SEO (Search Engine Optimization), Redes Sociais, ou até mesmo apostar em Google™ AdWords são exemplos de algumas das estratégias digitais que pode adotar para aumentar a sua presença online.

Por vezes, o mais difícil é compreender qual é a estratégia ideal para o seu negócio e objetivos.

Defina a sua estratégia de Marketing Digital com base nos seus objetivos de negócio e assegure-se de que segue o caminho ideal para aumentar as visitas no seu website.

 

Conheça o papel do SEO no aumento das visitas ao website

O SEO é uma estratégia muito poderosa quando procura aumentar a qualidade de um website e, consequentemente, a sua visibilidade orgânica.

O seu principal objetivo é melhorar diversos parâmetros de um website de forma a que este alcance as primeiras posições nos resultados de pesquisa do Google e assegurando assim um maior número de visitas.

seo-visitas-ao-site

Existem diversas vertentes que podem ser trabalhadas quando falamos em SEO, por exemplo:

  • Conteúdo do website Trabalhar o conteúdo do seu website tendo por base uma estratégia de SEO, irá potenciar o número de visitas. Ao desenvolver conteúdo sobre determinadas palavras chave relacionadas com os seus produtos, serviços ou conhecimento sobre o setor de mercado da sua empresa, vai fazer com que o seu website apareça nos resultados de pesquisa dos utilizadores que procuram informações relacionadas com estes temas no Gloogle;

Quando mais interessante e relevante for o conteúdo que desenvolve para os seus visitantes, mais tempo estes vão permanecer na sua página e mais páginas do website vão percorrer, o que mostra ao Gloogle que o seu website têm a qualidade desejada;

  • Palavras chave long tail Trabalhar SEO no website da sua empresa vai possibilitar a indexação de palavras chave de “cauda longa”, ou seja, palavras chaves mais longas e específicas que, muitas das vezes, respondem diretamente às perguntas dos utilizadores. Esta indexação vai assegurar que o seu website é mostrado em diversos resultados de pesquisa, aumentando o número de visitas ao website;
  • Link building externo – Outra vertente que é trabalhada no trabalho de SEO é o link building externo, ou seja, a exposição de links em websites externos. Quanto mais qualidade tiverem os websites onde existem links a apontar para os seus conteúdos, mais credibilidade terá o seu website aos olhos do Gloogle;
  • SEO técnico – Um dos fatores mais importantes quando falamos de SEO é a vertente técnica. Existe um conjunto de fatores técnicos muito importantes para que o website seja tipicamente correto em SEO. Desde os meta títulos e meta descrições, ao tamanho das imagens e respetivo alt text, existem inúmeros fatores técnicos que deve repensar quando desenvolve o SEO no seu website.

As Redes Sociais também podem ajudar a aumentar o tráfego no website?

Trabalhar a comunicação de uma marca nas Redes Sociais, através da partilha de conteúdos orgânicos ou de publicidade, aumenta a sua visibilidade, uma vez que é possível alcançar milhares de pessoas com estas plataformas.

Nos últimos 6 anos, o número de utilizadores das Redes Sociais cresceu cerca de 356% , pelo que estas plataformas são uma ótima forma de apresentar-se a utilizadores que ainda não conhecem a sua marca e reforçar relações com os seus atuais clientes.

redes-sociais2

Para além disto, as Redes Sociais oferecem a possibilidade de fazer publicidade diretamente para o seu público-alvo. Atualmente, dependendo do seu objetivo, pode optar pelo tipo de campanha mais indicado. Por exemplo:

  • Levar tráfego para o website;
  • Aumentar a interação com os posts da página;
  • Aumentar o número de Gostos da página;
  • Promover a visualização de um vídeo;
  • Aumentar as visitas à sua loja.

Mas, apesar de todas estas vantagens, trabalhar Redes Sociais como parte da estratégia de Marketing de uma empresa pressupõe um grande investimento na produção constante de conteúdo e um acompanhamento, quase em tempo real, de tudo o que acontece nas suas páginas.

É cada vez mais importante que o gestor das páginas de negócio das diferentes Redes Sociais de uma empresa esteja sempre atento às mensagens privadas que os utilizadores possam deixar na sua página com dúvidas ou pedidos de informação sobre a marca ou até mesmo aos comentários menos positivos que, a partir destas plataformas, facilmente podem escalar e gerar uma crise para a empresa.

 

O Google AdWords também é um aliado para o aumento do tráfego

O tráfego proveniente das pesquisas no Google pode chegar ao seu website de duas formas:

  • A partir de pesquisas orgânicas – Forte influência do trabalho de SEO;
  • A partir de publicidade online – As empresas pagam para aparecer nos primeiros resultados de pesquisa do Google, de forma a conseguirem alcançar um maior tráfego.

google-adwords-2

Investir em publicidade no Google como parte integrante da estratégia de Marketing é uma mais valia para o aumento do tráfego, uma vez que coloca o seu website imediatamente nos primeiros resultados de pesquisa do Google. Cerca de 80% das pesquisas feitas online são realizadas a partir do Google e, por esta razão é tão importante assegurar que o seu website aparece nos primeiros resultados deste motor de pesquisa.

Com a criação destas campanhas no Google AdWords é possível fazer aparecer o seu website nos primeiros resultados do Google para as pesquisas feitas pelos utilizadores. Isto acontece graças à associação das palavras chave, relacionadas com o seu negócio ou com o produto a publicitar, à sua campanha e, por esta razão, esta ferramenta é tão poderosa para o aumento de tráfego não só em quantidade, mas também em qualidade, uma vez que, como o seu anúncio aparece nas pesquisas relacionadas com o seu negócio, vai alcançar pessoas com um maior interesse em visitar o seu website e conhecer mais sobre a sua marca, produtos o serviços, estando mais próximas de realizar uma compra.

As desvantagens desta publicidade são o tempo que é necessário despender para otimizar continuamente a campanha e os conhecimentos sobre a plataforma Google AdWords que são necessários quer para fazer as otimizações, quer para criar a campanha em si.

Concluindo, uma estratégia de Marketing completa passa por trabalhar as diversas vertentes que aumentam a qualidade do seu website tanto aos olhos do Google como para os seus utilizadores.

Se está agora a começar a trabalhar no canal digital ou se está numa fase de repensar a estratégia de Marketing da sua empresa, aposte no trabalho de SEO e tenha como objetivo os bons resultados orgânicos do seu website.

Uma vez que alcance uma boa qualidade de SEO no seu website, pode passar à implementação das outras estratégias que vão complementar o seu plano de Marketing Digital e potenciar ainda mais os seus resultados.

Quero saber mais sobre SEO >