alguns navegadores ainda o utilizam para de pré-pesquisa.

Mas, acima de tudo, o Google recomenda a colocação dos conteúdos numa única página, em vez de optar por conteúdo paginado, justificando que "estudos mostram que os utilizadores adoram conteúdos one page".

No entanto, isso não significa que se construam páginas gigantescas. O importante é que se encontre uma solução que sirva aos utilizadores.

 

A posição do Google face ao futuro da Otimização SEO

Segundo a própria empresa, o Googlebot, o robô utilizado pelo Google para indexar páginas, é inteligente o suficiente para descobrir a próxima página analisando os links nelas contidos - o que torna desnecessário o Rel=prev/next.

O Google deixa ainda as seguintes recomendações:

  • Apostar mais na estrutura de links internos e melhorar o conteúdo;
  • Evitar as páginas de visualização única e scroll infinito, pois têm efeitos negativos na performance e no SEO;
  • Desenvolver novas formas de comunicar ao utilizador a relação entre páginas, pois quando a paginação é óbvia para ele, também o será para o Google.

O algoritmo muda mas a aposta na otimização SEO mantém-se!

Sabemos que os algoritmos evoluem e algumas funcionalidades poderão deixar de fazer sentido.

No entanto, o desenvolvimento de bons conteúdos, a criação de uma estrutura de links internos nas páginas e a aposta nas demais ações de otimização SEO, continuam a ter um impacto decisivo na visibilidade do seu website.

Por isso, concentre-se nesta ideia, e garanta uma eficiente indexação do Google.

Na Made2Web, e independentemente das mudanças que possam ocorrer, a otimização dos websites dos nossos clientes é sempre uma prioridade.

Saiba mais sobre o nosso serviço de SEO >