Hoje em dia o vídeo é uma ferramenta muito poderosa, quando o objetivo é gerar leads para um negócio online. Mas será que está a conseguir tirar partido de todos os benefícios desta ferramenta?

O vídeo pode ter diversos formatos e ser utilizado de diferentes formas. É uma das grandes tendências da comunicação online para 2018, no entanto acreditamos que a maioria das empresas não consegue aproveitar todo o potencial desta ferramenta.

4 dicas para tirar o máximo partido dos vídeos e ser um aliado na geração de leads:

1. Recolher dados através de Formulários e CTA’s

Desenvolver um método de recolha de dados dos utilizadores antes de disponibilizar o vídeo é uma técnica simples que vai certamente aumentar o seu número de leads.

Pode aplicar esta técnica através da criação de uma Landing Page que peça a introdução do email do utilizador e, posteriormente, apresente o vídeo. No entanto, este processo não é o ideal, uma vez que pode tornar a página lenta e de carregamento mais demorado.

A melhor solução é antes de um utilizador poder ver o vídeo, ter de introduzir, por exemplo, o nome e o email, através de um pequeno formulário que aparece por cima do vídeo. Este formulário apenas deixa ver o vídeo depois de corretamente preenchido. Assim, não tem problemas de carregamentos de páginas e o caminho do utilizador é mais curto.

lead-generation-video

Apesar desta estratégia ser muito eficaz na recolha de leads, deve ter em conta que este processo se destina aos prospects que se encontram a meio do funil de vendas, ou seja, utilizadores que já sabem que problema têm mas que ainda não sabem o suficiente para tomar uma decisão. Apresentar este tipo de abordagem a utilizadores que ainda estão a descobrir a sua necessidade, vai afastá-los desta página e provavelmente do site, uma vez que, esta ainda não é a altura certa para lhes pedir dados ou informações pessoais.


Para além do uso de formulários antes de permitir visualizar os vídeos, apostar em CTA’s (Call to actions) é outra estratégia que deve ser tida em consideração.

Criar CTA’s que aparecem contextualizadas ao longo do vídeo é outra ótima estratégia para captar novas leads para o seu negócio. Os CTA’s são botões que pode ir disponibilizando ao longo do vídeo para forçar o clique por parte do utilizador. O objetivo é levá-lo a outra página com informação mais aprofundada sobre o tema que o utilizador estava a ver no vídeo. Estes botões são uma ótima forma de avaliar o engagement dos utilizadores com o seu conteúdo de vídeo e fazer com que tomem a ação pretendida.

2. Criar vídeos live sequenciais

live-video

Apostar na apresentação de vídeos live é uma tendência crescente em 2018. Para ter sucesso com esta estratégia, é importante ter um plano de conteúdos, calendarizado para estruturar de forma lógica o conteúdo destes vídeos. Para além disto, pode ser importante partilhar este plano calendarizado com os utilizadores, para que saibam quando vão ter novo conteúdo e qual o próximo tema.

A melhor forma de começar a desenvolver esta estratégia é através da definição de objetivos - o que pretende alcançar com estes vídeos e em que serviços. Depois, poderá ser importante definir o período temporal - quando quer lançar os vídeos, para saber se tem tempo de prepará-los ou se os timings não são reais e alcançáveis.

3. Re-aproveitar conteúdos

Hoje em dia e com a enorme variedade de redes sociais e plataformas de conteúdo é importante pensar estrategicamente quais as melhores plataformas para a partilha de vídeos. Só assim conseguirá tirar o máximo partido das redes sociais, criar engagement com o público-alvo e criar uma comunidade, levando no futuro a novos clientes.

Criar vídeos com base nos artigos de blog que tiveram maior interatividade ou desenvolver vídeos com base nos temas mais falados no momento, são exemplos de estratégias que pode adoptar.

Não se esqueça de partilhar os vídeos mais tarde para quem não teve oportunidade de assistir ao vivo. Mais uma vez, aqui pode pedir o email dos utilizadores ou, se não for esta a estratégia, simplesmente criar um artigo no blog com o vídeo e a transcrição do mesmo, para ajudar a nível de SEO, ganhando mais visibilidade nos motores de pesquisa.

Pode também fazer a partilha nas redes sociais que considerar vantajosas, de acordo com o conteúdo do vídeo.

4. Criar vídeos que tragam vantagens para a equipa comercial

equipa-de-vendas

Atualmente, a área comercial da maioria das empresas não tira partido dos poderes da criação de conteúdos de vídeo, o que se revela numa elevada perda de oportunidades.

Ao terem vídeos ao seu dispor, conseguem usá-los como vídeos demo dos produtos disponibilizados pela empresa, como explicação de um produto/serviço ou mesmo como apresentação de uma área de negócio.

Ao trabalhar estes vídeos, numa vertente comercial, a empresa está a ajudar os prospects a ganhar mais conhecimento e, por consequência, a avançar no funil de vendas, que é o objetivo final.

Nem sempre a mesma estratégia funciona para todas as empresas, isto varia de acordo com o mercado onde a empresa está inserida e com a oferta da mesma. O nosso conselho é que faça uma primeira experiência e depois analise os resultados:

  • O que correu bem?
  • O que correu mal?
  • Os vídeos tiveram muitas visualizações?
  • Houve muitas desistências?
  • Qual a opinião de quem assistiu aos vídeos?

Só assim vai conseguir atingir os seus objetivos, ao pôr em prática e ao analisar os resultados e corrigindo o que estiver menos bem.

Fonte: 4 ways to make your videos for lead generation more successful