O AMP (Accelerated Mobile Pages) é uma open source do Google™ criada a pensar na melhoria da performance mobile dos websites e faz parte de uma estratégia de Search Engine Optimization. Descubra como pode começar já a tirar partido das suas vantagens.

Quero saber mais sobre SEO >

 

Num mundo em que existe uma crescente utilização dos dispositivos mobile, também se nota uma evolução nas exigências dos utilizadores. 

Segundo dados apresentados pelo Google, cerca de 40% dos utilizadores desistem de navegar num website mobile que demore mais de 3 segundos a carregar.

Por esta razão, é preciso garantir que o seu website, para além de conteúdo de qualidade, oferece uma boa experiência mobile e está a conseguir manter o interesse dos utilizadores.

Para combater esta necessidade existe o Projeto Accelerated Mobile Pages, vulgarmente conhecido como AMP.

 

O que é o AMP?

De uma forma genérica, o AMP tem como principal objetivo melhorar a experiência mobile através da criação de websites e landing pages mais rápidos, mais atrativos visualmente e com uma melhor performance nas diferentes plataformas e dispositivos.

Atualmente já existem 1,5 mil milhões de páginas AMP publicadas online e já é suportada a integração de mais de 100 softwares de analytics, ad tech e CMS.

Sendo uma plataforma Google é possível integrar com muitas outras ferramentas, o que oferece um vasto leque de possibilidades para os gestores e marketeers, como por exemplo:

  • Google AMP Cache;
  • Google Analytics;
  • Google Ads;
  • DoubleClick;
  • AdSense.

 

Como funciona o AMP?

O AMP é um código aberto à utilização de diferentes entidades que tenham interesse em aproveitar todas os seus benefícios de criação de websites ou páginas mobile e otimizar a apresentação de conteúdos, tal como mostramos em seguida.

 

Vídeo The AMP Project. Fonte: www.ampproject.org

 

4 benefícios do AMP para a versão mobile do seu website

Por ser uma nova forma de pensar, o projeto AMP traz um conjunto de benefícios para a versão mobile dos websites, dos quais destacamos 4 principais:

  1. Melhor Performance: Um website ou uma página criados tendo por base o projeto AMP é mais rápido a carregar e oferece uma melhor experiência aos utilizadores; 
  2. Mais Engagement: Websites com melhor performance são mais cativantes e dão origem a níveis de interação superiores;
  3. Mais Flexibilidade: Cada gestor pode escolher a forma como quer apresentar o seu conteúdo e a tecnologia de base do seu website ou página;
  4. Aumento dos Resultados: Uma melhor experiência para os utilizadores traduz-se no aumento dos resultados.

 

Vantagens dos websites com AMP

O projeto AMP é bastante atrativo para gestores online uma vez que oferece às versões mobile dos websites:

  • Carregamento instantâneo - Através do armazenamento da cache na Google AMP Cache, o que possibilita o aumento da velocidade de carregamento mobile.
  • Scroll mais suave - Oferece a possibilidade de ter um scroll mais user friendly que melhore a navegação nos dispositivos móveis;
  • Customização e design da marca - É possível manter a imagem e design da marca.

Para além das vantagens para a melhoria dos websites mobile, o AMP também é bastante vantajoso para a criação de Landing Pages, podendo potenciar os resultados das suas campanhas.

À medida que os utilizadores passam mais tempo nos seus dispositivos móveis e os utilizam para consumir uma grande quantidade de conteúdo, os marketeers digitais têm de adaptar a comunicação da sua marca e as suas campanhas para acompanhar a tendência.

Ter uma Landing Page criada com AMP garante um carregamento mais rápido em mobileoferece uma melhor experiência para os utilizadores, que, em última instância, pode traduzir-se no aumento do índice de qualidade do anúncio.

 

Como saber se as suas páginas têm AMP?

O processo para saber se uma página tem AMP é simples! O Google™ disponibiliza uma ferramenta de testes para poder confirmar se as páginas têm AMP e se a sua implementação foi feita corretamente.

Aqui basta apenas inserir o URL da página que quer analisar e os resultados são quase instantâneos.

Caso a página que testou não tenha AMP, aparece a seguinte indicação na ferramenta:

pagina-nao-amp

 

Se a página que testou tiver AMP, como é o caso do blog da Made2Web, a informação apresentada pela ferramenta será:

teste-pagina-mobile-amp-made2web

 

sugestao-blog-made2web Sugestão: Para conseguir visualizar o aspeto da sua página AMP, basta colocar à frente do URL da página seguido de ?hs_amp=true

 

Prepare o seu website para mobile!

Em suma, dado que os utilizadores utilizam cada vez mais os dispositivos mobile para pesquisar e consumir conteúdos, as marcas têm de conseguir adaptar a sua comunicação online, sob pena de perderem as visitas dos utilizadores.

Para isto é preciso investir na produção de conteúdo de qualidade, mas principalmente garantir uma boa experiência no seu website, de forma a assegurar que os utilizadores não desistem de navegar nele.

O projeto AMP foi criado a pensar nestas necessidades e visa dar resposta às exigências dos utilizadores, tanto para websites como para landing pages.

Posto isto, do que está à espera para começar a utilizar o projeto AMP e melhorar a experiência mobile do seu website?

Quero implementar um website AMP >